Conecte-se conosco




Gov. Rondônia

Agentes comunitários de saúde participam de capacitação para ações referentes à Campanha “Janeiro Roxo”

Publicado

em


Os agentes comunitários de saúde de Porto Velho participaram da capacitação, após a solenidade de abertura do “Janeiro Roxo”

Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa) realizou nesta quinta-feira (11), a solenidade de abertura oficial da Campanha Janeiro Roxo, dando início à capacitação sobre o tema direcionado aos agentes comunitários de saúde de Porto Velho. O intuito é fortalecer a campanha anual de conscientização e combate à hanseníase e sensibilizar os profissionais de saúde para a suspeição de possíveis casos. O evento é organizado pela equipe da Coordenação Estadual de Hanseníase da Agevisa, com apoio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa).

Anualmente, o Governo de Rondônia participa com ações e adesão à proposta do Ministério da Saúde (MS), que promove o Janeiro Roxo como mês de intensificação das ações em hanseníase. O tema escolhido pelo Estado para a campanha 2024 é “Hanseníase: Precisamos falar e agir”.

“A campanha tem como objetivo divulgar os sinais e sintomas da doença para incentivar a procura pelos serviços de saúde, tendo em vista o diagnóstico precoce, tratamento oportuno, exame dos contatos, prevenção das incapacidades física e enfrentamento ao estigma”, enfatizou a coordenadora estadual da Hanseníase da Agevisa, Carmelita Ribeiro Filha.

Participaram da solenidade de abertura pela Agevisa, o diretor executivo, Edilson Batista da Silva; a gerente técnica da vigilância epidemiológica, Maria Arlete da Gama Baldez; a coordenadora estadual do Programa de Controle da Hanseníase da Agevisa, Carmelita Ribeiro Filha; e pela Secretaria Municipal de Saúde de Porto Velho, a titular da pasta, Eliana Pasini; a diretora interina do Departamento de Vigilância em Saúde da Semusa de Porto Velho, Daniele Silva de Sousa; e a diretora do Departamento de Atenção Básica da Semusa, Fabiola Barros.

PROGRAMAÇÃO

Os agentes participaram da capacitação, incluindo os temas como Politicas Públicas da Hanseníase no Brasil, Papel do Agente Comunitário em Saúde na Politica Pública da Hanseníase, Cenário Epidemiológico da Hanseníase em Porto Velho, O que é a Hanseníase? Tratamento, Contatos em Hanseníase (Teste Rápido), Como Abordar a Comunidade e Família sobre Hanseníase, Questionário Suspeição Hanseníase (QSH), Incapacidade Física e como evitar? Conceitos sobre estigma, discriminação e Preconceito; Estratégias para Enfrentamento a Doença.

Fonte
Texto: Aurimar Lima
Fotos: Pedro Adilon
Secom – Governo de Rondônia


Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ultimas Notícias

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

+ Acessadas da Semana