Conecte-se conosco




Ciência

Supertempestade solar: entenda por que cientistas estão em alerta e acreditam em ‘apocalipse’ na internet

Pesquisador esclarece ainda que uma supertempestade solar já aconteceu anteriormente, em 1859

Publicado

em


A ejeção de massa coronal (EMC) interfere no campo magnético do planeta — Foto: Reprodução

Cientistas emitiram alertas sobre uma supertempestade solar que pode causar um “apocalipse” na internet por meses. Essa tempestade, segundo especialistas, é resultado de explosões solares que lançam massa coronal (EMC) para a Terra, interferindo no campo magnético do planeta.

O pesquisador Peter Becker participa de um projeto com a Universidade George Manson e o Laboratório de Pesquisa Naval, nos Estados Unidos, que objetiva criar um sistema para alertar a população cerca de 18 horas antes que as partículas solares comecem a alterar o campo magnético terrestre.

O que é a supertempestade solar?

Becker explica que, em uma EMC, há grandes erupções de gás ionizado a alta temperatura, que são gerados na coroa solar. Quando o gás atinge o campo magnético terrestre, tempestades geomagnéticas podem ser causadas, o que prejudica os meios de comunicações e as estações elétricas.

— A internet atingiu a maioridade durante uma época em que o Sol estava relativamente calmo. Agora, ele está entrando em uma época mais ativa. Esta é a primeira vez na História da Humanidade que houve um aumento da atividade solar com tamanha dependência da internet — diz o professor à Fox Weather.


Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ultimas Notícias

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

+ Acessadas da Semana