Conecte-se conosco




Meio Ambiente

Até 2025, 400 cidades vão ter pontos de coleta de lixo eletrônico

Publicado

em


Lixo eletrônico, pilhas, baterias Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Até 2025 o Ministério do Meio Ambiente vai instalar centrais de triagem e pontos de entrega voluntária de lixo eletroeletrônico nas 400 maiores cidades brasileiras. Atualmente, sete capitais já aderiram ao projeto. 

Os pontos de entrega voluntária de lixo eletroeletrônico são locais em que a população pode deixar itens que não utilizam mais, como geladeiras, fogões, TVs e lâmpadas. Depois, esses materiais são destinados à reciclagem.

O secretário de Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, André França, explica que este é o primeiro ano da logística reversa de eletroeletrônicos no Brasil.

“Esse ano de 2021 é primeiro ano que começam a valer as metas. Até novembro serão dez capitais com o sistema implantado e até 2025, nas 400 maiores cidades, que são aquelas mais de 80 mil habitantes”.  

Uma pesquisa divulgada pela Green Eletron, aponta que 33% dos brasileiros acreditam que o lixo eletrônico seja algo digital, como e-mails, spam, fotos ou arquivos. E 7% não sabem o que significa. O especialista em meio ambiente Charles Dayler explica o que é lixo eletrônico.

“É tudo aquilo que é um dispositivo eletrônico. A gente pode colocar desde uma lanterna de brinquedo, que vai ter um circuito elétrico, a uma geladeira moderna, modelo mais novo, que também vai ter placa eletroeletrônica dentro dela. Então tudo isso, quando é descartado, ou seja, passa a ser algo inservível, vai se tornar um lixo eletrônico”.

A pesquisa da Green Eletron revelou ainda que Florianópolis, Joinville e o Distrito Federal são os locais do país com o maior nível de conscientização sobre o que é o lixo eletrônico.

Com a colaboração de Laísa Lopes. Reportagem, Larissa Lago

Fonte: Brasil 61


Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ultimas Notícias

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

+ Acessadas da Semana