Conecte-se conosco




Economia

Como resolver problemas de infiltração nas paredes de casa?

Publicado

em


Foto: pixabay.com/pt/

Na hora de construir, devemos contar com uma especializada, afinal, não adianta bancarmos os especialistas sem entender realmente o que estamos fazendo. Por exemplo, como resolver problemas de infiltração nas paredes de casa se não sabemos nem encontrar onde está o vazamento? Como erguer uma parede, se não soubermos como fazer a massa de cimento? Ou seja, não é possível construir ou reformar sem conhecimento.

Na hora de construir uma casa, um profissional deve considerar os problemas de infiltração, principalmente perto de lugares mais úmidos, como os banheiros. É por isso que existem empresas como a empresa Construtoria, que oferece suporte para a construção civil.

O que causa a infiltração?

A infiltração na parede de uma casa é um problema que acontece em muitos imóveis de forma recorrente e, isso contribui para a desvalorização da casa em questão, por causa da deterioração que a água provoca na argamassa e na pintura.

Em casas com infiltração, a tinta começa a descascar, apresentando bolhas que estouram e derrubam até mesmo o reboco no chão.

Além disso, esse problema pode ser um atrativo para mofo e fungo que se aloja nas paredes úmidas, prejudicando a saúde dos moradores, já que esse tipo de microorganismos são prejudiciais ao corpo humano.

Então, como resolver problemas de infiltração nas paredes de casa?

Para saber como resolver problemas de infiltração nas paredes de casa, devemos ter em mente que a principal culpada nisso tudo é a água que se aloja nos sulcos da parede, causando as bolhas e descascando a parede.

Portanto, a melhor forma de evitar que isso aconteça é fazendo a impermeabilização dessas áreas mais expostas às chuvas e aos ambientes mais úmidos.

Existem produtos que foram criados com a finalidade de impedir que a água corra pela parede, evitando infiltrações.

Como aplicar impermeabilizante?

A impermeabilização é a melhor forma para que pensa em como resolver problemas de infiltração nas paredes de casa, pois esses produtos:

  • Evitam a passagem de água do ambiente úmido e das chuvas para dentro das paredes;
  • Mantém a casa protegida de fungos e mofos, prejudiciais à saúde das pessoas.

Alguns impermeabilizantes não aceitam que algum material seja colocado sobre sua superfície, por isso, as pessoas que estão construindo devem conhecer as marcas disponíveis no mercado e quais as opções que elas oferecem.

Mas, vamos falar das aplicações que devem ser feitas seguindo o passo a passo a seguir:

  • Primeiramente, devemos retirar toda a pintura antiga da casa;
  • Depois, lixamos o reboco e esperamos ele secar completamente;
  • Após fazer isso, preparamos o impermeabilizante que será passado sobre a camada de cimento de acordo com as indicações de cada fabricante;
  • Por último, aplicamos, com o auxílio de um pincel, o impermeabilizante na parede.

Isso pode ser feito por qualquer pintor, mas não é recomendável para quem nunca trabalhou com isso, afinal, não pode deixar a parede aparente, pois, caso isso aconteça, as chances de infiltração continuam altas.

Outras formas de como resolver problemas de infiltração nas paredes de casa

Para sabermos outras formas de como resolver problemas de infiltração nas paredes de casa, precisamos entender o que pode ter causado esse problema e solucioná-lo antes que aumente o problema.

Abaixo, vamos falar de algumas possibilidades de infiltração e como resolvê-las antes que o estrago aumente.

Rompimento de tubos

Esses são os principais problemas que trazem infiltração para as paredes de um imóvel, por isso, devemos estar atentos às paredes muito molhadas, pois, as chances de infiltração até em paredes impermeabilizadas é grande.

Para solucionar este problema, devemos encontrar o tubo quebrado que está causando o problema e realizar a troca, para depois rebocar e impermeabilizar a área novamente.

Quebra de telhas

Uma outra causa que é muito frequente é a quebra do telhado, ocasionando a infiltração de cima para baixo.

Nesse caso, a água da chuva enche a laje e a água corre pelos tijolos do teto ao chão, causando infiltração em diversas partes da parede.

Quem já viu uma parede coberta por mofo e sabe que não passa encanamento por ali, consegue entender facilmente que a infiltração, nesse caso, é do teto.

Para solucionar esse problema, devemos fazer a impermeabilização flexível de lajes e trocar as telhas quebradas.

Pisos malfeitos

Ocorre muito e quem pensa em como resolver problemas de infiltração nas paredes de casa, deve considerar que esse problema pode vir de pisos malfeitos também, principalmente em sobrados e prédios.

A água dos banheiros do andar superior se infiltra por fissuras no piso ou nas brechas que não foram bem impermeabilizadas, molhando as paredes e o teto do andar abaixo.

Para resolver isso, precisamos consertar os revestimentos do andar superior, e, caso seja um prédio, devemos entrar em contato com um síndico, já que, como se trata de outro morador, não cabe a nós saber como resolver problemas de infiltração nas paredes de casa, sendo essa responsabilidade do vizinho acima.

Fonte: Lucas FBS


Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ultimas Notícias

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

+ Acessadas da Semana