Conecte-se conosco


Geral

Índia força organizações cristãs a assinarem doc para não evangelizar no pais

Publicado

em


Nas entidades estão incluídas escolas, faculdades, hospitais e as que oferecem ajuda em áreas rurais

As autoridades da Índia, sob o comando do primeiro-ministro Narendra Modi, agora estão exigindo que funcionários de organizações sem fins lucrativos com fundos estrangeiros assinem declarações juramentadas dizendo que não se envolverão em nenhum tipo de atividade de evangelização, segundo informam fontes locais.

Várias Organizações Não Governamentais (ONGs) que recebem financiamento estrangeiro são vistas pelo governo central da Índia como envolvidas no ativismo anti-desenvolvimento e, portanto, apresentando um impacto negativo no país.

Segundo o Economic Times, o Ministério do Interior da Índia anunciou emendas restritivas à Lei de Regulamentação de Contribuição para Estrangeiros (FCRA).

A nova exigência surge cerca de dois anos depois que a organização cristã de patrocínio infantil Compassion International foi forçada a sair do país devido a uma repressão à ajuda externa.

O Ministério de Assuntos Internos da Índia declarou que cada membro ou funcionário de uma organização não governamental precisará registrar uma declaração atestada por um notário declarando que não esteve envolvida em nenhum ato de conversão religiosa ou processada por desarmonia comunitária.

As regras anteriores exigiam que apenas os principais cargos de escritório prestassem uma declaração juramentada ao buscar subsídios públicos.

A agência Asia News relata que os grupos de defesa temem que as novas regras tenham como alvo os ministérios cristãos que servem aos pobres e marginalizados.

O chefe do Ministério do Interior da Índia, Amit Shah, também é presidente do Partido Bharatiya Janata, alinhado pelos nacionalistas hindus.

Desde que o Partido Bharatiya Janata (BJP) chegou ao poder com a eleição do Primeiro Ministro Narendra Modi em 2014, a perseguição contra cristãos e outras minorias religiosas aumentou drasticamente.

Modificações

“Essas novas modificações reacenderão o temor de que as ONGs sejam seletivamente alvo e seu registro no FCRA seja cancelado e suas contas bancárias congeladas”, disse o presidente do Conselho Global de Cristãos Indianos, Sajan K George, à Asia News.

Ele disse que “todas as organizações cujos objetivos podem ser interpretados no sentido mais amplo da discórdia sectária, ou com acusações de conversão ou como uma simples ‘violação’ serão incluídas”.

George enfatizou que “essas novas mudanças parecem ser feitas apenas com o objetivo de atingir organizações dirigidas por minorias”.

George manifestou preocupação sobre como o BJP tentou revogar a licença de 96 ONGs baseadas no estado de Jharkhand em 2016, a maioria das quais eram organizações dirigidas por missionários cristãos ou financiadas por entidades apoiadas por igrejas locais no estado.

Tais entidades, disse ele, incluem escolas, faculdades, hospitais e dispensários em áreas rurais.

A FCRA enfrentou críticas de 100 membros do Congresso dos EUA devido à “falta de transparência e consistência” do governo na aplicação da lei. Milhares de ONGs estrangeiras perderam suas licenças para aceitar financiamento estrangeiro desde que Modi assumiu o cargo em 2014.

No início de 2017, surgiram manchetes quando a Compassion International foi forçada a interromper seu ministério para mais de 147.000 crianças na Índia após décadas de serviço devido a uma nova aplicação da FCRA que interrompeu sua capacidade de enviar fundos para projetos em todo o país.

De acordo com o New York Times, parte do motivo pelo qual os programas da Compassion International foram fechados foi devido à suspeita de conversão religiosa.

Leis anticonversão

Pelo menos sete estados da Índia têm leis anticonversão em seus livros que são frequentemente abusadas por grupos nacionalistas hindus que acusam pastores ou missionários de converter ilegalmente pessoas por força ou força. Em alguns lugares, esse crime é punível com pena de três a sete anos de prisão.

Mais recentemente, foi relatado que um padre católico e uma enfermeira da escola em Jharkhand foram presos no início deste mês por acusações de conversão forçada e ocupação ilegal da terra.

O padre Binoy John foi libertado esta semana e disse à imprensa que achava que os guardas da prisão tentavam matá-lo porque lhe deram remédios para febre quando ele precisava de remédios para doenças cardíacas.

Segundo o Asia News, John disse ao jornal Malayala Manorama que implorou para ser levado a um hospital e que seus pedidos iniciais foram recusados. Ele foi transportado para um hospital somente depois que sua condição se tornou crítica.

No estado de Himachal Pradesh, a legislatura liderada pelo BJP aprovou emendas no final de agosto, ampliando a lei anticonversão do estado e aumentando a punição máxima por violar a lei.

Leis anticonversão também estão em vigor nos estados de Odisha, Madhya Pradesh, Arunachal Pradesh, Chhattisgarh, Gujarat Uttrakhand.

A Índia é classificada como o décimo pior país do mundo quando se trata de perseguição a cristãos, de acordo com a Lista Mundial da Perseguição da Portas Abertas em 2019.

Os cristãos compreendem cerca de 4,8% da população indiana.

“Identificar-se como cristão pode ser uma ameaça arriscada e cruel através da mídia social”, diz o dossiê de um país da Portas Abertas.

Segundo o dossiê, as evidências sugerem que a vigilância digital foi realizada contra os líderes cristãos pelos radicais hindus.

“No campo, sinais abertos de seguir uma fé diferente do hinduísmo (ou do islã) estimularão a agressão, pois serão automaticamente ligados ao evangelismo ou à conversão”, diz o dossiê.

“Reuniões particulares para atividades de adoração não são seguras. Em todo o país, a inteligência local monitora todas as atividades cristãs”, afirma o documento.

Fonte: Guiame.com


DRT: 1908 /RO

Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ultimas Notícias

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

+ Acessadas da Semana