Conecte-se conosco




Policial

PF deflagra operação para combater crimes ambientais na Terra Indígena Igarapé Lage em Rondônia

A área desmatada corresponde a mais de 120 estádios do Maracanã (RJ).

Publicado

em


A Polícia Federal, com apoio do Exército Brasileiro, Fundação Nacional do Indígena (FUNAI) e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), deflagrou, nesta quinta-feira, 21/3, a Operação Wari para combater os crimes de invasão e desmatamento praticados na Terra Indígena Igarapé Lage, em Nova Mamoré/RO e em Guajará-Mirim/RO.

Dois invasores foram presos em flagrante, um deles pelo crime de invasão de terras públicas com intenção de ocupação e outro pelo crime de desmatamento clandestino em área pública. Se condenados, poderão receber penas de detenção de até três anos e de reclusão, até quatro anos, respectivamente.

Os invasores criaram um grande corredor de ponta a ponta da reserva, além de construir pontes e habitações no local. A área desmatada no local alcança 840 hectares, extensão que corresponde a mais de 120 estádios do Maracanã (RJ).

No local, foram encontrados e inutilizados veículos, motosserras, habitações e outras estruturas, bem como uma ponte com cerca de 100 metros de comprimento, utilizados para apoio às práticas ilícitas.

Também foram apreendidos cerca de 66 metros cúbicos de madeira de lei

extraídos ilegalmente do interior da TI, com valor estimado de R$ 20 mil.

Ao longo da ação, foram retirados aproximadamente 20 invasores do interior da área de preservação. Algumas pessoas sem autorização foram impedidas de entrar na terra indígena.

O nome da operação “Wari”, faz referência ao grupo indígena que habita a TI Igarapé Lage, em Nova Mamoré e em Guajará-Mirim.

Fonte: Polícia Federal em Rondônia


Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ultimas Notícias

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

+ Acessadas da Semana