Home / Destaques / Projeto piloto de exportação de algodão tem início no Porto de Porto Velho

Projeto piloto de exportação de algodão tem início no Porto de Porto Velho

O produto, originário do Estado do Mato Grosso, saiu de Porto Velho nesta quinta-feira, 10, com destino ao Porto de Jacarta, localizado na Indonésia. Cerca de 2 mil toneladas de pluma de algodão foram armazenadas em 81 contêineres de 40 pés e percorrerão mais de 20 mil quilômetros para alcançar seu destino final ao longo de 40 dias.

O gerente comercial da operadora portuária F. H. Navegação, Marcos Assis, informou que a previsão é que ainda em janeiro deste ano seja enviada uma nova remessa para a Turquia. “Nossa projeção é continuar investindo em logística e garantir o escoamento dos produtores mato-grossenses, com a previsão de exportar em torno de 1,2 milhões de toneladas pelo Porto de Porto Velho, que representam aproximadamente 4 mil contêineres/mês. Atualmente são gerados mais de 100 empregos diretos e o fortalecimento do projeto piloto garantirá a ampliação dos negócios, conforme o crescimento da produtividade da safra”, detalhou.

Para o diretor de fiscalização e operação da Sociedade de Portos e Hidrovias do Estado de Rondônia (Soph), Edemir Monteiro Brasil Neto, o embarque deste produto representa atualmente para o Porto Público de Porto Velho aquilo que o grão representou em 1997 quando a soja começou a ser exportada pelo rio Madeira. “Projetos arrojados precisam de visionários à frente das tomadas de decisões. O Governo de Rondônia sempre defendeu a competitividade do Porto diante dos demais portos das regiões Sul e Sudeste do país, uma vez que dispomos de todas as inspeções das autoridades aduaneiras necessárias para lacrar e autorizar o embarque de cargas para o mercado internacional. A concretização deste projeto viabilizará a operacionalização de até 5 mil contêineres/mês, levando em consideração os demais operadores portuários já instalados”.

Fonte
Texto: Rafaela Schuindt
Fotos: Rafaela Schuindt
Secom – Governo de Rondônia

Comments

comments

pinheirao3
tudo_matecol
studiorsinfo
floresta_mt

Sobre floresta

Verifique também

Carro com placa de Rolim de Moura se envolve em grave acidente na BR 364

As 05 vítimas do acidente foram socorridas ao hospital de Ariquemes e em seguida levadas …

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: