Conecte-se conosco




Ciência

Alienígenas estão nos observando? Entenda o que é a Hipótese do Zoológico

Publicado

em


Fonte: Getty Images

Os alienígenas realmente existem? A verdade é que ainda não existe nenhuma evidência real da existência de extraterrestres, apenas avistamentos de Objetos Voadores Não Identificados (OVNIs, UFOs ou UAPs). De acordo com um novo estudo publicado na revista científica Nature Astronomy, a resposta para essa questão cósmica pode estar escondido na Hipótese do Zoológico.

O que é a Hipótese do Zoológico?

Após analisar o Paradoxo de Fermi, proposto pelo físico italiano Enrico Fermi em 1950, o cientista John Allen Ball teorizou uma explicação de porque ainda não tivemos nenhum contato com seres extraterrestres.

A teoria foi nomeada de Hipótese do Zoológico, a qual sugere que os alienígenas existem, mas estão se escondendo da humanidade. Em outras palavras, é como se esses seres extraterrestres fossem os zeladores observando um grande zoológico chamado Terra, onde os animais são os humanos.

Se os alienígenas realmente existem, onde eles estão? Talvez a melhor explicação esteja na Hipótese do Zoológico.Se os alienígenas realmente existem, onde eles estão? Talvez a melhor explicação esteja na Hipótese do Zoológico.Fonte:  Getty Images 

Segundo o novo estudo, os cientistas sugerem que o Paradoxo de Fermi não é a teoria mais adequada para teorizar sobre a existência de alienígenas. Assim, eles sugerem que, talvez, a solução para essa questão primordial tenha relação com a Hipótese do Zoológico ou a nada.

Em outras palavras, os pesquisadores explicam que ou os ETs existem e estão se escondendo de nós, ou eles não existem e a vida pode ser algo mais raro do que imaginamos.

“Entre as ideias atualmente populares sobre inteligência extraterrestre, a ideia de que ‘eles’ estão tentando falar conosco tem muitos adeptos. Essa ideia me parece improvável de ser correta e a hipótese do zoológico é, na verdade, a antítese dessa ideia. Acredito que a única maneira de compreendermos a aparente não-interação entre ‘eles’ e nós, é levantar a hipótese de que eles estão evitando deliberadamente a interação e que reservaram a área em que vivemos como um zoológico”, explica Ball.

Hipótese do Zoológico

O Paradoxo de Fermi explica que existe uma contradição sobre a existência de vida extraterrestre em nosso cosmos. Afinal, se o universo é tão vasto e existem tantas tecnologias de análises astronômicas, por que ainda não encontramos nenhuma evidência concreta de vida fora da Terra? A teoria foi criada por Fermi durante um debate em 1950.

Segundo explica o novo artigo, é necessário coletar mais dados no ambiente espacial, como bioassinaturas e tecnoassinaturas, a fim de possibilitar uma possível detecção de vida extraterrestre.

Para os pesquisadores só existem duas opções, ou as supostas outras civilizações do universo são extramente raras, ou ausentes, ou elas existem e estão deliberadamente se escondendo da humanidade.

A existência ou não de vida inteligente fora da Terra, ainda é um dos grandes enigmas para a Ciência.A existência ou não de vida inteligente fora da Terra, ainda é um dos grandes enigmas para a Ciência.Fonte:  Getty Images 

“Quanto mais tempo não detectamos quaisquer sinais de vida inteligente avançada ao nosso redor, menos provável que a hipótese do zoológico se torne uma explicação, forçando-nos a concluir que a vida tecnologicamente inteligente é rara no Universo. É neste sentido que propomos que a solução para o paradoxo de Fermi seja a hipótese do zoológico ou nada”, a equipe do novo estudo conclui.

Fonte: tecmundo


Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ultimas Notícias

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

+ Acessadas da Semana