Conecte-se conosco




Educação

Estudante de Rolim de Moura é destaque em aula inaugural do Instituto de Matemática Pura e Aplicada

Publicado

em


Estudante da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Tancredo de Almeida Neves, localizada no município de Rolim de Moura, Kaio Vitor Ferreira Costa, 18 anos, foi destaque no evento que marcou a inauguração do IMPA Tech, primeiro curso de graduação do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), discursando em nome da primeira turma do curso bacharelado em Matemática da Tecnologia e da Inovação. O evento aconteceu na terça-feira (2) no Rio de Janeiro.

Estudante Kaio Vitor foi destaque no evento inaugural do primeiro curso de graduação do Instituto de Matemática

No discurso, o estudante destacou sua infância em uma chácara localizada na zona rural de Rolim de Moura. “Passei minha infância e parte da minha adolescência lá, então, naturalmente, a agricultura familiar sempre esteve presente em minha vida, e apesar da necessidade do trabalho meus pais sempre me incentivaram a estudar. Ganhei um quadro e uma caixinha de giz e foi naquele quadrinho que aprendi a escrever meu nome e fazer minhas primeiras continhas”, disse.

O estudante lembrou de sua participação na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP)Em todas as edições, o estudante recebeu apoio e incentivo do Governo de Rondônia para participar e representar o Estado. “Foi uma etapa muito importante na minha vida e de meus colegas, é uma experiência ímpar na vida de um aluno. Conquistei a minha primeira medalha no sexto ano, depois no sétimo e oitavo ano. Em 2021, quando eu estava no nono ano, não houve a OBMEP por causa da pandemia, mas no primeiro e no terceiro ano do ensino médio também conquistei medalha”, lembrou.

O estudante finalizou o discurso agradecendo. “Não vim aqui falar apenas sobre ganhar uma medalha. Para um estudante como eu, da rede pública, não é apenas uma medalha. Com a medalha vem o reconhecimento e as oportunidades. Eu estou aqui, hoje, graças a essas oportunidades e sou muito grato”, finalizou.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha a trajetória do estudante é inspiração para muitos outros alunos. “Kaio foi um estudante vindo da zona rural e que faz da agricultura familiar sua fonte de renda. Nossos professores são profissionais qualificados e dedicados, e sempre esperam que os estudantes tenham sucesso e os preparam para isso, utilizando as ferramentas/plataformas disponibilizadas pelo Governo do Estado com apoio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc). A Coordenadoria Regional de Educação (CRE) de Rolim de Moura oferece o suporte necessário para que a escola execute suas atividades com sucesso. Juntos chegamos a este resultado”, salientou.

DESTAQUE

A coordenadora Regional de Educação de Rolim de Moura, Rita Degam lembrou que o estudante sempre se destacou nas atividades promovidas pela escola e contribuiu ativamente para a implantação do Grêmio Estudantil na unidade de ensino.

“Outro destaque importante refere-se à participação do estudante nas plataformas oferecidas pelo Governo do Estado, Revisa + e Revisa Enem. Também participou das propostas de atividades oferecidas pelo projeto “Trilhando Rumo ao Enem #agoravai”, direcionado aos estudantes do Ensino Médio das escolas da rede pública, onde os estudantes do 1º ao 3º ano receberam materiais paradidáticos atualizados. Kaio conquistou o primeiro lugar no Estado, no 1º Simulado Digital Estadual, para os estudantes do 3º ano em 2023”, detalhou.

A titular da Seduc, Ana Lúcia Pacini destacou que o ingresso do estudante no IMPA se deu através de processo seletivo, no qual obteve excelente colocação. “A dedicação do Kaio durante toda a sua trajetória escolar foi impressionante.  A gestão estadual está muito orgulhosa das conquistas que ele objteve. É empolgante para todos saberem que o jovem estudante  está trilhando um caminho de sucesso, e que tudo isso começou na escola com incentivo dos pais, com a ajuda e os ensinamentos de professores, da equipe pedagógica, e de todos os servidores das escolas pelas quais passou, especialmente a Escola Tancredo Neves”, enfatizou.

AULA MAGNA 

O IMPA Tech deu início às aulas, na quarta-feira (4). Para começar o ano letivo, a graduação recebeu o co-fundador e presidente de uma empresa de soluções em pagamentos, André Street e a Chief Information Officer (CIO) do ramo de telefonia Auana Mattar, para a Aula Magna Inaugural. Os convidados palestraram para os alunos sobre suas trajetórias, novas tecnologias, empreendedorismo e inovação. O objetivo é inserir os estudantes em um ambiente estimulante para criação e inovação.

Fonte
Texto: Elaine Santos
Fotos: Rita Degam – CRE Rolim de Moura
Secom – Governo de Rondônia


Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ultimas Notícias

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

+ Acessadas da Semana