Home / Destaques / FNO 30 Anos: Banco da Amazônia mais crédito pra você em Alta Floresta Ro

FNO 30 Anos: Banco da Amazônia mais crédito pra você em Alta Floresta Ro

Banco da Amazônia realiza encontro para saber um pouco mais sobre como acessar crédito,taxas, prazos. novas linhas de financiamentos e oportunidades de negócio.

Evento foi realizado no auditoria da Aciaf nesta quarta-feira dia 29/05/2019 em Alta Floresta. 

Fundo Constitucional do Norte – FNO

O Fundo Constitucional de Financiamento do Norte (FNO) é a principal fonte de recursos financeiros estáveis para o crédito de fomento da Região Norte e um dos principais instrumentos econômico-financeiros de execução da Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR), elaborada pelo Ministério da Integração Nacional.

O caminho de reduçao das desigualdades passa pela valorização da magnífica diversidade regional. Isso significa dizer que o problema regional encontra uma via de superação na exploração consistente dos potenciais endógenos de desenvolvimento das diversidades regionais do País.

Origem e Características

Criado em 1988 (artigo 159, inciso I, alínea “c” da Constituição da República Federativa do Brasil e artigo 34 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias) e regulamentado em 1989 (Lei nº 7.827, de 27/09/1989), o Fundo Constitucional de Financiamento do Norte (FNO) é um instrumento de política pública federal operado pelo Banco da Amazônia que objetiva contribuir para o desenvolvimento econômico e social da região Norte, através da execução de programas de financiamento aos setores produtivos, em consonância com o plano regional de desenvolvimento, possibilitando, assim, a redução da pobreza e das desigualdades.

O FNO financia investimentos de longo prazo e, complementarmente, capital de giro ou custeio. Além dos setores agropecuário, industrial e agroindustrial, também são contemplados com financiamentos os setores de turismo, comércio, serviços, cultural e infraestrutura.

As empresas e os produtores rurais que desejarem iniciar, ampliar ou modernizar atividades produtivas, na Região, podem contar com o apoio do Fundo para financiar seus empreendimentos com prazo de pagamento diferenciado e baixas taxas de juros.

O Banco da Amazônia, anualmente, elabora e submete ao Ministério da Integração Nacional (MI) e à Sudam, Proposta de Aplicação de Recursos Financeiros do Fundo Constitucional de Financiamento do Norte, a qual contempla, dentre outros aspectos, as estratégias de ação e os programas de financiamento, além dos planos estaduais de aplicação de recursos.

O processo de elaboração da Programação FNO, além da observância à legislação que regulamenta os fundos constitucionais, adota metodologia participativa, a partir da realização de reuniões de trabalho em cada um dos sete Estados que compõem a área de abrangência do Fundo, essa metodologia envolve representantes das três esferas do governo Federal, estaduais e municipais, bem como representantes do setor produtivo e da sociedade civil organizada.

Em 2019, a Programação do FNO manterá o tratamento diferenciado e favorecido aos projetos de mini e pequenos produtores rurais, às micro e pequenas empresas, aos empreendimentos produtivos localizados em espaços prioritários definidos pela PNDR, principalmente no que se refere ao percentual de limite de financiamento.

Veja as Reportagens 

Veja as Fotos

Fonte: Florestanoticias.com

Comments

comments

pinheirao3
tudo_matecol
studiorsinfo
floresta_mt

Sobre floresta

Verifique também

China envia mais de 60.000 soldados para plantar árvores

O governo chinês tomou uma decisão muito admirável e será um exemplo para o planeta. …

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: