Home / Noticias / Confúcio cobra providência da classe política para transformar a educação

Confúcio cobra providência da classe política para transformar a educação

Em pronunciamento, nesta quinta-feira (14) o senador, Confúcio Moura (MDB) citou o caso do massacre na escola estadual do município de Suzano, em São Paulo, ocorrido na manhã de quarta-feira (13), para cobrar mais atenção dos poderes na construção de políticas públicas que vise a transformação e   a qualidade do ensino do país.

“Nós ontem observamos, o noticiário nacional massivo sobre a tragédia, na cidade de Suzano, com a matança de alunos, professores e coordenadores de educação, o que comoveu sobremaneira a população brasileira. Muito triste! Isto tudo, vem progressivamente acontecendo, das mais variadas formas: a falta de respeito pela escola” lembrou, Confúcio.

O senador define a escola como o equipamento público social mais importante de um bairro, sendo a referência de endereço e de histórias dos alunos. Segundo o parlamentar, a escola, vem perdendo a sua autoridade, a sua influência e respeito na sua comunidade.  Confúcio descreve que a escola na atualidade passou a ser um ambiente de medo. “Progressivamente, na hora do recreio, que é o momento mais gostoso das aulas, passa-se a observar o espetáculo das brigas das facções internas das escolas.  Lá fora, na rua, na porta da escola, os grupos se digladiam, cercados por colegas que aplaudem as brigas”, lamenta.

Para o senador, a violência contra os professores e o desequilíbrio das escolas são resultados da falta de respeito e de disciplina interna, na sala de aula, além do tráfico, da bandidagem do entorno. “A escola ficou vulnerável, ficou frágil; os professores acuados, chegando ao ponto de tragédias dolorosas, como a que o povo brasileiro assistiu ontem”, lembrou

Confúcio Moura disse que em Rondônia há uma instituição de ensino que era chamada de Escola Manaus. Essa escola foi depredada 39 vezes. Tudo registrado em boletim de ocorrência.  E que ele, como governador do Estado, conta que naquele momento só lhe restou a militarização da escola. “Hoje, há filas para matrículas, com pais orgulhosos das crianças e uma interação família, professor e escola”, explicou.

Quanto a Base Nacional Comum Curricular, Confúcio questionou a forma de implantação e como irão fazer isso tudo sem mudar a estrutura, a infraestrutura das escolas. Segundo ele, a Base Nacional Comum Curricular nasceu com a LDB em 1990, há 29 anos, foi aprovada ano passado e ano que vem entrará em ação. ”Ela é boa, é exemplar, é uma referência mundial termos três disciplinas essenciais nucleares, como a matemática, a língua portuguesa e o inglês, mas nós temos que montar esses laboratórios. A matemática de quadro-negro ou a matemática de materiais e jogos para ensinar a criança?” , Indagou.

Confúcio também alertou sobre o perigo por trás da internet, com jogos perigosos. “ E é assim também com esse enclausuramento dos filhos. Os pais estão dormindo, e o menino, no computador, aprendendo esses jogos. Eu tenho certeza absoluta de que o que foi feito ontem, em Suzano, veio desses jogos malditos, perversos, que conduziram esses dois jovens a assassinar, sem sentido nenhum, outros colegas da sua escola”.

O Parlamentar rondoniense encerrou o discurso cobrando renovação na educação, assim como ocorreu na eleição para o Senado Federal, onde 85% do parlamento foi mudado, e pediu para aplicar a força da renovação. “Esta é a mensagem do povo: “Vá lá, senador novo! Renove! Vá lá e mude o Brasil! Mude o Brasil mudando as pessoas!”.

Assessoria de Comunicação

Comments

comments

pinheirao3
tudo_matecol
studiorsinfo
floresta_mt

Sobre floresta

Verifique também

Dra. Tatty Berno prestigia mais um GAIN em Nova Iorque de 21 a 23 de maio

Estarei em NYC para um evento super exclusivo da Galderma, apenas para 150 médicos convidados! …

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: