Conecte-se conosco




Tempo

Porto Velho entra em alerta para perigo de chuvas intensas; veja o que fazer em caso de temporais

Segundo Inmet, há possibilidade de chuva forte até o fim da manhã de quarta-feira (20), começo do outono.

Publicado

em


Um novo alerta emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) indica perigo de chuvas intensas para Porto Velho nesta terça-feira (19). De acordo com a previsão, há possibilidade de chuva forte em Rondônia até a manhã de quarta-feira (20), início do outono.

Previsão de chuva em Porto Velho — Foto: Edson Gabriel/Rede Amazônica

De acordo com o Inmet, são esperados chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm por dia, além de ventos intensos e raios.

Como se proteger da chuva forte?

Veja dicas do Corpo de Bombeiros Militar e da Defesa Civil para se manter protegido em dias de chuva:

  • Em situações de destelhamento causado por ventos intensos, é aconselhável procurar abrigo debaixo de uma mesa ou cama para evitar possíveis danos causados ​​por cacos e fragmentos de telhas. Se a água da rua começar a invadir a casa, é silencioso deixar o local e buscar refúgio em um ambiente seco.
  • Evite permanecer próximo a canos, janelas e portas metálicas, especialmente durante tempestades acompanhadas por raios. É fundamental não utilizar equipamentos elétricos conectados à tomada, incluindo celulares conectados ao carregador, devido ao risco de choque elétrico e curto-circuito.
  • Mantenha uma atenção constante à manutenção da residência: faça a limpeza regular das calhas e certifique-se de que o telhado esteja firmemente fixado. Além disso, fique atento aos sinais de infiltrações para resolver qualquer problema o mais rápido possível. Esses protetores para a segurança durante eventos climáticos adversos.
  • Mantenha a atenção nas condições do veículo, assegurando que os freios e pneus estejam devidamente calibrados, e os faróis em pleno funcionamento. Dirija com cautela, mantendo uma distância segura do veículo à frente para reduzir o risco de colisões. Em situações de chuva torrencial, busque um local seguro para estacionar, afastado de árvores e alambrados metálicos, e aguarde o fim da tempestade.
  • Evite freadas abruptas e mudanças bruscas de faixa para garantir que os pneus mantenham o contato adequado com o asfalto. Prefira acionar o freio gradualmente e evite dirigir em alta velocidade. Mantenha práticas seguras de direção, como o uso do cinto de segurança e o sinal de mudança de direção.
  • Para os motociclistas, é aconselhável evitar chuvas intensas, procurar abrigo em paradas de ônibus ou outros locais cobertos, e utilizar equipamentos de proteção, incluindo capacete com viseira completa ou óculos de proteção, capa de chuva, jaqueta com proteções, luvas e botas.
  • Os pedestres devem realizar travessias de forma segura, utilizando faixas de pedestres ou semáforos.

Fonte: G1/RO


Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ultimas Notícias

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

+ Acessadas da Semana