Conecte-se conosco




Meio Ambiente

Com Rio Quase Seco, Travessia de Balsa é Comprometida e Escavadeira Precisa Afundar Leito em Rondônia

Seca Extrema no Norte do Brasil Afeta Travessia no Rio Jamari

Publicado

em


Escavadeira faz o desassoreamento de rio para que moradores de Alto Paraíso (RO) consigam sair da cidade — Foto: Jemima Quéren/Rede Amazônica

A seca extrema que assola o Norte do Brasil este ano está causando sérios problemas na travessia de balsa no rio Jamari, localizada no município de Alto Paraíso, em Rondônia. Para que os moradores possam entrar ou sair do município e acessar a BR-364, a empresa responsável pela travessia está tendo que recorrer ao desassoreamento do rio, removendo areia, lodo e outros sedimentos do leito com o uso de uma escavadeira.

Genivaldo Venâncio, gerente da balsa, descreveu a situação, afirmando que o serviço de desassoreamento é agora realizado pelo menos duas vezes por mês. “A travessia da balsa está com bastante problema, porque o rio vem baixando. A gente tá tendo que tirar areia de 15 em 15 dias. Eu nunca presenciei uma seca tão severa como esse ano”, afirmou.

Devido à seca, a travessia, que costumava levar apenas três minutos, agora leva quase 10. Além disso, Genivaldo explicou que a seca também está elevando os custos de manutenção do serviço. “Barco quebra. Esse mês que passou, a gente teve que substituir um reversor, porque as hélices pegam na areia e mesmo tirando, sempre acontece. O combustível também gasta mais”, destacou.

Elis Regina, coordenadora da Defesa Civil de Ariquemes (RO), ressaltou que o Rio Jamari está enfrentando o pico da seca. “Nosso rio Jamari está no pico da seca. Outubro é o mês que temos a baixa mais específica e este ano, em especial, estamos enfrentando uma seca bem severa”, alertou.

A seca extrema que impacta a região não está causando apenas transtornos na travessia de balsa, mas também levanta preocupações sobre o abastecimento de água, a agricultura e a preservação do meio ambiente. As autoridades locais estão monitorando de perto a situação e buscando soluções para lidar com os desafios impostos pela escassez de água.


Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ultimas Notícias

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

+ Acessadas da Semana