Conecte-se conosco




Economia

Intercâmbio: o que é, como funciona e como fazer

Publicado

em


Está pensando em fazer um intercâmbio mas não sabe exatamente o que é um intercâmbio, como ele funciona e como se preparar? Então o nosso conteúdo é perfeito para você, pois vamos explicar tudo que você precisa saber para planejar o seu intercâmbio com muito mais facilidade e sem dores de cabeça.

Dessa forma, você vai poder escolher o destino e o tipo de intercâmbio que mais se adequa ao seu perfil e começar a se preparar para essa experiência incrível.

Quer saber o que é, como funciona e como fazer um intercâmbio? É só acompanhar até o final do conteúdo que preparamos para você!

Foto:.freepik.com

O que é e como funciona um intercâmbio

O intercâmbio, por definição, é a troca de relações comerciais e culturais entre nações, onde é possível aprender sobre determinado país e seu povo. Porém, atualmente, a utilização mais comum da palavra é para definir um tipo específico de viagem, onde o intercambista (pessoa que faz um intercâmbio) fica determinado tempo longe de seu país de origem, para aprender um idioma, se especializar na carreira, etc.

E para isso, existem tipos diferentes de intercâmbio, como:

  • Intercâmbio acadêmico, para quem quer fazer um período do curso de graduação no exterior ou para quem quer fazer um curso de especialização;
  • Intercâmbio de trabalho, que permite que o intercambista trabalhe durante a sua estadia em um país, enquanto faz um curso de idiomas ou voltado para a carreira;
  • Intercâmbio de férias, uma opção de intercâmbio para aprender um idioma durante um curto período de tempo, que pode ser feito durante as férias;
  • Intercâmbio de idiomas é o tipo de intercâmbio mais comum, onde o intercambista faz cursos de idiomas, como por exemplo cursos com foco em passar nos testes de proficiência em inglês.

Como fazer um intercâmbio

Agora você já sabe o que é e como funciona um intercâmbio, então que tal aprender mais sobre como fazer um intercâmbio para conseguir planejar o seu com mais facilidade?

Escolha da escola e do curso ideal

O primeiro passo para fazer um intercâmbio é escolher a escola e o curso ideal para as suas necessidades. Ou seja, você quer fazer intercâmbio para aprender mais sobre o idioma e a cultura de um país ou quer ter experiências de trabalho para contar no seu currículo?

Com isso em mente, você vai poder escolher o tipo de curso que mais se adequa ao que você quer alcançar. E nesse ponto, você pode escolher a escola de idiomas que oferece mais opções nesse sentido, como variedade nos cursos, os destinos que você gostaria de conhecer, os tipos de acomodações e muito mais.

E dica: na hora de escolher sua acomodação, nós recomendamos que você opte por tipos de acomodações que permitam que você esteja imerso no idioma mesmo após suas aulas. Dessa forma, você vai poder aprender não só durante o curso, mas também no seu cotidiano.

Preparação da documentação

Além do passaporte e dos seus documentos pessoais, você precisa checar a necessidade de visto para o destino escolhido, bem como quais as etapas para a obtenção desse visto. Isso porque, em alguns destinos o visto não só é obrigatório como também é um processo complicado e demorado até conseguir obter a aprovação de entrada em outro país.

Outra documentação que você precisa preparar com antecedência é conferir quais vacinas são exigidas para a entrada no país escolhido, uma vez que vários destinos exigem imunizantes específicos para estrangeiros.

Além disso, alguns destinos como Inglaterra e França exigem que o intercambista tenha um seguro de viagem para entrar no país. 

Tenha um planejamento financeiro

Ter um planejamento financeiro é essencial para você conseguir aproveitar ainda mais o seu intercâmbio. Isso porque, mesmo que alguns tipos de intercâmbio tenham algumas refeições inclusas, você ainda vai precisar fazer outras refeições durante o dia.

E mais: você vai precisar se locomover pela cidade quando não estiver nas aulas, bem como pagar ingressos dos locais que você quer conhecer. Além disso, os custos de visto e passagens aéreas também não estão inclusos no valor do seu curso de idiomas.

Agora você já sabe o que é, como funciona e como fazer um intercâmbio. Então que tal colocar o que aprendeu em prática e começar a planejar seu intercâmbio com mais facilidade?


Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ultimas Notícias

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

+ Acessadas da Semana