Home / Colunista / Colunista Aldo José dos Santos / O que causa gases em excesso

O que causa gases em excesso

Imagem: https://www.informativosaude.com/

Você já teve gases em excesso? Sabe quando dores abdominais são causadas pelos gases? É disso que trataremos aqui: gases ou flatulência.

O que são flatos?

Chamamos flatos os gases que se acumulam dentro do sistema digestivo, e que tendem a ser empurrados em direção ao reto e ao ânus para serem liberados.

Causas para o excesso de gases

Deve-se suspeitar de excesso de gases se estiver eliminando mais deles do que o habitual – o normal de liberação de flatos por dia é de 14 a 25 nos homens, e de 7 a 12 nas mulheres.

Fermentação no intestino

Inúmeras bactérias povoam o intestino, e elas são responsáveis por fermentar os resíduos da alimentação, e o resultado desse processo é a produção de gases, que ficam dentro das alças intestinais e tendem a ser eliminados pelo ânus.

O tipo de bactéria presente em cada intestino e, principalmente o conteúdo da dieta de cada um, é o principal influenciador na formação de gases. Alguns alimentos fermentam mais do que outros, e, portanto, produzem mais gases. Como exemplos desses alimentos podem ser citados:

  • Grãos, como feijão, lentilha, ervilha e grão de bico
  • Alguns vegetais, como brócolis, couve flor, repolho e cebola
  • Algumas frutas secas, como ameixas e uvas passas, além de maças e castanhas
  • Bebidas fermentadas, como vinho e cerveja

Hábitos

Certos hábitos também aumentam a produção de gases pelo organismo, por exemplo, falar durante as refeições, ingerir gomas de mascar, mastigar tampas de caneta, tomar líquidos durante as refeições (especialmente gaseificados), fumar e comer muito rápido.

Doenças

40% da população adulta tem algum grau de intolerância à lactose, quando há falta da enzima digestiva lactase, responsável por digerir a lactose, esse açúcar se acumula no intestino, fermentando.

Outras causas menos comuns de produção de gases são: gastroenterites agudas, constipação intestinal, e doença celíaca (autoimune e também conhecida como intolerância ao glúten).

Medicamentos

Alguns medicamentos, especialmente os para diabetes, como metformina e acarbose, além de alguns laxativos usados para tratamento da constipação intestinal, podem causar excesso de gases, que nem sempre significa um problema real, mas se o sintoma estiver muito persistente ou se você não estiver conseguindo estabelecer uma causa para ele, e principalmente se além da flatulência exacerbada, haver perda de peso inexplicada, dor abdominal associada à náuseas e vômitos ou sangramento nas fezes, procure um médico, especialmente um gastroenterologista.

Tratamento e prevenção

Exercícios físicos, especialmente os aeróbicos, ajudam na motilidade dos órgãos de todo trato gastrointestinal, como esôfago, estômago e intestinos, e, portanto, são parte do tratamento contra o excesso de gases, especialmente se associados à uma dieta pouco fermentativa.

*Paulista de Taubaté, Aldo José dos Santos é médico generalista graduado pela UNITAU.

Colabora também no portal Leet Doc.

Comments

comments

pinheirao3
tudo_matecol
studiorsinfo
floresta_mt

Sobre floresta

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: