Home / Agricultura / Embrapa inicia Dias de Campo de Soja 2019 em Rondônia no dia 12 de fevereiro

Embrapa inicia Dias de Campo de Soja 2019 em Rondônia no dia 12 de fevereiro

Os Dias de Campo de Soja 2019 da Embrapa e parceiros começam no dia 12/2 e vão até dia 19/2 em Rondônia. Os eventos serão realizados em três municípios, abrangendo as principais regiões produtoras do estado. A entrada é gratuita, com inscrição feita na hora do evento e é aberto ao público que tem interesse no assunto. Serão apresentadas informações sobre cultivares de soja, manejo da cultura, boas práticas de produção, Sistema Plantio Direto e Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF). Além da soja, nos dias de campo em Vilhena e Porto Velho, os visitantes poderão conhecer novas opções de cultivares de arroz para o estado. Mais informações, ou dúvidas, nos telefones (69)3321-2564 ou (69)3219-5058 ou (69)3219-5051.

Todos os eventos acontecerão a partir das 8h30. O primeiro será em Vilhena, no dia 12/2, no Campo Experimental da Embrapa Rondônia, na BR 364, km 6. Na sequência, em 14/2, o Dia de Campo de Soja será realizado em Castanheiras, na Fazenda Maia, que fica na linha 168 Norte, km 17,5. A capital, Porto Velho, recebe o último evento no dia 19/2, no Campo Experimental da Embrapa Rondônia, localizado na BR-364, Km 5,5.

Com estes eventos realizados em diferentes áreas produtoras de Rondônia, será possível ao público conhecer o potencial produtivo e o desempenho das cultivares da Embrapa, assim como aspectos relacionados ao manejo da cultura nas diferentes regiões. Segundo pesquisadores da Embrapa, a soja tem sido boa alternativa para os pecuaristas no processo de recuperação de pastagens degradadas, sendo utilizada no sistema de Integração Lavoura-Pecuária (ILP). “A expectativa é de que Rondônia tenha uma boa safra de soja, pois o estado não sofreu com secas e outros fatores que acabaram prejudicando outros estados produtores”, aponta o pesquisador da Embrapa Rondônia, Vicente Godinho.

Segundo o pesquisador da Embrapa Soja, Rodrigo Brogin, cultivares transgênicas e convencionais, de diferentes ciclos e com características adequadas para cultivo no estado serão apresentadas ao público. Os mais recentes lançamentos de cultivares de soja transgênica RR e IPRO da Embrapa estão semeados nas Unidades Demonstrativas. Além das cultivares transgênicas, na estação do Instituto Soja Livre, nos eventos, serão apresentadas as cultivares de soja convencional e as oportunidades de negócios que ocorrem no Brasil envolvendo a exportação de soja convencional.

Soja em Rondônia

Segundo dados do levantamento de janeiro de 2019 da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), em Rondônia, a previsão para a soja é que se mantenha a mesma área, produção e produtividade da safra passada. A área cultivada de soja na primeira safra no estado está estimada em 313,4 mil hectares. As condições da lavoura são ótimas em termos sanitários e com boa distribuição de chuva. A produção estadual é de, aproximadamente, 1 milhão de toneladas, terceira maior da região Norte, atrás de Tocantins e Pará, respectivamente. A produtividade rondoniense é de 3.282 kg/ha.

Já a expectativa da safra brasileira de soja deve alcançar 118,8 milhões de toneladas, com projeção de aumento em 1,7% na área plantada, correspondendo a 35,8 milhões de hectares.

Realização e parcerias

Os Dias de Campo de Soja 2019 são uma realização da Embrapa Rondônia e contam com a parceria do Instituto Soja Livre, Central Agrícola, AgroFarm Consultoria, Sementes Ypameri, Nufarm, Soesp, Agropel Sementes, Fazenda Maia, Adama, Sementes Quati, Solcampo, Fertivale, Aprosoja Rondônia, Santa Clara Agrociência, Ellus Distribuidora/Bardahl, BS&A-Bolsa de Sementes e Agronegócios, AgroCat, Sementes Faita e Rical.

Renata Silva (MTb 12361/MG) 
Embrapa Rondônia 

Comments

comments

pinheirao3
tudo_matecol
studiorsinfo
floresta_mt

Sobre floresta

Verifique também

Professor comete suicídio com tiro na cabeça em Espigão do Oeste

Vítima chegou a ser socorrida ao hospital, mas não resistiu ao ferimento. De acordo com …

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: