Home / Destaques / CÂNCER DE MAMA: Conheça mais alguns sinais de alerta

CÂNCER DE MAMA: Conheça mais alguns sinais de alerta

Mesma forma, o corpo humano também dá sinais e estar atento a eles, pode ajudar na tomada de decisão. Ainda mais quando o assunto é câncer de mama.

Já apresentamos sete sinais que podem indicar a presença do câncer de mama.  Hoje, falaremos de mais três. A gente conversa agora com o mastologista Marcelo Bello, do Instituto Nacional do Câncer, o INCA que nos dará mais detalhes. Prontos? Atenção para o primeiro alerta!

 “Quando você compara sua mama com a outra mama, você percebe que a mama pode ter alterado a sua forma. Ela pode ter um aumentado ou ela pode ter ficado irregular; ela não tem mais a contorno exato que tinha antes. Pode apresentar algumas nodulações, algumas retrações… E você nem consegue palpar isso. Mas quando você olha, você percebe que ela tem uma alteração em relação a outra mama”.  

 E quando são encontrados nódulos na mama? O que fazer? Ouça a explicação do mastologista. 

“Uma coisa é importante: a maioria dos nódulos que a gente descobre na mama não são câncer. Não adianta achar que achou um nódulo na mama e ficar desesperada achando que achou um câncer. A grande maioria são doenças benignas. Então, em face de um nódulo, vale a pena procurar o auxílio médico pra saber se aquele nódulo é realmente um nódulo suspeito ou se é um nódulo benigno”.

Mas atenção: não os sinais de alerta podem aparecer também nas axilas. Vamos ao próximo sinal.

Como as cadeias linfáticas que drenam a mama ficam na axila, você pode também perceber uma alteração nessa axila, normalmente também é um nódulo – que vai ser um linfonodo (o que a gente chama popularmente de íngua), e ele é pode ser dolorido. E isso também pode ser um sintoma de câncer de mama. Então também merece ser avaliado”.

Lembre-se:  a percepção desses sinais não substitui de forma nenhuma os exames de rotina! Apenas com esses testes que é possível confirmar a presença ou não do câncer de mama. Para saber quais os outros sinais, acesse saúde.gov.br/cancerdemama.

Reportagem, Aline do Valle

Comments

comments

pinheirao3
tudo_matecol
studiorsinfo
floresta_mt

Sobre floresta

Verifique também

Repórter policial Gil Gomes morre aos 78 anos

Jornalista, que sofria de câncer, passou mal em casa e chegou a ser levado ao …

Deixe uma resposta