Home / Meio Ambiente / Forte friagem causa recorde de frio em Rio Branco

Forte friagem causa recorde de frio em Rio Branco

Capital do Acre registra madrugada mais fria do ano. Ar polar entrou também em Rondônia e no sul do Amazonas. Temperatura chega a 40°C no Pará.

Uma grande e forte massa de ar frio de origem polar chegou ao Brasil e desta vez ar gelado conseguiu chegar a Rondônia, ao Acre e ao sul do Amazonas provocando uma acentuada queda da temperatura. Rio Branco, capital do Acre, registrou a mais baixa temperatura de 2018 até agora. O Instituto Nacional de Meteorologia  registrou 13,7°C de temperatura mínima, que igualou a marca do dia 17 de junho.

Em Vilhena, no sul de Rondônia, esta terça-feira, 10 de julho, amanheceu com apenas 11,0°C. Em Boca do Acre, no sul do Amazonas, a temperatura baixou para 15,9°C.

Friagem

Acre, Rondônia e o sul do Amazonas estão vivendo uma típica friagem. O fenômeno é caracterizado pela queda da temperatura provocada especificamente pela influência de ar frio de origem polar. Tecnicamente não chamamos de friagem a queda da temperatura que ocorre por causa de uma chuva intensa ou de um dia muito nublado.

O ar polar ainda será será sentido nestas áreas na madrugada desta quarta-feira, 11 de julho. É possível que Rio Branco tenha novo recorde de frio, mas a partir da quinta-feira a tendência é de gradual elevação da temperatura com o afastamento do ar polar. 

Foto de Romeu Silva, Rio Branco (AC)

Calor intenso no Pará e Tocantins

Com sol forte e sem ar polar, o centro-sul do Pará e o Tocantins ficam extremamente quentes nesta época do ano. A temperatura tem chegado aos 37°C em Palmas, capital do Tocantins, e a quase 40°C na região de Conceição do Araguaia.  

O vento frio desta forte massa de ar polar que derrubou a temperatura no Acre e em Rondônia chega muito leve ao sul do Pará e do Tocantins, sem conseguir refrescar o ar.

Fonte: Clima Tempo

Comments

comments



pinheirao3
tudo_matecol
studiorsinfo
floresta_mt

Sobre floresta

Verifique também

Acidente com caminhão deixa um ferido e outro morto na RO 460

Caminhão estava carregado com sal. Um grave acidente de trânsito deixou uma pessoa morta e …

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: