Home / Ciência / Imperdível! Eclipse total lunar nesta semana será o último até 2021.

Imperdível! Eclipse total lunar nesta semana será o último até 2021.

Próximo eclipse lunar total só ocorrerá em 2021

Os habitantes das Américas, de grande parte da Europa e da África ocidental poderão observar um eclipse total da Lua em 20 ou 21 de janeiro, dependendo da localização. Este será o último evento do tipo até 2021.

A lua cheia estará na sombra da Terra entre 01h34 e 04h51 no horário de Brasília da madrugada do dia 21 (de domingo para segunda). Durante a primeira hora, ela será lentamente “comida” pelo lado esquerdo. O eclipse será total por uma hora a partir das 02h41 de Brasília, de acordo com os horários fornecidos pela Nasa.

A fase total do eclipse será três quartos de hora mais curta que a do grande eclipse de julho de 2018, que continuará a ser o mais longo do século XXI. Durante o eclipse total, o satélite natural da Terra não será completamente invisível, mas aparecerá vermelho.

Isso ocorre porque os raios do sol não o alcançarão diretamente e, em vez disso, uma pequena parte dos raios vermelhos se filtrará através da atmosfera da Terra e se refratará sobre a Lua.

“É a última chance, por um bom tempo, de ver um eclipse total da Lua”, disse à AFP Bruce Betts, cientista da Planetary Society, uma organização norte-americana de astronomia. O próximo eclipse total será em maio de 2021. 

Os eclipses totais da lua podem ocorrer de duas ou três vezes por ano. Eles acontecem quando a Terra fica posicionada exatamente entre o Sol e a Lua. É necessário que o céu esteja claro para observar o fenômeno – muitas vezes, as nuvens estragam o show. Os fãs da astronomia poderão comparar as pequenas variações do tom vermelho da lua neste momento. “Tudo depende do que está na atmosfera”, diz Bruce Betts.

Assim como os pores do sol mudam de cor de um dia para o outro, os eclipses variam de acordo com as partículas na atmosfera, ou se há uma erupção vulcânica, por exemplo Nenhum telescópio é necessário para aproveitar o eclipse. Para ver as crateras da lua, o planetólogo lembra que um simples par de binóculos pode ser suficiente.

Fonte: Uol

Comments

comments

pinheirao3
tudo_matecol
studiorsinfo
floresta_mt

Sobre floresta

Verifique também

Linha 45 km 5 sentido aeroporto rio transborda e ponte fica embaixo d’água

Vídeo Enviado Locutor Leone Comments comments Relacionado

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: