fbpx
Conecte-se conosco

Educação

Governo lança Concurso de Redação: Policial, herói da vida real

Publicado

em

O Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) em parceria com a Secretaria de Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), realizou na manhã de sábado (11), o lançamento do 1º Concurso de Redação, “Policial, herói da vida real”. O evento ocorreu no Núcleo de Operações Aéreas (NOA), em Porto Velho. A ação tem como público-alvo estudantes do 6º ano do ensino fundamental de 35 escolas estaduais que pontuaram no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) em 2019.

Com a finalidade de promover um Dia das Crianças diferenciado, com premiações que serão entregues no dia 12 de outubro, o concurso tem como objetivo realizar a interação de ideias e compartilhar conhecimento em relação à importância da polícia comunitária no meio social, no município de Porto Velho.

A subgerente de Ensino Fundamental da Seduc, Mary Katia, destacou a importância da ação para ampliar os laços entre o poder público e a comunidade civil organizada. “A escrita auxilia na capacidade de raciocínio, além de ensinar e permitir reflexões sobre temas importantes da sociedade, como abordado no concurso”.

O secretário da Educação, Suamy Vivecanda, afirmou que o momento é propício para incentivar a escrita e evidenciou o valor da cooperação entre Secretarias de Estado para a promoção de projetos de incentivos à sociedade. “Temos o compromisso humano de exaltar o trabalho daquelas pessoas que estão promovendo a segurança dos trabalhadores, de todos sem olhar a quem, e estimular a criatividade dos estudantes”.

“Hoje é um momento especial e importante para educação e comunidade como um todo. Poder propiciar esse trabalho e permitir que haja um dia das crianças diferenciado é de grande alegria, além de compartilhar do conhecimento em relação à importância da polícia comunitária”, agradeceu pela cooperação com a Seduc, o secretário da Sesdec, José Hélio Cysneiros Pachá.

As inscrições serão feitas nas instituições de ensino que os estudantes estão matriculados, devendo ter a assinatura dos pais e do professor orientador. A autorização do responsável é essencial em virtude do uso de imagem e do passeio de helicóptero que faz parte da premiação.

PREMIAÇÃO

A premiação está programada para o dia 12 de outubro nas dependências do NOA, com a presença de autoridades civis e militares.

Os prêmios serão individuais, entregues no local e concedidos por classificação em 1º, 2º, 3º e 4º lugares distribuídos da seguinte maneira:

1° lugar: Notebook + passeio de helicóptero

2° lugar: Tablet + passeio de helicóptero

3° lugar: Celular + passeio de helicóptero,

4º lugar: Bicicleta + passeio de helicóptero

O professor(a) orientador(a) também será premiado nas quatro classificações com os seguintes prêmios:

1° lugar: Notebook

2° lugar: Tablet

3° lugar: Celular

4º lugar: Bicicleta

Confira a lista de escolas participantes: http://www.rondonia.ro.gov.br/publicacao/escolas-participantes-concurso-de-redacao-policial-heroi-da-vida-real/


Fonte
Texto: Valéria Rodrigues e Ananda Carvalho
Fotos: Valéria Rodrigues
Secom – Governo de Rondônia

Clique para comentar

Deixe seu comentário

Educação

Prepare-se pro Megavestibular Estácio em Alta Floresta confira

Publicado

em

Aqui, você tem a chance de fazer a sua graduação com até 70% de bolsa no Curso todinho. E isso mesmo na Estacio ate 70% de desconto E voce pode optar em pagar R$ 49,00 nos primeiros meses.

Marque sua prova de vestibular para sexta ou sabado.

O sonho da sua graduação está mais perto do que você imagina.

Saiba mais e inscreva-se pelo site www.estacio.br

Ou ligue = 3641-3235 ou WhatsApp 98416-3656. 98454-4390.

Estácio polo EAD Alta Floresta D’Oeste na Escola MaranataSmart.

Continue lendo

Educação

Em Boa Vista/RR, Sec de Educação de Santa Luzia representa Ro em encontro

Publicado

em

A senhora Luslarlene Umbelina de Souza, secretaria de Educação do município de Santa Luzia D’Oeste, presidente do  UNDIME – União dos Dirigentes Municipais de Educação de Rondônia,  esteve no município de Boa Vista, no Estado de Roraima do dia 1º a 3 deste mês participando de um evento  com o tema “AÇÕES DA EDUCAÇÃO BÁSICA” juntamente com o secretario estadual de educação senhor Suamy Vivecanda Laecerda.

O evento contou com representantes dos estados de Rondônia, Acre, Amapá, Tocantins, Amazonas, Pará e Roraima, estiveram presentes no evento seis técnicos de diversos setores do MEC/FNDE, onde ouviram as demandas dos estados e fizeram compromisso em contribuir com projetos das reivindicações. O objetivo do encontro regional foi apresentar os desafios e construir uma agenda conjunta de ações coordenadas para a Educação Básica do Norte do Brasil, levando em consideração as especificidades e peculiaridades de cada localidade.

