Conecte-se conosco




Saúde

Governo de RO em parceria com a “Operação Sorriso” realiza cirurgias em crianças com fissuras labiopalatinas

Em uma ação realizada entre os dias 4 a 8, foram executadas cerca de 21 cirurgias em crianças nascidas com fissuras labiopalatinas, promovida pelo Governo de Rondônia, em parceria com a organização médica “Operação Sorriso Brasil”, a qual realizou seu 9º programa cirúrgico, em Porto Velho.

Publicado

em


A ação atendeu crianças de vários municípios de Rondônia. A mãe e moradora do Distrito de Triunfo, Jeisiane Ferreira contou sobre a experiência do filho ter passado pela cirurgia. “Quando me ligaram, eu fiquei extremamente feliz por meu filho ter a oportunidade de ter uma qualidade de vida melhor, ser incluído e se desenvolver, apenas gratidão”, afirmou a mãe.

Além das cirurgias, foram realizadas capacitações com os profissionais de saúde das unidades do Estado

As consultas de avaliações aconteceram em uma instituição de ensino superior; houve também uma capacitação dos médicos especialistas da “Operação Sorriso” com os profissionais de saúde do Núcleo de Fissurados de Rondônia (Nufis), Hospital Infantil Cosme e Damião (HICD) e Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro (HBAP), com o intuito de qualificar e impulsionar os procedimentos no Estado, As cirurgias ocorreram no Hospital de Base.

Segundo o titular da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Jefferson Rocha, a importância da ação para o desenvolvimento do Estado é fundamental. “Oferecer qualidade de vida para crianças e famílias, é o foco da gestão de Rondônia, a parceria com a ‘Operação Sorriso’ veio alegrar vidas e trazer esperança aos que necessitam deste serviço”,  afirmou.

OPERAÇÃO SORRISO 

E uma das maiores organizações médicas voluntárias do mundo. Reúne profissionais de 60 países para ajudar pessoas nascidas com deformidades faciais, especialmente lábio fendido e fenda palatina.

A Organização chegou ao Brasil em 1997, desde então, realizou mais de  6.028 cirurgias gratuitas para crianças, adultos e idosos nascidos com fissuras labiopalatinas. Atualmente, a Organização não Governamental (ONG) trabalha com foco nas regiões Norte e Nordeste, onde o acesso ao tratamento é mais limitado. Para saber mais sobre a organização, acesse o link operacaosorriso.org.br.

NUFIS 

Aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), que não foram atendidos na Operação Sorriso, podem estar se direcionando para o Núcleo de Fissurados de Rondônia, para atendimento com uma equipe multiprofissional. Não é necessário estar regulado.

A unidade está localizada em anexo ao Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro, na Avenida Governador Jorge Teixeira, n° 3766; Bairro Industrial, com o horário de funcionamento de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. O usuário pode, ainda, entrar em contato pelo (69) 99341-5950.

Fonte
Texto: Lara Lívia
Fotos: Frank Néry
Secom – Governo de Rondônia


Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ultimas Notícias

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

+ Acessadas da Semana