Conecte-se conosco

Destaques

Vídeo: Força Aérea já atua no combate a queimadas em Rondônia e em outros estados

Publicado

em

A Força Aérea Brasileira (FAB) deu início no sábado (24) ao trabalho de combate a incêndios na Amazônia. Duas aeronaves C-130 Hércules partiram de Porto Velho e são operadas pelo Primeiro Esquadrão do Primeiro Grupo de Transporte (1º/1º GT). A FAB integra o esforço conjunto, coordenado pelo Ministério da Defesa, no combate aos incêndios que atingem a região Amazônica.

O C-130 conta com o sistema chamado MAFFS, do inglês Modular Airborne Fire Fighting System. O equipamento é composto por cinco tanques de água e dois tubos que se projetam pela porta traseira do avião, podendo carregar até 12 mil litros de água. Para realizar a missão, o avião tem que sobrevoar a área do incêndio a uma altura de 150 pés (aproximadamente 46 metros de altura). O lançamento, por meio de pressão, dura sete segundos e a própria inércia se encarrega de espalhar o líquido sobre o fogo, por uma linha de 500 metros. Após despejar a água, a aeronave retorna para Porto Velho, ponto de apoio, onde receberá um novo carregamento.

Exército

Com relação ao combate ao fogo especificamente em Rondônia, o Governo deu início também no sábado a Operação Jequitibá, ação integrada com o Exército Brasileiro e órgãos ligados ao Ministério do Meio Ambiente.

A Operação Jequitibá conta com a participação de 70 profissionais, sendo 18 do Corpo de Bombeiros Militar (CBM), 19 agentes do PrevFogo (Ibama) e 33 militares do Exército Brasileiro. Ao todo, 32 viaturas serão utilizadas, entre as de combate ao fogo, ambulâncias, caminhões, motos e quatro cisternas de água.

Vídeo: Força Aérea já atua no combate a queimadas em Rondônia e em outros estados

Operação de Garantia da Lei e da Ordem

O governador coronel Marcos Rocha também solicitou do governo federal apoio das Forças Armadas para o combate à queimadas e incêndios florestais em Rondônia e teve resposta positiva do presidente Jair Bolsonaro, que assinou o decreto de Garantia da Lei e da Ordem (GLO). ‘‘Fiz esse pedido justamente pela preocupação com aumento de casos de problemas respiratórios na nossa sociedade, e também para combater o que está prejudicando o nosso meio ambiente’’, esclarece o governador. Ele explicou ainda que neste momento os trabalhos se concentram noplanejamento da operação.

Fonte: Assessoria 

--Publicidade--
Clique para comentar

Deixe seu comentário

Coronavirus

100% das vagas de UTI estão ocupadas e Porto Velho pode entrar em ‘lockdown’, diz secretário de saúde

Publicado

em

Por

O total de mortes decorrentes da doença chegou a 111 em Porto Velho, segundo o último boletim da Sesau.

Nesta manhã de terça-feira, dia 02, em coletiva de imprensa, o secretário de saúde, Fernando Máximo, relatou que Porto Velho (RO),  já tem 3.678 casos confirmados do novo coronavírus.

 O total de mortes decorrentes da doença chegou a 111 em Porto Velho, segundo o último boletim da Sesau e que 100% dos leitos públicos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) estão ocupados.

Uma situação caótica, pois os pacientes com a Covid-19 que precisarem de internação nos próximos dias,  ainda há vagas, mas apenas para leitos clínicos. No Centro de Medicina Tropical (Cemetron), 56,7% dos leitos clínicos estão ocupados; no Samar a taxa de ocupação está em 68% e, no Hospital Santa Marcelina, em 90%.

Fernando ainda ressalta que no caso de  internação na UTI, a estratégia de emergência é ativar uma UTI que já foi preparada no Hospital João Paulo II, para receber mais 10 pacientes com a Covid-19.

Porém sobre a possibilidade de entrar em ‘lockdown’, essa é uma decisão que não parte mim e sim do Governador Marcos Rocha, que vai conversar com os empresários, cientistas e entender essa possibilidade, enfatiza  Fernando Máximo.

O que é Lockdown?

Lockdown é a versão mais rígida do distanciamento social e quando a recomendação se torna obrigatória. É uma imposição do Estado que significa bloqueio total.No cenário pandêmico, essa medida é a mais rigorosa a ser tomada e serve para desacelerar a propagação do novo Coronavírus, quando as medidas de isolamento social e de quarentena não são suficientes e os casos aumentam diariamente.

Como funciona o lockdown?

Consiste em restringir a circulação da população em lugares públicos, permitindo apenas, e de forma limitada, para questões essenciais, como ir à farmácias, supermercados ou hospitais. O descumprimento dessa regra pode acarretar multas e em toque de recolher, dependendo do governo local.

Fonte: Rolim Notícias

Continue lendo

Coronavirus

Testes rápidos e medicamentos reforçam força-tarefa do governo do Estado em São Miguel do Guaporé

Publicado

em

Por

Equipe da força tarefa do Governo auxilia São Miguel do Guaporé no enfrentamento à Covid-19

Governo de Rondônia destacou durante coletiva de imprensa, realizada na manhã da segunda-feira (2), o combate ao coronavírus que está sendo feito no município de São Miguel do Guaporé através da força-tarefa formada pela equipe técnica da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) e Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa), que auxiliam o controle da Covid-19.

O secretário estadual de Saúde, Fernando Máximo, esteve na cidade, na segunda-feira (1), acompanhado do gestor do município, parlamentares e integrantes da Defesa Civil do Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia (CBM-RO) e ressaltou a importância de unir esforços contra essa doença.

‘‘Nós temos que juntar forças, pois esse vírus não é brincadeira, mata muita gente, mas juntos seremos mais fortes. E assim como estamos fazendo em Guajará-Mirim, também estamos socorrendo as famílias de São Miguel do Guaporé. Entregamos hidroxicloroquina e testes rápidos para essa população que está necessitando da nossa ajuda nesse momento’’, disse.

Em São Miguel do Guaporé, a equipe de saúde também acompanhou o monitoramento das pessoas em barreira sanitária. ‘‘Esse trabalho é extremamente importante, pois é uma busca ativa por casos suspeitos e confirmados de coronavírus. É um trabalho intenso de prevenção à Covid-19’’, disse Fernando Máximo, parabenizando todos os profissionais envolvidos na missão.

De acordo com o relatório do Sistema de Comendo de Incidentes – Covid-19 de segunda-feira (1), São Miguel do Guaporé é o município com maior incidência de casos por habitantes, seguido de Porto Velho e Guajará-Mirim. ‘‘A equipe está em São Miguel para orientar nos fluxos e atendimentos. Eu também fiz uma palestra com os servidores da saúde orientando sobre exames, uso de medicamentos, conforme resultado de exames, e quanto às demais necessidades, para ajudar o município no enfrentamento dessa doença’’, concluiu.

Fonte
Texto: Vanessa Moura
Fotos: Arquivo Sesau
Secom – Governo de Rondônia

Continue lendo

Destaques

Comunicado Escola Padre Ezequiel Ramim, Cartão Alimentação

Publicado

em

Por

ATENÇÃO! A EEEFM PADRE EZEQUIEL RAMIN comunica aos responsáveis pelos alunos que possuem o BOLSA FAMÍLIA, que ainda não foram retirar o CARTÃO ALIMENTAÇÃO, para procurarem a escola, no período da manhã (das 8:00h às 12:00h) o mais rápido possível. Devem ter em mãos os documentos do responsável e do aluno e o Cartão Bolsa Família.

Fonte: Assessoria

Continue lendo
--Publicidade--

Publicidades

--Publicidade--

Tendências

Copyright © 2020 Portal de Notícias Floresta Notícias. Todos Direitos Reservados.

%d blogueiros gostam disto: