Home / Ciência / Ultima Thule: sonda da Nasa sobrevoa objeto celeste mais distante já explorado

Ultima Thule: sonda da Nasa sobrevoa objeto celeste mais distante já explorado

Expectativa é que a New Horizons tenha passado pela Ultima Thule durante a madrugada. Brian May, guitarrista do Queen, participou da transmissão de uma simulação e lançou música especialmente composta para o corpo celeste.

Após passar por Plutão em 2015, a sonda New Horizons, da Nasa, se aproximou na madrugada desta terça (1º) do objeto mais distante já explorado no espaço: a Ultima Thule, uma rocha coberta de gelo que tem 30 quilômetros de diâmetro e está a cerca de 6,5 ​​bilhões de quilômetros da Terra, no cinturão de Kuiper – onde, acredita-se, estejam os corpos celestes remanescentes da formação do Sistema Solar. Teve até música inédita de Brian May, guitarrista do Queen, para comemorar o feito (leia mais abaixo).

A previsão era de que a New Horizons sobrevoasse o ponto mais próximo da Ultima Thule às 3h33 (de Brasília). No entanto, pela distância do objeto até a Terra, as informações ainda não chegaram à Nasa. A expectativa é de que os primeiros dados sejam recebidos ainda na manhã desta terça.

Hal Weaver, cientista da missão e pesquisador do Laboratório de Física Aplicada da Universidade Johns Hopkins, disse que o corpo celeste diminuto é “provavelmente o objeto mais primitivo já encontrado por uma espaçonave, a melhor relíquia possível do antigo Sistema Solar”.

Fonte: G1

Comments

comments

pinheirao3
tudo_matecol
studiorsinfo
floresta_mt

Sobre floresta

Verifique também

Povoado de buena vista em chamas na divisa com a fronteira costa marques, Ro

Segundo informações, as chamas teriam iniciado por volta das 18h00 o fogo teve início em …

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: