Home / Economia / Comitiva do Irã discute possibilidade de intercâmbio com Rondônia

Comitiva do Irã discute possibilidade de intercâmbio com Rondônia

A exportação de alimentos e minérios de Rondônia para o Irã foi pauta de discussão no final da tarde de sexta-feira, 19, no Palácio Rio Madeira, durante encontro entre o representante do governo do Estado, secretário-subchefe da Casa Civil, Hélder Risler, e a comitiva iraniana chefiada pelo presidente do Grupo da Amizade Irã/Brasil, Abdolreza Azizi, bem como membros da  Frente Parlamentar Brasil-Irã, representada pelo deputado federal Evandro Roman, do Paraná.

O Irã é um dos países mais desenvolvidos do Oriente Médio e importa principalmente milho, soja em grãos e carne bovina brasileira. De acordo com o deputado paranaense, o objetivo é trabalhar para explorar o potencial comercial bilateral, ou seja, o comércio entre Brasil e Irã, destacando o interesse da comitiva iraniana em conhecer produtos de Rondônia.

“Depois que assumimos a Frente Parlamentar Brasil-Irã passamos a agilizar o envio de produtos para o Irã e tanto que em modo nacional nós saímos de US$ 2,4 bilhões para rompermos a barreira de US$ 5 bilhões em 7 meses. Lembrando sempre que temos que ter um equilíbrio na balança comercial entre o que nós mandamos para o Irã e o que  trazemos de lá. Eles precisam muito dos alimentos que produzimos aqui e de modo geral apresentamos Rondônia como um potencial  Estado produtor de alimento”, enfatizou Evandro Roman.

Segundo argumentou o secretário-subchefe da Casa Civil, Hélder Risler, a exportação de produtos de Rondônia tem uma política que o então governador Confúcio Moura iniciou e que vem sendo mantido pelo atual governador Daniel Pereira, com o foco em buscar o fortalecimento do mercados, ampliar a exportação e impulsionar a economia do Estado.

“Recebemos uma comitiva de parlamentares do Irã junto também com presidente da Frente Parlamentar que é um deputado do Paraná, inclusive, com o presidente do Grupo da Amizade Irã/Brasil, Abdolreza Azizi, que vieram a Rondônia para conhecerem o que temos para exportar, ou seja, a relação com Irã é importante para a economia brasileira, sobretudo a rondoniense”, disse Hélder Risler.

Conforme enfatizou o deputado Evandro Roman, a Frente Parlamentar representa uma grande oportunidade para aumentar as relações bilaterais com o Brasil. O Irã é um dos grandes importadores dos produtos brasileiros e tem interesse em ampliar a relação com o país, mas também de mostrar os produtos iranianos. O parlamentar paranaense deixou claro que o objetivo é impulsionar as relações econômicas e comerciais entre os dois países e que Rondônia reúne excelentes condições de produção.

Texto: Paulo Ricardo Legal
Fotos: Ésio Mendes

Comments

comments

pinheirao3
tudo_matecol
studiorsinfo
floresta_mt

Sobre floresta

Verifique também

Programa Saúde na Escola quer ampliar número de alunos atendidos

Começou nessa segunda-feira (19) e segue até 15 de fevereiro de 2019 o prazo de …

Deixe uma resposta