Home / Economia / Consumidor continuará a pagar a mais por energia em abril

Consumidor continuará a pagar a mais por energia em abril

Bandeiras tarifárias seguirão vermelhas no mês que vem. Custo será de R$ 5,50 adicionais a cada 100 kWh consumidos

conta-luz-energia-2013-originalAs bandeiras tarifárias de energia elétrica permanecerão vermelhas em todas as regiões do país em abril, indicando custos elevados na geração de eletricidade, informou nesta sexta-feira a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). As bandeiras estão vermelhas desde janeiro. A cor indica que o consumidor deve pagar 5,50 reais adicionais a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.

O sistema de bandeiras tarifárias, introduzido no início deste ano, repassa para as tarifas das distribuidoras de energia custos de geração de eletricidade.

Entenda – O sistema de bandeiras tarifárias opera com as cores verde, amarela e vermelha, indicando se a energia custará mais ou menos em função das condições de geração de eletricidade, para os quatro subsistemas do Sistema Interligado Nacional (SIN). Assim, o consumidor poderá identificar qual a bandeira do mês e reagir a essa sinalização com o uso consciente da energia elétrica, sem desperdício, explica a Aneel.

Com as bandeiras tarifárias, o custo da energia mais cara, diante do acionamento de térmicas, será repassado mensalmente para os consumidores, aliviando o dispêndio de caixa das distribuidoras no curto prazo.

A aplicação das bandeiras tarifárias, além de reduzir os gastos das distribuidoras no curto prazo, também permitirá que os consumidores tenham informações mais claras sobre o custo de energia, podendo reduzir o consumo, se assim decidirem.

(Da Redação)

Comments

comments

pinheirao3
tudo_matecol
studiorsinfo
floresta_mt

Sobre floresta

Verifique também

Pimenta Bueno passa a vender gasolina mais cara de RO: R$ 5,16

Pesquisa foi feita pela ANP, entre 5 e 11 de maio. Ji-Paraná tem a gasolina …

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: