Conecte-se conosco


Política

Governo de Rondônia recebe visita do cônsul-geral do Japão

Publicado

em


Objetivo da visita é fortalecer o relacionamento institucional entre Japão e o Estado de Rondônia

O Governo de Rondônia recebeu nesta quinta-feira (7), no Palácio Rio Madeira (PRM), em Porto Velho, a visita institucional do cônsul-geral do Japão em Manaus, Masahiro Ogino. Foi a primeira visita do representante japonês ao Estado, após assumir o cargo em junho de 2021. 

Masahiro Ogino foi recebido pelo secretário de gabinete da governadoria, coronel Raulino Ferreira, pelo guia de turismo da Superintendência Estadual de Turismo (Setur), Isaías Gomes e pelo gestor da Superintendência Estadual de Desenvolvimento Econômico e Infraestrutura (Sedi), Sérgio Gonçalves, representando o governador Marcos Rocha.

Durante a visita, foram tratados interesses mútuos sobre as relações comerciais, trocas culturais e Educação.

Superintendente da Sedi falou sobre retomada econômica pós-pandemia

Sérgio Gonçalves, acentuou que a comunidade japonesa em Rondônia possui grande participação nos negócios do Estado.

“São muitos empresários que prestam serviços, gerando empregos na prática dos bons negócios. O governador Marcos Rocha é sensível a questão do desenvolvimento econômico no Estado. Isso envolve a Educação, Cultura, geração de empregos, Segurança, Saúde, e sempre direcionou para que tivéssemos a melhor relação com o comércio internacional”, declarou o superintendente da Sedi.

Gonçalves pontuou que a visita do cônsul japonês foi providencial para estreitar o relacionamento, sendo importante a parceria nipônica com o Estado, citando ainda o “Rondônia Day”, onde são apresentadas todas as potencialidades comerciais.

O cônsul-geral do Japão, Masahiro Ogino, agradeceu ao Governo do Estado pela receptividade e disse que o apoio de Rondônia a comunidade Nikkei é valioso, lembrando ainda que desde a década de 1950, os japoneses já eram presentes em terras rondonienses.

Masahiro citou que atualmente, são cerca de 85 mil japoneses que partilham suas vidas e a maioria deles, vieram de outros Estados do país. Ainda pontuou que a Associação Cultural Nipo-brasileira de Rondônia, o Nikkey Club, tem um papel muito importante para o ensino da língua japonesa e a apresentação da cultura nipônica, oferecendo importante contribuição e desenvolvimento no Estado.

O representante japonês colocou o consulado à disposição, ajudando a cooperar no desenvolvimento do país, sendo úteis aos residentes nipônicos, com ações que promovam os costumes e tradições japonesas.

No encerramento da reunião, Masahiro Ogino entregou um presente da comunidade japonesa ao superintendente da Sedi, Sérgio Gonçalves, que em seguida entregou ao cônsul, um presente do “Invest Rondônia” e um kit da Setur e colocou o Estado à disposição do consulado japonês para eventuais visitas oficiais e convidou o titular da pasta a fazer uma visita a Manaus, no Amazonas.

MASAHIRO OGINO

Desde que ingressou no Ministério dos Negócios Estrangeiros do Japão, em 1987, tem se dedicado ao fortalecimento das relações entre o Japão e a América Latina.

Em 2018, antes de se tornar cônsul-geral, durante os 110 anos da Imigração Japonesa ao Brasil, Mashiro Ogino esteve no Brasil quando acompanhava a visita da princesa Mako de Akishino. Na ocasião, Masahiro visitou várias regiões do país, incluindo a cidade de Manaus.

Ogino ficou encantado pela grandeza e diversidade do Brasil, assim como admirado pela presença de comunidades Nikkey, ou seja, pessoas descendentes ou nascidas no Japão, que moram no país.

 AÇÕES DO CONSULADO

Os estados do Amazonas, Roraima, Rondônia e Acre estão sob jurisdição do Consulado-geral do Japão em Manaus. O consulado trata de casos envolvendo cidadãos brasileiros no exterior, como repatriações, prisões, hospitalizações e prestam serviços a brasileiros, entre outras funções.


Fonte
Texto: Richard Neves
Fotos: Ésio Mendes
Secom – Governo de Rondônia


Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ultimas Notícias

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

+ Acessadas da Semana