Conecte-se conosco




Geral

Primavera chega. O que isso pode significar para a crise hídrica no Brasil?

Publicado

em


Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

A primavera chega oficialmente ao Brasil na próxima quarta-feira, 22 de setembro. A estação marca o retorno das chuvas regulares pelo País, principalmente a partir do mês de outubro.
Neste início, os altos níveis de chuva são esperados em uma faixa que se estende desde o oeste do Amazonas e Acre até a Região Sudeste do País, passando pelo Centro-Oeste. Apenas no mês de dezembro que os níveis se intensificam e também atingem o Nordeste brasileiro.

Em relação às regiões com baixos níveis de reservatórios, Andrea Ramos, meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia, o Inmet, explica que o cenário ainda pode ser difícil de se reverter por se tratar de um problema que se estabelece há anos.

“Nessas bacias, nós estamos há pelo menos quatro anos com chuva abaixo da média, por isso que estamos nessa questão de crise hídrica. A questão maior é que foram anos com chuva abaixo da média e você vai acumulando, ao longo dos anos, esse déficit.”

Segundo a Agência Nacional de Águas, quinze estados brasileiros tiveram a seca intensificada neste ano. Entre eles estão o Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo.

Reportagem, Poliana Fontenele

Fonte: Brasil 61


Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ultimas Notícias

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

+ Acessadas da Semana