Conecte-se conosco




Justiça

Neto é condenado a 30 anos de prisão por matar avô para roubar carro em Cerejeiras, RO

Publicado

em


Pena será cumprida em regime fechado. Acusado vendeu veículo da vítima para desmanche e trocou por uma motocicleta; crime aconteceu em janeiro de 2019.

Um homem de 28 anos foi condenado na última semana a 30 anos de prisão por matar o avô para roubar o carro do idoso em Cerejeitas (RO), no Cone Sul. Willyan Barbosa Lima vai cumprir a pena em regime fechado. O crime aconteceu em janeiro do ano passado.

Conforme a denúncia do Ministério Público, Willyan matou Pergentino Leopoldino da Silva, de 80 anos, com a ajuda de um comparsa não identificado. Ele e o segundo envolvido teriam atacado o idoso usando um “instrumento contundente”, causando traumatismo cranioencefálico na vítima, o que a levou à morte.

O acusado negou em depoimento à polícia e em juízo que tivesse matado o avô, conforme a sentença. Na versão de Willyan, um homem o teria obrigado a acompanhá-lo até a casa da vítima sob a mira de um revólver com objetivo de roubar e desmanchar o carro do idoso.

Mas a juíza Ligiane Zigiotto Bender entendeu que a versão do acusado não condizia com a realidade por causa da análise dos laudos de perícia, e das informações prestadas por familiares de Pergentino e policiais que atuaram no caso.

“A suposta coação se esvazia com transcorrer de seu depoimento, pois segundo narra, chegou à casa pela frente enquanto [o autor apontado pelo neto] entrava pelos fundos, momento em que mesmo fora da suposta mira do revólver não pediu socorro, não se desvencilhou do perigo ou mesmo alertou a vítima do perigo iminente”, pontuou Bender.

O homem apontado pelo acusado como autor do crime disse que apenas comprou o veículo para desmanche e que Willyan disse que uma outra pessoa tinha matou o avô dele.

A defesa chegou a pedir a absolvição de Willyan por falta de provas, mas teve o pedido negadmas o pedido foi negado. A magistrada concluiu que o neto cometeu o latrocínio com o objetivo de roubar o carro do avô. O acusado recebeu uma moto em troca do carro do idoso. O veículo foi localizado dias depois já vendido a um terceiro.

Segundo o processo, o neto já havia declarado publicamente que odiava o avô e furtado o idoso anteriormente.

A pena base de 20 anos foi aumentada em 10 anos porque o crime foi cometido com traição, contra ascendente e idoso, que são agravantes previstas no Código Penal. Willyan já estava preso desde 23 de janeiro de 2019 e deve continuar em regime fechado por determinação da Justiça.

G1 entrou em contato com a defesa de Willyan Barbosa Lima, mas não obteve retorno até a última atualização desta reportagem.

Relembre o crime

A Polícia Militar (PM) foi chamada, após vizinhos do idoso sentirem mau cheiro, no Bairro Jardim São Paulo, em Cerejeiras. Os militares conseguiram abrir a porta e encontraram o corpo no piso, ao lado da cama.

O homem já estava em estado de decomposição e apresentava lesão no crânio. Os militares também constataram que o veículo da vítima não estava na garagem da casa.

Fonte: G1/RO


DRT: 1908 /RO

Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ultimas Notícias

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

+ Acessadas da Semana