Conecte-se conosco




Agronegócio

Aumento da temperatura fortalece Streptococcus como desafio para piscicultores

Publicado

em


Monitoria e vacinação são essenciais para evitar prejuízos

SANPHAR-Piscicultura-Aumento da temperatura fortalece Streptococcus como desafio para piscicultores. Monitoria e vacinação são essenciais para evitar prejuízos-foto-Paulo-Ceccarelli

A chegada dos meses mais quentes do ano traz, também, alteração dos desafios sanitários enfrentados pela piscicultura. De acordo com o biólogo Paulo Ceccarelli Jr., coordenador técnico de vendas Acqua SANPHAR/IPEVE, assim como em temperaturas mais frias a incidência da bactéria Francisella é maior, a chegada da temporada primavera/verão é ideal para o aparecimento de infecções causadas pela bactéria Streptococcus na criação de peixes. “As mudanças climáticas criam a necessidade de atenção redobrada por parte dos piscicultores. A realização de monitorias sanitárias periódicas permite não apenas a identificação do problema e os índices zootécnicos relacionados, como também quais são os sorotipos circulantes na temporada”, destaca Cecarelli Jr.

O especialista da SANPHAR explica que as mudanças de sorotipos são influenciadas por diversos fatores, como aumento da temperatura das águas, o que provoca elevação das concentrações e acúmulo de gases tóxicos na água. Esse fator – além do aumento da densidade de peixes por área – provoca risco de estresse, o que diminui a imunidade do lote e provoca maior vulnerabilidade às doenças. “Esse tipo de bactéria só se expressa quando encontro condições favoráveis”, completa.

Ele afirma que, muitas vezes, as vacinas disponíveis podem não surtir o efeito esperado para proteção dos animais, já que seus antígenos são para cepas específicas. “Vacinas autógenas são produtos biológicos customizados e desenhados para cada desafio. Dessa forma, sempre que houver um novo desafio sanitário, as sementes vacinais são atualizadas para que se tenha a máxima eficiência do produto naquela propriedade”, finaliza o especialista da SANPHAR.

O IPEVE, laboratório de diagnósticos da SANPHAR Saúde Animal, produz vacinas autógenas e oferece uma série de serviços, entre os quais um programa de gestão sanitária, que acompanha o desempenho dos animais, produção e demais índices zootécnicos, com monitoria periódica, conforme as necessidades de cada propriedade.

Por: Gabriela Salazar/ STA PRESS


Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ultimas Notícias

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

+ Acessadas da Semana