Home / Destaques / Jean Oliveira participa do ato de assinatura da Ordem de Serviço ponte do Rio Jamari

Jean Oliveira participa do ato de assinatura da Ordem de Serviço ponte do Rio Jamari

O deputado Jean Oliveira participou na tarde de terça-feira, 15, no auditório municipal Dep. Eduardo Valverde, à Rua Ayrton Sena, 1195, no município de Itapuã do Oeste,  da cerimônia da emissão de Ordem de Serviço para a recuperação da ponte sobre o Rio Jamari.

Em seu pronunciamento o deputado Jean Oliveira fez um  resumo da história das reivindicações até chegar nesse momento de início da obra:

“ Apesar da morosidade, da demora, podemos considerar este momento histórico para o município de Itapuã do Oeste. Histórico por ser o momento em que se está realizando a cerimônia de Emissão de Ordem de Serviço para recuperação da ponte sobre o Rio Jamari. Ponte de importância fundamental para a população de Itapuã do Oeste.

Muitas foram as lutas, muitos foram os entraves que tivermos que enfrentar para que hoje o sonho se tornasse realidade. Hoje é fato, hoje é realidade, a obra já está começando. 

Por uma propositura nossa, enquanto deputado, a Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia, realizou audiência pública em Itapuã do Oeste no dia 29 de outubro de 2015, para discutir a questão da ponte e buscar uma solução para sua recuperação.

Não poderíamos sacrificar tanto a população, até porque, a ponte é um direito do município, por ser uma das compensações da Hidrelétrica de Samuel, da Eletronorte, às populações atingidas pelos impactos sociais e ambientais proveniente da sua construção. 

Por justiça, precisamos dizer que essa luta para a recuperação da ponte, já vinha sendo travada pelo senador Valdir Raupp e a deputado federal Marinha Raupp, que esteve presente na audiência pública realizada pela Assembleia Legislativa em outubro de 2015. A deputada Marinha Raupp foi a única parlamentar de Brasília a participar da audiência pública, onde,  mais de 500 pessoas estiveram presente.

Registramos também a luta permanente da população, via, o Movimento dos Atingidos por Barragens/RO, que sempre estiveram pressionando a Eletronorte pela ponte. As reuniões entre os movimentos populares pela ponte e a Eletronorte em Brasília sempre foram articuladas e facilitadas pelo senador Valdir Raupp e a deputado Marinha. 

A ponte sobre o Rio Jamari começou a ser construída em 2002 por uma empresa contratada pela Eletronorte. Em 2004, a obra foi interrompida e com o início do aterro, parte da ponte desabou. Durante alguns anos ocorreu impasse judicial entre a Eletronorte e a empresa contratada. Em 2015, após a audiência pública, a batalha pela reconstrução da ponte tomou força,  responsabilizando a Eletronorte pela obra.

Participamos de diversas audiências em Brasília na sede da Eletronorte, articuladas pela deputada Marinha e o senador Valdir Raupp, para que a empresa pudesse retomar a obra. Somente no final do ano passado,  de posse das especificações técnicas a Eletronorte assumiu o compromisso de retomar o processo para iniciar a obra,  concordando com o nosso pleito.

Devemos  também agradecimento ao então   secretário estadual de Meio Ambiente, à época, Hamilton Santiago, que colaborou na celeridade para a expedição da licença prévia e de instalação para a obra.

Essa soma de esforços é que nos estar dando essa vitória. O prefeito, Moisés Cavalheiro, os vereadores, foram também muito importante nessa conquista. Estiveram sempre presente acompanhando o andamento dos trabalhos.

Vamos agora cobrar da Eletronorte que o cronograma de trabalho estabelecido para reconstrução da ponte seja cumprido, contemplando enfim, esse pleito de décadas da população.

Agradecemos à população do município que acreditou no nosso trabalho,  e novamente estamos aqui,  nos colocando à disposição para contribuir no que for possível para a melhoria das condições e da qualidade de vida da população de Itapuã do Oeste”.

Após o encerramento do ato de assinatura da emissão de Ordem de Serviço, o deputado foi visitar o local do canteiro de obra da recuperação  da ponte, acompanhado do prefeito, dos vereadores, lideranças comunitárias e gestores  da Eletronorte presentes.  

Assessoria de Imprensa – Dep. Jean Oliveira

Porto velho, 16 de janeiro de 2018

Comments

comments

pinheirao3
tudo_matecol
studiorsinfo
floresta_mt

Sobre floresta

Verifique também

Professor comete suicídio com tiro na cabeça em Espigão do Oeste

Vítima chegou a ser socorrida ao hospital, mas não resistiu ao ferimento. De acordo com …

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: