fbpx
Conecte-se conosco

Educação

Geração Energia mostra caminho para jovens que precisam estudar

Publicado

em

Fio: Atividades presenciais migraram para a internet e mentores intensificaram esforços para manter motivação nos cursos e nas dinâmicas do projeto apoiado pela Energisa

A pandemia de Covid-19 colocou os estudantes em geral e, particularmente, os jovens que vão prestar o Exame Nacional do Ensino Médio frente a um desafio adicional. Eles têm que estudar os conteúdos e manter a motivação em um cenário que reúne muitas adversidades. É o mesmo desafio que tem sido enfrentado pelos 400 jovens de 16 a 29 anos que participam do projeto de capacitação Geração Energia, apoiado pela Energisa em Rondônia e no Acre.

Para seguir com o projeto, que começou pouco antes do período de isolamento social, a Organização Não Governamental Educação Livre (EduLivre), em conjunto com as equipes da Energisa e dos outros parceiros do Geração Energia – UNESCO, SESI E SENAI – redesenharam todas as dinâmicas e mantiveram o cronograma do programa. De lá para cá, foram muitos desafios, mas os jovens seguem motivados. Três Clubes de Rondônia estão entre os dez melhores do país, concorrendo com jovens do Acre, Pernambuco e Minas Gerais.

Hugo Chaves é coordenador de projeto da EduLivre, uma parceira tradicional da Unesco nessas iniciativas. Ele conta que os jovens estão enfrentando muitos desafios. A pandemia mostrou, por exemplo, que alguns não têm equipamentos necessários (celulares, computadores ou tablets) e que muitos não podem pagar por uma conexão à internet nem têm um local adequado para estudar.

“Estamos resolvendo os problemas caso a caso. Alguns jovens não tem computador. Então, usam o celular. Outros têm celular, mas não têm internet. Então, passamos a colocar crédito nos celulares deles semanalmente para que pudessem participar dos desafios e dos encontros. E há casos de jovens que usam aparelhos emprestados”, conta.

Para Chaves, a experiência mostra que o papel dos mentores, que no caso do Geração Energia em Rondônia e Acre são funcionários da Energisa, é o grande diferencial, fundamental para identificar as dificuldades e ajudar a resolver. “Esse contato com outras pessoas nos ajuda a nos manter motivados e buscar novas atividades e conteúdos. A pandemia mostrou que precisamos trabalhar de forma mais colaborativa, criativa e desenvolver novas habilidades”, afirma.

Clube Zeta quase se desfez, mas hoje está no topo, conta mentor Nadson Vieira dos Santos

Funcionário da gerência de construção e manutenção da Energisa, Nadson Vieira dos Santos é mentor do Zeta, clube do Geração Energia que há 6 semanas está entre os dez melhores do país. Ele conta que, quando começou a participar do projeto, o Zeta estava quase se desfazendo, com os participantes querendo desistir do projeto, mas conseguiu reverter a situação e hoje, mesmo a dificuldade de interação entre os participantes está sendo superada.

“O Zeta quase foi extinto pela evasão provocada pela desmotivação pessoal dos participantes. Só duas pessoas são da equipe original, mas depois que entrei como mentor, no início de março, não saiu mais ninguém do clube”, comemora.

Segundo Nadson, o objetivo dos mentores é manter os jovens motivados e fazer com que consigam trabalhar juntos. Dois desafios que terão que enfrentar também em suas vidas profissionais. Para ele, estar entre os melhores também tem ajudado a animar o grupo.

“Ver que é possível enfrentar as dificuldades e chegar no topo também motiva. Não temos mais nenhum desafio atrasado e mesmo com dificuldades de conexão, com as exigências das escolas ou dos trabalhos, estão conseguindo manter as trilhas, que são individuais, em dia”, completa.

Fonte: Assessoria

Clique para comentar

Deixe seu comentário

Educação

Cadastro para reserva de vaga online em escolas da rede estadual inicia nessa quarta-feira, dia 20 de janeiro

Publicado

em

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) informa aos interessados em ingressar na Rede Estadual de Ensino de Rondônia sobre o início do cadastro da reserva de vaga online, que acontece nas primeiras horas desta quarta-feira (20) e segue até 24 de janeiro, às 12h.

Esta é a primeira etapa a ser cumprida para a realização de matrícula de estudantes que são oriundos da rede municipal, particular e de outros municípios e estados, que se interessem em migrar para a rede estadual. O cadastro será realizado através do endereço eletrônico: reservadevagaonline.seduc.ro.gov.br.

Documentos necessários para o cadastro de reserva de vaga online:

• Certidão de nascimento;
• CPF do estudante (obrigatório);
• Comprovante de Residência;
• Histórico escolar ou declaração de estudante;
• Cartão de vacina do estudante com idade inferior a 18 anos;
• Cartão de inscrição em programa social (caso possua);
• CPF do responsável pelo estudante com idade inferior a 18 anos.

Saiba mais no link: http://www.rondonia.ro.gov.br/cadastro-para-reserva-de-vaga-online-em-escolas-da-rede-estadual-inicia-nessa-quarta-feira-20/

Continue lendo

Educação

Estudantes devem se atentar a locais e horários de realização das provas do Enem 2020 em Rondônia

Publicado

em

Os candidatos do Enem 2020 devem se atentar às regras e informações do exame.

Os estudantes da Rede Pública Estadual de Rondônia que farão o Enem 2020, devem se atentar aos locais e horários de realização das provas. O exame terá duas versões de provas impressas que serão aplicadas nos dias 17 e 24 de janeiro de 2021. A versão digital será aplicada nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro, conforme anunciou o Ministério da Educação (MEC). Os participantes podem verificar o local da realização do exame através do cartão de confirmação na Página do Participante no site do Inep, ou através do aplicativo do Enem para celular, disponível nas plataformas Apple Store e Google Play.

A pandemia do novo coronavírus implicou também em novas regras para o Enem. Não serão permitidos candidatos sem máscara no local da prova. Os participantes diagnosticados com doenças infecciosas, como a Covid-19, não devem comparecer para a realização da prova. Os mesmos devem informar o diagnóstico ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Por conta tempo de duração das provas, será permitida a entrada de alimentos. Os candidatos poderão retirar a máscara no momento do consumo.

ABERTURA DOS PORTÕES:

• Abertura dos portões: 11h30 (horário de Brasília), 10h30 horário local.
• Fechamento dos portões: 13h (horário de Brasília), 12h horário local.
• Início das provas: 13h30 (horário de Brasília), 12h30 horário local.
• Término das provas 1º dia: 19h (horário de Brasília), 18h horário local.
• Término das provas 2º dia: 18h30 (horário de Brasília), 17h30 horário local.

O QUE LEVAR NO DIA DA PROVA:

• Documento oficial de identificação com foto;
• Caneta esferográfica transparente de tinta preta;
• Máscara de proteção;

REGRAS QUE LEVAM A DESCLASSIFICAÇÃO:

• Portar fora do envelope de objetos fornecido pelo aplicador itens como: folhas ou bloco para rascunho, artigos de chapelaria, fones de ouvido, chaves, materiais escolares como lápis, lapiseira, borracha, caneta com material não transparente, dispositivos eletrônicos, relógios de qualquer tipo, livros e manuais;

• Portar arma de qualquer espécie;

• Recusar-se injustificadamente a ter cadastro biométrico coletado e ser vistoriado pelo coordenador, assim como seus objetos e alimentos;

• Ausentar-se da sala de aplicação, exceto para ir ao banheiro acompanhado por um fiscal;

• Descumprir as orientações da equipe de aplicação e as regras contidas no edital, durante a realização do exame;


Fonte
Texto: Valéria Rodrigues
Fotos: Daiane Mendonça
Secom – Governo de Rondônia

Continue lendo

Educação

Atenção: Confira o Aulão Seduc Rondônia, preparatório para o Enem 2021

Publicado

em

Continue lendo
--Publicidade--
--Publicidade--

Publicidades

Agronegócio

Policial

Internacional

Tendências

Copyright © 2020 Portal de Notícias Floresta Notícias. Todos Direitos Reservados.

%d blogueiros gostam disto: