fbpx
Conecte-se conosco

Educação

Estudante de ensino integral publica primeiro livro infanto-juvenil em Ro

Publicado

em

No primeiro ano do ensino médio, Lairy Martinho estuda na rede estadual de ensino integral Heitor Villa-Lobos em Ariquemes

Uma adolescente de 15 anos, do primeiro ano do ensino médio, estudante da Escola Estadual de Ensino Médio de Tempo Integral Heitor Villa-Lobos, se destaca na literatura e lança seu primeiro livro. “Um Instante Inesperado” é o primeiro romance infanto-juvenil publicado da autora Lairy Martinho, no município de Ariquemes. Lançado este mês no VI Festival da Unir Arte e Cultura On-line, o livro versa sobre uma jovem lidando com seus medos, enfrentamentos e desejos.

A criação do livro foi iniciativa da própria estudante, com o incentivo dos pais. A escola apoiou na divulgação e publicidade do lançamento, por meio das redes sociais da escola e da Coordenadoria Regional de Educação.

Publicar um livro sempre foi um sonho para estudante de 15 anos

Para a gestora do colégio Heitor Villa-Lobos, Patrícia Pires Cherque, por funcionar em tempo integral, com carga horária ampliada, a escola sempre foi motivadora nas práticas educativas, como a leitura, até mesmo diante a pandemia da Covid-19, trabalhando com aulas remotas. Ela ainda explana que a leitura traz um universo de descobertas para as pessoas em qualquer idade. Para o jovem, contribui ainda mais no enriquecimento do conhecimento adquirido e agrega uma gama de sentimentos e emoções. Sendo uma excelente experiência transformadora.

Lairy lê muito, mas confessa que ainda tem inúmeros livros na estante, que ainda não teve a oportunidade de ler, deixando claro, que não é uma pessoa de recusar a chance de folhear as páginas de um livro. Para a estudante, a leitura permite sensações indescritíveis, conhecimentos novos e muitas possibilidades, mas que acima de tudo, permite que as pessoas sejam mais críticas e menos ignorantes.

A mãe da aluna, Lucimar Martinho, sempre motivou a leitura dentro de casa e relata que desde muito cedo a filha fazia leitura e, conforme foi crescendo, buscou continuamente comprar bons livros para presenteá-la. Ao falar sobre a importância da leitura dentro de casa, ela exalta: “É de suma importância a leitura no ambiente familiar, pois as experiências que a criança vive, têm grande influência no seu desenvolvimento, além de estabelecer laços afetivos. Assim, desde cedo a criança desenvolve o comportamento leitor”.

Sobre o desenvolvimento da escrita, Lairy afirma que é um processo divertido, porém cansativo. Alguns dias são inspiradores, noutros a criatividade some e a inspiração pega férias. “Escrever um livro era meu maior sonho, porque eu queria deixar a minha marca no mundo de alguma forma e se essa forma fosse escrevendo, então estava tudo perfeito. Já li uma frase que dizia mais ou menos assim: ‘mesmo quando um autor morre, ele continua vivo, porque não importa o tempo que passe as palavras sempre estarão ali, transmitindo sentimentos’”, conclui.

O gênero é um romance infanto-juvenil

Para quem tem o mesmo sonho de escrever um livro, a estudante inspira, “não desista e não acredite em quem disser que você não vai conseguir, que não sabe escrever. Diga para si mesma que você é capaz, porque tudo em que acreditamos se tornam a nossa verdade. É o que realmente motiva”, finaliza.

ENSINO MÉDIO INTEGRAL

A Escola Estadual de Ensino Médio de Tempo Integral Heitor Villa Lobos de Ariquemes faz parte do Programa Escola do Novo Tempo, cujas metas vêm sendo intensificadas pelas ações do Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc). Escola do Novo Tempo é um programa do Ministério da Educação (MEC), que visa atender a demanda pela educação integral.

Até 2019, o programa em Rondônia integrou 11 escolas, que atenderam nove mil alunos em tempo integral, com ensino diferenciado, razão pela qual motivou a presença massiva da maioria dos matriculados das escolas.

O LIVRO

“Já conheceu alguém e se viu em outra dimensão? Onde só existe você e aquela outra pessoa? Talvez… Tenha me sentindo assim hoje. Queria entender isso, sabe?”, trecho do livro “Um Instante Inesperado”.

“Um instante inesperado” é um romance infanto-juvenil com 173 páginas no total e 28 capítulos, que conta a história de Marilu, uma adolescente sonhadora e indecisa que deseja um final feliz de uma história de amor, mas subitamente, não sabia como agir quando tudo o que ela acreditava ser o início desse conto de fadas parece desmoronar em sua frente. Depois de uma desilusão amorosa dolorida, ela está emprenhada em reconquistar o ousado garoto que despedaçou seus sentimentos sem piedade.


Fonte
Texto: Emanuelle Pontes
Fotos: Daiane Mendonça e Arquivo pessoal
Secom – Governo de Rondônia

Clique para comentar

Deixe seu comentário

Educação

Estudantes devem se atentar a locais e horários de realização das provas do Enem 2020 em Rondônia

Publicado

em

Os candidatos do Enem 2020 devem se atentar às regras e informações do exame.

Os estudantes da Rede Pública Estadual de Rondônia que farão o Enem 2020, devem se atentar aos locais e horários de realização das provas. O exame terá duas versões de provas impressas que serão aplicadas nos dias 17 e 24 de janeiro de 2021. A versão digital será aplicada nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro, conforme anunciou o Ministério da Educação (MEC). Os participantes podem verificar o local da realização do exame através do cartão de confirmação na Página do Participante no site do Inep, ou através do aplicativo do Enem para celular, disponível nas plataformas Apple Store e Google Play.

A pandemia do novo coronavírus implicou também em novas regras para o Enem. Não serão permitidos candidatos sem máscara no local da prova. Os participantes diagnosticados com doenças infecciosas, como a Covid-19, não devem comparecer para a realização da prova. Os mesmos devem informar o diagnóstico ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Por conta tempo de duração das provas, será permitida a entrada de alimentos. Os candidatos poderão retirar a máscara no momento do consumo.

ABERTURA DOS PORTÕES:

• Abertura dos portões: 11h30 (horário de Brasília), 10h30 horário local.
• Fechamento dos portões: 13h (horário de Brasília), 12h horário local.
• Início das provas: 13h30 (horário de Brasília), 12h30 horário local.
• Término das provas 1º dia: 19h (horário de Brasília), 18h horário local.
• Término das provas 2º dia: 18h30 (horário de Brasília), 17h30 horário local.

O QUE LEVAR NO DIA DA PROVA:

• Documento oficial de identificação com foto;
• Caneta esferográfica transparente de tinta preta;
• Máscara de proteção;

REGRAS QUE LEVAM A DESCLASSIFICAÇÃO:

• Portar fora do envelope de objetos fornecido pelo aplicador itens como: folhas ou bloco para rascunho, artigos de chapelaria, fones de ouvido, chaves, materiais escolares como lápis, lapiseira, borracha, caneta com material não transparente, dispositivos eletrônicos, relógios de qualquer tipo, livros e manuais;

• Portar arma de qualquer espécie;

• Recusar-se injustificadamente a ter cadastro biométrico coletado e ser vistoriado pelo coordenador, assim como seus objetos e alimentos;

• Ausentar-se da sala de aplicação, exceto para ir ao banheiro acompanhado por um fiscal;

• Descumprir as orientações da equipe de aplicação e as regras contidas no edital, durante a realização do exame;


Fonte
Texto: Valéria Rodrigues
Fotos: Daiane Mendonça
Secom – Governo de Rondônia

Continue lendo

Educação

Atenção: Confira o Aulão Seduc Rondônia, preparatório para o Enem 2021

Publicado

em

Continue lendo

Educação

Escolas da região Central de Rondônia estão preparadas para o retorno do ano letivo de 2021

Publicado

em

As escolas estão com as estruturas prontas para o iniciar ano letivo

O Governo de Rondônia, através da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), está reorganizando 53 escolas estaduais, sendo 10 delas indígenas, para o início do ano letivo, ainda indefinido devido a pandemia do Coronavírus. Os estabelecimentos de ensino estão localizados nos municípios de Ji-Paraná, Presidente Médici e Alvorada do Oeste.

O plano de retorno dos alunos para o exercício de 2021 envolve melhorias nas instalações, aquisição de equipamentos e laboratórios científicos, mobiliários, computadores, bebedouros, liquidificadores industriais, armários, estruturas de som, reformas e ampliações, limpeza e dedetizações. Cerca de 90% das escolas já estão prontas.

Em dezembro do ano passado, as escolas foram contempladas com nova estrutura em atendimento à determinação do governador, coronel Marcos Rocha, para maior comodidade, conforto e segurança à comunidade escolar.

“Não sabemos se vamos oferecer aulas presenciais neste ano, mas estamos em fase final de preparação das unidades escolares para receber os alunos, caso seja autorizado”, disse a professora Rosangela Marum, chefe da Coordenadoria Regional de Educação em Ji-Paraná (Cre-Ji-Paraná), reforçando que “a pandemia de Covid-19 ainda é uma incógnita para o mundo”.


Fonte
Texto: Paulo Sérgio
Fotos: Paulo Sérgio
Secom – Governo de Rondônia

Continue lendo
--Publicidade--
--Publicidade--

Publicidades

--Publicidade--
--Publicidade--
--Publicidade--

Tendências

Copyright © 2020 Portal de Notícias Floresta Notícias. Todos Direitos Reservados.

%d blogueiros gostam disto: