Conecte-se conosco


Economia

Suframa bate recorde no Gov Bolsonaro em investimentos na Amazônia: 7,9 bilhões

Publicado

em


O Presidente Bolsonaro é um entusiasta no desenvolvimento da Amazônia por meio de ações de investimento e tecnologia”, destacou o General Polsin e o representante do Ministério da Economia o Sr. Carlos Costa na reunião do Conselho da Suframa que está sendo realizada em Porto Velho, capital de Rondônia. São 7,9 bilhões de investimentos de indústrias e empresas na região amazônica e o apoio do Governo Federal é indispensável para que novas tecnologias sejam desenvolvidas gerando emprego e renda.

O Governo Federal por intermédio da Suframa realiza nesta quinta-feira, 21 de outubro, a 300ª Reunião Ordinária, Conselho de Administração que tem como superintendente o General Sr. Algacir Polsin, que frisou a preocupação que o Presidente Jair Bolsonaro tem para com a região amazônica em seu desenvolvimento pleno.

Rondônia foi escolhida para sediar o evento que ocorre na capital Porto Velho e tem a participação, além do corpo gestor da Suframa, dos governadores dos Estados da Amazônia Legal: Coronel Marcos Rocha, governador de Rondônia como o anfitrião, governador do Amazonas Wilson Lima e demais dirigentes de órgãos governamentais, entidades de classe e parlamentares.

Reunião da Suframa no Golden Plaza Hotel em Porto Velho. Créditos> Suframa.

A reunião está sendo presidida pelo secretário especial de Produtividade e Competitividade do Ministério da Economia, Carlos Da Costa, que reforçou o posicionamento do General Almeida e frisou que o Governo do Presidente Jair Bolsonaro tem recorde de investimentos na Amazônia em tão curto período, mesmo com as dificuldades da pandemia.

Ao todo são 31 projetos industriais e outros 19 de diversificação, ampliação ou atualização. São 7 bilhões de reais de investimentos, destacando-se o projeto das motocicletas elétricas. Samsung e Britânia também apresentaram suas propostas no evento.

É a primeira reunião fora de Manaus, sede da Zona Franca desde 2018 e Porto Velho foi escolhida pela sua potencialidade e crescimento. Serão três anos de aplicação do que está sendo discutido hoje na reunião do Conselho da Suframa.
Ampliação da fabricação de celulares, produção de motos elétricas e de cristão líquido para monitores e TV são os novos projetos de ampliação e implantação no âmbito da Zona Franca de Manaus.

A Voltz Motors da Amazônia Ltda, vai diversificar a produção de motocicletas elétricas, com expectativa de geração de 218 novos postos de trabalho e investimentos de R$ 54 milhões já para 2022. Após o período inicial, outros 100 milhões de reais serão destinados à ampliação das motos elétricas. Os modelos da marca, claro, usarão motores elétricos e baterias de lítio. A Voltz destacou a importância do apoio do Governo Federal que através da Suframa é o parceiro do projeto.

Na configuração mais potente, com duas baterias de lítio de 60V, a scooter EV1 alcança os 100 km de autonomia, mas não ultrapassa os 60 km/h. Já no EV1 Sport, é capaz de percorrer 175 km com a carga completa da bateria, e a velocidade máxima atinge os 75 km/h.

Presidente Bolsonaro durante reunião da Suframa em 2019.

Por fim, a EVS oferece duas baterias de 72V, que garantem autonomia de 180 km. Tal como uma moto de 160 cc, a street elétrica da Voltz acelera de zero a 60 km/h em 6 segundos, e chega aos 120 km/h. Conforme informações da fabricante, o motor gera até 3.000W de potência.

Para fazer a recarga, basta plugar as motocicletas em tomadas convencionais. Dessa forma, leva-se cerca de 5 horas para a bateria atingir a carga completa.

As empresas instaladas no Polo da Zona Franca de Manaus são beneficiadas pelo Governo Federal através de incentivos fiscais e apoio institucional. 

Entre os projetos em pauta está o de produção de motos elétricas (Arte: Fábio Alencar/Suframa)

Fanpage: @JORNALISTAVICTORIABACON


Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ultimas Notícias

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

+ Acessadas da Semana