“Este evento foi de suma importância para o avanço da educação na região norte, pois sabemos que essa região tem suas particularidades em relação às demais regiões do Brasil e que precisa ter um olhar especial por parte do Governo Federal”. Agradeço o apoio incondicional do prefeito Jurandir de Oliveira e do vice-prefeito  Usney Cleiton  da Silva “Nei”, por estar sempre buscando o melhor para a educação de Santa Luzia e acreditando em meu trabalho e  a oportunidade de buscar melhorias para a educação além de levar o nome deste município para outros estados do Brasil. Agradeço ainda aos 51 municípios de Rondônia através dos seus Secretários de educação que confiaram a mim para representá-los através da UNDIME.

Orgulho de ser de Rondônia! Orgulho de ser de Santa Luzia! Orgulho de ser UNDIME\RO.

                        

Redação. Angela Ferla

Continue lendo

Educação

Escolas vão ter programação especial alusiva à Semana da Pátria

Publicado

em

Colégio Tiradentes da Polícia Militar – CTPM IV (antiga escola Júlio Guerra) Foto Arquivo da Escola antes da pandemia

A programação alusiva a Semana da Pátria, que esse ano comemora os 199 anos da Independência do Brasil, não contará com os tradicionais desfiles de 7 de setembro com a participação das escolas, entidades, universidades e forças de segurança, devido à suspensão das atividades desde março de 2020 por causa do estado de calamidade pública causado pela pandemia do coronavírus. As atividades presenciais nas escolas foram retomadas somente no último dia 9 de agosto com base no Plano de Retorno às Aulas, elaborado pelo Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), em cooperação com os órgãos de controle e outras entidades públicas e civis organizadas.

Atividade realizada na quadra poliesportiva, antes da pandemia de covid-19

Em Ji-Paraná, a programação desse ano será bem diferente, quando comparada com a de 2019, com desfile pelas principais ruas e avenidas da cidade. Atos cívicos, como hasteamento das bandeiras, execução do Hino Nacional e atividades on-line, marcam a programação desse ano, nas escolas militarizadas do município: Colégio Tiradentes da Polícia Militar (CTPM IV); antiga escola Júlio Guerra, e CTPM VI; antiga Lauro Beno. Além desdes, a Prefeitura Municipal, Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Secretaria Municipal de Educação e Batalhão da Policia Militar.

Sobre os objetivos da ação, a coordenadora regional de Educação, explica, “nesta semana que antecede o feriado, as escolas da rede estadual realizam atividades que reforçam o papel a cidadania. É importante que esse trabalho seja contínuo durante todo o ano e que se trabalhe o civismo de maneira interdisciplinar e, assim, conscientizar os nossos alunos para que eles se tornem cidadãos ativos na sociedade”, disse a coordenadora, Rosangela Marum.

Em meio à pandemia, as escolas se reinventaram, o bom exemplo vem do Colégio Tiradentes da Polícia Militar (CTPM IV). “Os trabalhos por aqui serão apresentados por turma, na ferramenta do google, o  classroom, no período de 1 a 5 de setembro. Objetivamos incentivar a reflexão sobre o que mais chamou a atenção dentro dos estudos apresentados, que após uma exposição na turma virtual, os alunos realizarão uma votação”, diz diretora da CTPM IV, Ten. PM Maria Gracinete.

A diretora explica ainda que os trabalhos mais votados serão publicados no dia 6 de setembro no instagran do colégio, para uma votação entre todas as turmas, culminando com apresentação de músicas, vídeos, cartazes e slides, preparados pelos alunos.

Última participação do estudantes no desfile de 7 de setembro em 2019

A programação inclui ainda hasteamento das bandeiras e execução do Hino da Independência, para que os alunos reflitam sobre a emancipação do Brasil, com a letra do poeta e jornalista Evaristo da Veiga e música do maestro Marcos Portugal.“Os versos do Hino da Independência transmitem esse desejo pela liberdade e pela nacionalidade. O hino teve, em 1824, nova melodia composta por D. Pedro I, a que conhecemos hoje”, declarou a estudante Samara Lunas do 2º ano.

Ainda sobre as atividades da Semana da Pátrica, a diretora pedagógica da CTPM IV, Nídia Estelita especifica o “7 de setembro”, “este dia é o dia da Independência do nosso Brasil. É papel da escola fazer com que os alunos não esqueçam a importância, não apenas da data, mas do seu papel como cidadão. O nosso país merece todas as comemorações possíveis. Nesse momento de crise, estes eventos, são importantes para elevar a autoestima do povo brasileiro,” afirma a pedagoga.

A programação da Prefeitura de Ji-Paraná começa no dia 01/09 no 2º Batalhão da Policia Militar com abertura da Semana da Pátria e momento cívico. No dia 02/09, na Prefeitura Municipal, haverá momento cívico; dia 03/09 programação com ato cívico na Secretaria de Educação e dia 06/09 finalizando na Coordenadoria Regional de Ensino.


Fonte
Texto: Wilson Neves
Fotos: Arquivo do Colégio Tiradentes da Polícia Militar – CTPM IV
Secom – Governo de Rondônia

Continue lendo
--Publicidade--

Ultimas Notícias

--Publicidade--

Publicidades

Agronegócio

Policial

Internacional

Tendências

%d blogueiros gostam disto: