Conecte-se conosco




Trânsito

Encontro Pedagógico capacita multiplicadores para ações educativas de trânsito em todo o Estado

Publicado

em


Servidores executaram na prática, técnicas de abordagens apresentadas no Encontro Pedagógico

Investindo em políticas de capacitação dos servidores, através de metodologias inovadoras aplicadas às atividades pedagógicas da Educação de Trânsito, o Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran-RO) realizou entre 27 de fevereiro e 2 de março, o Encontro Pedagógico “Paz no trânsito começa por você”, no Teatro Banzeiros, em Porto Velho. O público-alvo, composto por 120 servidores do Detran-RO, deverão atuar como multiplicadores das ações educativas de trânsito, em todo o Estado. A capacitação se deu de forma teórica e prática, com blitz e pit stop, executada no Espaço Alternativo e na Avenida Tiradentes.

A educadora Maiany Samara Ribeiro Ferreira, representante do Vale do Anari, parabenizou a organização do evento, referenciando que as metodologias apresentadas, como palestras, oficinas e mesas redondas, foram enriquecedoras e inovadoras. “Uma capacitação intensa, que agregou importantes práticas, com técnicas que certamente vão enriquecer o trabalho da educação de trânsito, no Vale do Anari”, ressaltou.

Segundo a assessora de Campanhas Educativas da Regional de Ji-Paraná, Marta Rosa dos Santos, “capacitar educadores de todos os municípios rondonienses demonstra o compromisso do Detran-RO com a Educação de Trânsito, oportunizando, a cada um de nós, levar novos conhecimentos para a comunidade, e assim fazer com que os objetivos sejam alcançados, reduzir o número de feridos e mortos no trânsito”, evidenciou.

Outra participante do Encontro Pedagógico foi a assessora de Campanhas Educativas da Regional de Guajará-Mirim, Ely Sandra de Oliveira, que avaliou o momento como inovador. “As palestras, oficinas e mesas redondas que foram apresentadas, enriqueceram os participantes com novas ferramentas e técnicas para o desenvolvimento de ações educativas mais eficazes”, disse.

O diretor-geral do Detran-RO, Léo Moraes, enfatizou que, o Encontro Pedagógico, da Escola Pública de Trânsito (EPT) “Paz no trânsito começa por você”; foi mais um importante passo para a qualificação dos servidores e o aprimoramento das ações educativas de trânsito, em Rondônia. “O Detran-RO, por meio da Escola Pública de Trânsito, está comprometido em promover um trânsito mais seguro para todos os cidadãos. Investimos em capacitação para que nossos educadores sejam multiplicadores de conhecimento e boas práticas, disseminando a cultura da paz no trânsito, em todo o Estado”, afirmou.

PNATRANS

Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans), ao qual a Autarquia aderiu em 2022, se alinha às iniciativas da Organização das Nações Unidas (ONU), para a Nova Década de Segurança no Trânsito, e com as políticas nacionais de trânsito e mobilidade urbana; e estabelece metas para a redução de no mínimo 50% das taxas de mortes por grupo de habitantes e por grupo de veículos, no período de dez anos, de 2018 a 2028.

O Pnatrans foi debatido no Encontro Pedagógico, para que os educadores elaborassem técnicas de aplicação de seus princípios em suas atividades.

Fonte:

Texto: Jarlana Davy
Fotos: Anderson Parente
Secom – Governo de Rondônia


Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ultimas Notícias

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

+ Acessadas da Semana