Conecte-se conosco




Agronegócio

Como está a produção de etanol no Brasil?

Publicado

em


Como está a produção de etanol no Brasil, sendo que somos um dos maiores vendedores dessa matéria no mundo é do que vamos tratar neste artigo.

Estamos na segunda colocação dos países que mais produzem etanol mundialmente, mas diferentemente dos americanos, que são os maiores, nós usamos cana-de-açúcar, ao invés de milho, no processo de fermentação que gera o álcool dos postos de combustível.

A vantagem da cana é que usamos menos espaço para o plantio, enquanto o milho usa uma área muito mais extensa de plantação.

O início da exploração do álcool por aqui remonta aos anos 1920, ano em que começaram os estudos, e essas ações foram feitas durante o governo de Getúlio Vargas, presidente brasileiro à época.

Mais tarde, em 1975, foi criado o Programa Nacional do Álcool e o objetivo era a diminuição do uso de combustíveis oriundos do petróleo, que tinha sido recém descoberto.

Embora esse programa, chamado de Pró-Álcool, tenha sido eficaz para o Brasil, o etanol ainda não se tornaria popular, já que precisava de grandes subsídios do governo para ser implantado no dia a dia das pessoas.

Como está a produção de etanol no Brasil nos dias de hoje?

Hoje em dia, o etanol é muito importante para a economia como substituto para os combustíveis fósseis, já que o tema sustentabilidade está em alta e a baixa taxa de poluição faz com que o etanol seja o queridinho dos ambientalistas.

É tão comum o uso de álcool nos dias de hoje, por causa de uma combinação de diversos fatores:

  • Montagem de automóveis flex;
  • Mudança do combustível perante os problemas recorrentes de corrosão em motores movidos a álcool;
  • Espalhamento das teorias voltadas para conter o aquecimento global ao redor do mundo, com redução de emissões de gases;
  • Investimento público e da iniciativa privada em tecnologia de ponta voltada para os biocombustíveis;
  • Aumento das preocupações com o meio ambiente.

Por isso, atualmente somos consumidores internos desse produto e, além disso, ainda exportamos parte de nossa produção para os países internacionais.

O que aconteceu com a geografia com a produção de etanol?

Quando pensamos sobre como está a produção de etanol no Brasil, devemos lembrar que houve aumento na produção no campo referente a cana-de-açúcar e a nossa cultura dessa commodity aumentou muito, a ponto de pressionar as plantações de soja.

Entre os principais estados produtores de cana voltada para a criação de combustíveis sustentáveis estão Minas Gerais, Mato Grosso e São Paulo.

Isso aumentou muito a produtividade das plantações e isso repercutiu em toda a nação brasileira que viu seus postos de combustíveis lotados de veículos abastecendo com essa matéria prima sustentável.

A plantação de soja ainda é a majoritária no Brasil, mas é comum encontrar produções de cana-de-açúcar espalhadas por toda nação e isso muda totalmente a imagem geográfica nacional.

Produtividade do álcool no Brasil

O Brasil confirmou a sua maior produtividade, com 35,6 bilhões de litros de álcool na safra de 2020.

Essa é a maior produção desse biocombustível na história brasileira e representa um aumento de 7% comparado com o ano passado.

O etanol  anidro é utilizado na mistura com a gasolina e teve aumento para 10,1 bilhões de litros no ano.

O total de etanol hidratado  teve aumento para 23,9 bilhões de litros, enquanto o que deriva do milho cresce 125% em sua produção comparada com o ano anterior.

Mais uma vez, o Sudeste foi o responsável pelo aumento na produção com acréscimo de 1,8 milhões de hectares de plantação.

No Nordeste, as condições do clima também foram mais favoráveis para o aumento na produção dessa matéria prima e, dessa forma, colheu cerca de 49,1 milhões de toneladas em 2020, um aumento de 10,5% na produção.

Mas, quem quiser saber como está a produção de etanol no Brasil no Sul, saiba que, por lá, as produções foram reduzidas, com uma diminuição das áreas plantadas na escala de 6,7%.

Benefícios do etanol

E, além de ser um produto que traz muito dinheiro para nossa nação, esse combustível ainda traz muitos benefícios para o povo brasileiro.

Abaixo, citaremos algumas vantagens de trocar a gasolina pelo etanol:

Redução dos custos de produção

Seja em uma caldeiraria, seja uma empresa automotiva, os custos para manter as máquinas em funcionamento são bem reduzidos quando utilizamos álcool em  lugar dos combustíveis fósseis, afinal, esse produto é feito no mercado interno, então sua distribuição é menos custosa para as empresas que precisam gerar energia por meio do uso dessas substâncias.

Sustentabilidade

Quem pensa em como está a produção de etanol no Brasil, sabe que isso tem influência na sustentabilidade, já que, por ser uma energia limpa, ela emite menos poluentes no meio ambiente e isso já faz com que seja a melhor opção para os automóveis poluidores.

Fonte: Lucas FBS


Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ultimas Notícias

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

+ Acessadas da Semana