Home / Mundo / “Maré do século” isola o Monte Saint-Michel, na França

“Maré do século” isola o Monte Saint-Michel, na França

mare

O Monte Saint-Michel, uma imponente ilhota rochosa no centro de uma baía do noroeste da França, recebe neste sábado (21) a chamada “maré do século”, que elevará as águas do Atlântico 14,6 metros de altura e oferecerá uma espetacular paisagem desse famoso enclave turístico.

A maré crescerá o equivalente a um edifício de quatro andares de altura e, pela primeira vez no século 21, submergirá completamente a passarela que conecta a costa com o Monte Saint-Michel, classificado como patrimônio da humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) desde 1979.

Trata-se de um fenômeno que se repete em ciclos de 18 anos e meio e que deixa completamente rodeado de água o emblemático povoado medieval, uma península com falsa aparência de ilhota coroada por uma abadia situada a 170 metros acima do nível do mar.

A chamada “maré do século”, que não voltará a acontecer até março de 2033, responde à incomum escalação do sol e da lua, cujas massas atraem excepcionalmente as águas na mesma direção, funcionando como uma espécia de ímã sobre os mares.

Fonte: Uol

Comments

comments

pinheirao3
tudo_matecol
studiorsinfo
floresta_mt

Sobre floresta

Verifique também

Exportações de frango halal para muçulmanos na Índia e China beneficiam a economia

São Paulo, 16 de maio de 2019 – Apesar da redução de exportação de frango para …

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: