Conecte-se conosco




Economia

Aumento no Número de Desempregados em Rondônia Revela Mudanças no Cenário Econômico

Taxa de desocupação do estado sobe para 3,8%, deixando-o em segundo lugar nacional, segundo dados do IBGE.

Publicado

em


O estado de Rondônia viu um aumento no número de pessoas desempregadas durante o quarto trimestre de 2023, conforme revelado pela mais recente Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua Trimestral, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira (16).

Apesar de manter uma das menores taxas de desocupação do país, com 3,8%, Rondônia perdeu sua posição de liderança no ranking, cedendo o primeiro lugar para Santa Catarina. Este aumento de 1,5% em relação ao trimestre anterior representa uma mudança significativa no panorama do emprego no estado.

A capital, Porto Velho, também viu uma elevação na taxa de desocupação, atingindo 6,7% e saindo das primeiras posições no ranking nacional.

No entanto, a situação nacional apresenta um cenário positivo, com o Brasil encerrando o trimestre com a taxa de desemprego mais baixa desde 2014, registrando um recorde histórico de trabalhadores ocupados.

Os dados revelam que a variação na taxa de desocupação pode ser atribuída a diferentes fatores, incluindo a redução no número de trabalhadores ocupados e um aumento na busca por emprego. No caso de Rondônia, observou-se uma maior taxa de desocupação nos setores da agricultura e comércio.

A PNAD Contínua é fundamental para compreender as dinâmicas do mercado de trabalho, fornecendo informações valiosas para o desenvolvimento socioeconômico do país.

Fonte: Florestanoticias.com


Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ultimas Notícias

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

+ Acessadas da Semana