Home / Educação / Liberação de recursos vai beneficiar os estudantes da rede estadual

Liberação de recursos vai beneficiar os estudantes da rede estadual

A liberação de recursos vai beneficiar os estudantes da rede estadual

O Programa Excelência, alinhado com o Plano Estadual de Educação e em conformidade com a Base Nacional Comum Curricular – BNCC,  financia ações pedagógicas objetivando elevar os índices dos indicadores de aprendizagem das unidades de ensino do Estado de Rondônia.

Segundo a chefe do Núcleo do Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE), Percilia Pantoja, a Secretária de Estado da Educação de Rondônia repassará,  através Programa de Melhoria da Qualidade de Ensino- Excelência,  R$ 1.496.000,00, às unidades de ensino de Rondônia que aderirem ao Programa.

As unidades de ensino devem encaminhar ao Núcleo de Programas de Fortalecimento da Escola-NPFE/GGE/Seduc, o projeto de ensino cuja proposta deverá incluir ações pedagógicas interdisciplinares que promovam a leitura e interpretação nas diferentes formas de linguagens da aprendizagem e que visem elevar os índices dos indicadores de aprendizagem internos e externos.

Podem participar as Unidades de Ensino que ofertam o Ensino Fundamental e Médio, Educação Especial, Educação de Jovens e Adultos (presencial),Educação Indígena, Educação Quilombola e Educação Profissionais, devidamente regularizadas.

Percília disse que serão atendidas, prioritariamente, as escolas que ofertam o ensino médio, observado os critérios de adesão normatizados pela Portaria nª 928/2019 de 18/02/2019.

A Seduc efetuará o repasse de R$8.000,00 às unidades de ensino aptas ao financiamento até 31/07/2019.

As Coordenadorias Regionais de Educação/CRE orientarão as escolas quanto a execução pedagógica e financeira do Programa em cumprimento ao calendário de execução 2019 que prevê inicio do envio das propostas a partir de 25/03, conforme calendário divulgado às CREs em 04/02.

SOBRE O PDE

O PDE é um programa de apoio à gestão escolar baseado no planejamento participativo e destinado a auxiliar as escolas públicas a melhorar a sua gestão. Para as escolas priorizadas pelo programa, são repassados recursos financeiros visando apoiar a execução de todo ou de parte do seu planejamento.

CALENDÁRIO DE RECEBIMENTO DOS PROJETOS/ 2019

25 a 31/03/19 CRE de São Francisco, Costa Marques, Vilhena, Alta Floresta, Porto Velho, Extrema, Guajará- Mirim e Pimenta Bueno
01 a 07/04/19 CRE de Rolim de Moura, Cacoal, Espigão do Oeste e Ouro Preto
22 a 28/04/19 CRE de Ji-Paraná, Jaru, Buritis, Machadinho, Cerejeiras e Ariquemes
01 a 07/07/19 Todos os CEEJAS

Fonte

Texto: Antonio Queiroz
Fotos: Daiane Mendonça
Secom – Governo de Rondônia

Comments

comments

pinheirao3
tudo_matecol
studiorsinfo
floresta_mt

Sobre floresta

Verifique também

Unir abre inscrições de concurso com 24 vagas para professores em RO

As inscrições do concurso público da Fundação Universidade Federal de Rondônia (Unir) foram abertas na …

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: