Home / Destaques / Saiba como utilizar o Aplicativo Controle Cidadão

Saiba como utilizar o Aplicativo Controle Cidadão

Em funcionamento desde novembro de 2017, pelo menos 730 celulares instalaram o aplicativo Controle Cidadão, desenvolvido pela Controladoria Geral do Estado (CGE) como ferramenta de suporte aos cidadãos para registro de denúncias, reivindicações, sugestões, elogios, entre outros. No entanto, conforme o técnico Daniel Andrade, responsável pela triagem, após seis meses houve apenas 87 registros, a maioria demanda das Secretarias de Estado da Saúde (Sesau) e Educação (Seduc), respectivamente.

“Esperávamos mais registros, considerando que se trata de mais uma ferramenta para atender à demanda dos cidadãos, que já contam com o e-SIC”, disse o gerente de Tecnologia da Informação da CGE, Anselmo Luís.

O Sistema Eletrônico do Serviço de Informações ao Cidadão (e-SIC) permite que qualquer pessoa, física ou jurídica, encaminhe pedidos de acesso à informação, acompanhe o prazo e receba a resposta da solicitação realizada para órgãos e entidades do executivo estadual. Já o Controle Cidadão é uma plataforma que permite ao cidadão fazer denúncias, reclamações ou elogios, com possibilidade de envio de foto. Por meio de ambos o cidadão pode acompanhar o andamento de seu registro, inclusive acessar o Portal da Transparência do governo de Rondônia. O prazo para respostas é de 20 dias, prorrogável por mais dez. Em caso de recursos do cidadão, o tempo de resposta é de cinco dias, sob pena de punição para a Controladoria Geral.

O aplicativo Controle Cidadão – RO pode ser baixado nos dispositivos  Android e iOS, e depois de instalado oferece como opções de acesso os ícones fiscal cidadão, portal transparência, consulta fiscalização e o manual de uso.   “Ele é mais rápido que o e-SIC”, adiantou Anselmo.

Como todo serviço disponível a um público diverso, Daniel Andrade revelou que há também muitos registros de pessoas fazendo teste para saber se realmente o aplicativo funciona, inclusive envio de fotos e também elogios ao mecanismo que possibilita maior controle dos gastos públicos.

Fonte
Texto: Veronilda Lima
Fotos: Arquivo/Secom
Secom – Governo de Rondônia

Comments

comments

pinheirao3
tudo_matecol
studiorsinfo
Bom Gosto Espetinho
floresta_mt

Sobre floresta

Verifique também

“Precisamos investir na qualidade”, diz governador a cafeicultores

A produtividade do café em Rondônia chama a atenção do mundo, mas o valor do …

Deixe uma resposta