fbpx
Conecte-se conosco

Educação

O Ensino Médio do Estado de Rondônia está mudando!

Publicado

em

Visando melhorar a qualidade da educação, o Ensino Médio de todo o Brasil está passando por uma reestruturação que, dentre outras mudanças, aumentará o tempo dos estudantes nas escolas e possibilitará que eles escolham quais aprendizados querem desenvolver. O estudante será o centro da educação e terá protagonismo nos caminhos que desejar seguir na vida.

Para construir da melhor forma possível esse Novo Ensino Médio, a SEDUC/RO está realizando o processo de escuta, para melhor compreender os anseios de toda a sociedade para esta etapa da educação. Venha construir junto com a gente a educação dos sonhos!

• Questionário para Estudantes: https://forms.gle/SwUsYLYrWxnMrUVC7

• Questionário para Professores: https://forms.gle/pdWQRQ865fWPvCgF8

• Questionário para Gestores Escolares: https://forms.gle/pdWLg3aLdYsWoFcc8

• Questionário para a Comunidade Escolar e Profissionais de Apoio das Escolas: https://forms.gle/qn3tHof2gP2ybfoj7

• Questionário para Organizações e outros interessados: https://forms.gle/QzmC88SnzpTZe3VC7

 

Clique para comentar

Deixe seu comentário

Educação

Empresários fazem doação de um pulverizador pro Colégio CTPM XI de Alta Floresta Ro

Publicado

em

O presidente da comissão de implantação do Colégio CTPM XI de Alta Floresta o senhor Alexsandro Rocha juntamente com o diretor major Marcos e a Diretora pedagógica claudiane vem a público agradecer a todos os empresários local pela doação de um pulverizador pro Colégio muito obrigado a todos.

Fonte: Florestanoticias.com

Continue lendo

Educação

Escritora brasileira divulga língua portuguesa mundo afora

Publicado

em

A jornalista e escritora Isa Colli é um exemplo de que é possível romper barreiras e até fronteiras com foco e determinação. Isso mesmo. A brasileira, negra, nascida em cidade do interior, que já morou em comunidade e trabalhou como cabeleireira e maquiadora, deu sua primeira guinada na vida quando se formou em jornalismo e passou a atuar na profissão.

A segunda guinada, há dez anos, foi quando Isa decidiu se lançar na carreira de escritora. Em 2014, foi morar na Bélgica e, em 2018, abriu a editora Colli Books. Estabelecida no exterior e com trabalho literário reconhecido pelo público e pela crítica, Isa começou a lutar pela realização de um sonho: usar seu próprio selo para divulgar a língua portuguesa no exterior.

Com trabalho de formiguinha, a escritora vem conquistando cada vez mais o coração dos leitores brasileiros que vivem fora do país, mas sentem saudade de estar próximos da língua nativa. Por meio da Colli Books, Isa passou a se engajar em projetos de vários brasileiros ao redor do mundo para valorizar o português como língua de herança.

Para facilitar o acesso aos seus livros e, dessa forma, colaborar para manter a cultura literária viva no dia a dia dos filhos de brasileiros mundo afora, ela buscou parceiros com a mesma linha de pensamento para desburocratizar e facilitar esse acesso. A empresa americana Buobooks faz exatamente esse trabalho. Toda a obra de Isa está disponível neste site.

Outra parceira é a com a Paixão Brasil Books, livraria virtual que oferece livros e dicas para ajudar crianças que vivem no exterior a falar português.

“Esse trabalho é muito gratificante. Eu moro há 8 anos na Bélgica e senti na pele essa dificuldade de adquirir livros brasileiros quando cheguei aqui. Era tudo muito caro devido aos custos de transporte. Quase não havia opção. Hoje, a realidade é bem diferente. Me sinto realizada em poder levar aos meus compatriotas o cheiro da literatura brasileira”, diz Isa.

Lançamento

 A autora está lançando no Brasil e na Europa seu novo livro “O Reino do Tempo”. É uma história que ensina às crianças a importância de manter o equilíbrio entre as estações do ano. O novo título traz essa consciência de maneira lúdica e divertida.

Fonte: Mônica Alves e Tais Faccioli  (Ascom)

Continue lendo

Educação

Governo anuncia execução do Plano de Retorno das Aulas Presenciais para o dia 9 de agosto

Publicado

em

Salas de aulas terão distanciamento de 1 metro entre as carteiras para o retorno gradual das aulas presenciais

O Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), anunciou nesta terça-feira (20), a execução do Plano de Retorno das Aulas Presenciais na rede pública estadual de ensino para o próximo dia 9 de agosto de 2021.

O Plano foi elaborado pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e contou com a cooperação dos órgãos de controle e outras entidades públicas e da sociedade, respeitando os protocolos sanitários, visando a segurança dos trabalhadores em educação, assim como dos estudantes. No próximo dia 27 de julho será feito o acolhimento do professores e servidores das escolas.

O retorno das aulas presenciais nas unidades públicas estaduais de ensino será de forma híbrida (presenciais e não presenciais para os estudantes) e gradual. Inicialmente retorna 25% da capacidade da sala de aula mantendo o distanciamento de 1 metro entre as carteiras. Serão priorizados os 2º, 5º, 6º e 9º ano do ensino fundamental e 3º ano do ensino médio. E os professores terão sua carga horária dividida entre atividades presenciais e não presenciais para que não haja sobrecarga de trabalho.

Cada família tem a opção de retornar às atividades dos estudantes nas escolas ou manter os estudos em casa, pois as unidades escolares permanecerão ofertando as aulas remotas e atividades impressas.

“Aqueles que retornam as rotinas presenciais nas escolas da rede pública estadual, vão encontrar um ambiente adaptado, com novos lavatórios, Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), álcool líquido e em gel, e tudo que for necessário para seguirmos bravamente esse período diferente da nossa história”, disse o governador Marcos Rocha.

Durante todo esse período em que as escolas estiveram fechadas, o Governo do Estado aproveitou para adaptar a escolas públicas estaduais para o novo normal, de acordo com as orientações exigidas pelos órgãos de controle de saúde sanitária para atender à comunidade escolar neste retorno com mais segurança, visando resguardar a saúde dos estudantes e profissionais da educação.

Assim como o Plano de Retorno, a Seduc já disponibilizou em seu site oficial o Plano de Operacionalização do Retorno às Aulas Presenciais, na área de Ações da Seduc voltadas à covid-19, menu de Planos e Protocolos, disponível para todos.


Fonte
Texto: Cléber Souza
Fotos: Cléber Souza
Secom – Governo de Rondônia

Continue lendo
--Publicidade--

Ultimas Notícias

--Publicidade--

Publicidades

Agronegócio

Policial

Internacional

Tendências

%d blogueiros gostam disto: