Conecte-se conosco




Turismo

Setor turístico de Rondônia se fortalece com ações estaduais para atrair mais público

Publicado

em


O fortalecimento do setor turístico em Rondônia vem alcançando resultados positivos no primeiro trimestre de 2024. Com ênfase para programas, projetos, exposições, capacitações e outras ações do Governo de Rondônia, a adesão da população aos atrativos, tem ganhado notoriedade devido às políticas públicas de incentivo do Estado.

Programa Rondônia Tem Turismo, promove as regiões, mobilizando a população para identificar os principais atrativos

Uma das causas desta visibilidade ocorre com as ações do Projeto Rondônia Tem Turismo, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Turismo (Setur), cujo objetivo é promover as regiões turísticas do Estado, mobilizando a população para identificar os principais atrativos.

A prática do turismo contribui de forma significativa para o desenvolvimento da economia do Estado

Outra implementação importante da atual gestão é o Programa Viaja Mais Servidor, utilizado principalmente, no início do ano, quando ocorre o período de férias. A oportunidade gerou receptividade entre os servidores públicos que puderam aproveitar os benefícios de descontos de até 50% em diversas opções de visitação, como balneários, parques aquáticos e locais de valorização histórica.

Em 2024, o projeto atingiu a marca de 106 empresas parceiras, entre hotéis, pousadas, agências de viagens e transportes, bares, lojas de conveniência e restaurantes, contribuindo para a movimentação da economia no estado.

Para o governador Marcos Rocha, o crescimento do setor é considerado uma peça fundamental para o progresso. “Temos a satisfação de elevar o desenvolvimento de Rondônia, com ações no setor de Turismo, o que têm resultado em oportunidades de negócios e geração de empregos, para que nossa sociedade seja cada vez mais transformada. Todo o trabalho segue o Mapa de Regionalização Turística, dividido em sete pólos para que as políticas públicas cheguem em cada realidade”, salientou.

Balneários se tornaram uma das principais opções de lazer para famílias e amigos

Em Rondônia, o mapa é composto pelas regiões: Madeira-Mamoré; Vale do Jamari; Príncipe da Beira; Vale do Guaporé; Zona da Mata; Rios de Rondon e Rotas das Águas. O instrumento, criado pelo Ministério do Turismo, permite tomar melhores decisões e implementar políticas que respeitem as peculiaridades dos municípios.

EXPOSIÇÕES E FÓRUNS

Aumentando a divulgação dos atrativos de Rondônia, o Governo participou da Expo Turismo Paraná 2024, em Curitiba, no estado do Paraná, realizando ações sustentáveis desenvolvidas pela Setur, que também refletem na valorização cultural. Ao longo de todo o evento, o Estado contou com um espaço para promover belezas naturais, cultura e gastronomia.

Da mesma forma, o turismo de pesca esportiva foi reforçado nos primeiros meses, com a participação do Governo na 16ª edição da Feira Pesca & Companhia, e no 2º Fórum Nacional de Turismo de Pesca, em São Paulo. O evento reuniu empresários do setor, como fabricantes, importadores, operadores turísticos, agentes de viagens e outros agentes públicos, envolvidos com o turismo pesqueiro.

Segundo o secretário de Estado do Turismo, Gilvan Pereira, a evolução da pesca esportiva em Rondônia vem crescendo e a atuação da gestão governamental junto ao segmento tornou-se essencial. “O Estado tem um potencial turístico, especialmente, em setores específicos. Portanto, participar desses eventos soma-se às diversas oportunidades que encontramos, possibilitando assim, a troca de experiências que enriquecem a missão”, declarou.

II ENCONTRO DE GESTORES

Encontro de Gestores Municipais teve por objetivo traçar estratégias para fortalecer os atrativos turísticos

Nos dias 27 e 28 de fevereiro, aconteceu em Pimenta Bueno, o II Encontro de Gestores Municipais de Turismo de Rondônia entre secretários, interlocutores e representantes regionais, promovido pela Setur. O encontro visou impulsionar o desenvolvimento de políticas públicas de turismo no estado, visando fortalecer a conexão, parceria, comunicação e troca de experiências.

O encontro, iniciativa do Governo do Estado, objetiva traçar estratégias para fortalecer os atrativos turísticos, além de ser um período de compartilhamento de boas práticas e avanços do setor, tanto para a economia, com a geração de empregos e renda, quanto para sustentabilidade do Estado. Dentre os temas abordados, houve foco na integração e alinhamento dos gestores municipais do departamento, estabelecimento de parcerias para o setor, entre outros.

CURSOS PROFISSIONALIZANTES

E para reforçar a qualidade do serviço prestado pelo segmento do turístico, o Governo de Rondônia desenvolveu para os agentes e demais comunicadores do setor, Projeto de Minicursos, que é realizado pela equipe técnica da Setur. Nestes primeiros meses aconteceu na região do Vale do Guaporé, e deverá acontecer nas demais regiões turísticas de Rondônia ao longo do ano.

A primeira etapa do minicurso iniciou na região do Vale do Guaporé, município de Cabixi, nos dias 25 e 26 de março, e na Zona da Mata,  em Alto Alegre dos Parecis, nos dias 27 e 28 de março.

Fonte

Texto: Jackson Vicente
Fotos: Esio Mendes, Gisele Louise
Secom – Governo de Rondônia


Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ultimas Notícias

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

+ Acessadas da Semana