Conecte-se conosco


Meio Ambiente

As inscrições estão abertas, 3º webinário da série sobre desenvolvimento da Amazônia

Publicado

em


Com o tema “Recuperação da Cobertura Vegetal e sua importância para Conservação da Biodiversidade”, o evento será dia 17 de agosto e é gratuito

A inscrição para garantir sua vaga na aula online e receber certificado de participação no evento pode ser feita pelo link: https://bit.ly/inscrição-webinário-wa. O webinário será no dia 17 de agosto, a partir das 16h (horário de Brasília), pelos canais digitais do Centro de Estudos Rioterra no Youtube e no Facebook, simultaneamente.

O tema deste terceiro encontro será a “Recuperação da Cobertura Vegetal e sua importância para Conservação da Biodiversidade”, um assunto estratégico e fundamental para conservação da biodiversidade e combate às mudanças climáticas no planeta.

Com o avanço do desmatamento, encontrar modelos mais eficientes para a restauração florestal tem sido o trabalho de vários pesquisadores ao redor do mundo e, neste encontro, três especialistas irão compartilhar descobertas científicas recentes e inovadoras sobre o tema. E ao final das apresentações dos palestrantes, os participantes poderão fazer perguntas e sanar dúvidas.

O coordenador de projetos da Rioterra, geógrafo e pós doutor em dinâmicas de carbono em solos tropicais pelo Setor de Ciências Agrárias, Alexis Bastos, fará a apresentação inicial do tema e será o mediador do encontro, integrando os conteúdos elaborados pelos convidados a partir de uma perspectiva que busca soluções para o desenvolvimento sustentável da região amazônica.

CONVIDADOS

Antônio Laffayete, engenheiro florestal pela Universidade Federal de Santa Maria, mestre em Botânica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, doutor em Biologia Vegetal pela Universidade Estadual de Campinas e, atualmente, professor na Universidade Federal de Rondônia, abordará o tema “Regeneração Natural X Recuperação Ativa, o que Mostram as Experiências”.

Douglas Charles Daly, doutor em Biologia Vegetal, diretor do Institute of Systematic Botany e curador do Amazonian Botany, no New York Botanical Garden, fará sua participação no evento com o tema “Importância da Identificação Botânica para Recuperação da Cobertura”.

A engenheira florestal Danielle Celentano abordará o tema “Métodos de Recuperação: Como Criar Ambientes Biodiversos”. Mestre em Manejo e Conservação de Florestas Tropicais e Biodiversidade pelo CATIE na Costa Rica e Doutora em Biodiversidade e Biotecnologia pelo Programa Bionorte, Danielle é gerente sênior de Restauração de Paisagens Florestais da Conservação Internacional (CI- Brasil), secretária executiva da Aliança pela Restauração na Amazônia e professora associada ao Programa de Pós-Graduação em Agroecologia na Universidade Estadual do Maranhão. 

COBERTURA VEGETAL

Este é o termo usado para descrever as formas de vegetação, nativas ou plantadas, de uma área e representa a principal proteção da região onde está inserida. É a cobertura vegetal adequada que evita a erosão do solo e o assoreamento de fontes de água. É responsável também pelo equilíbrio da temperatura local e contribui com a preservação de fauna e flora de uma região.

Cerca de 20% da cobertura vegetal da Amazônia já foi alterada pela ação humana. Recuperar essa vegetação nativa é imprescindível em ações de combate às mudanças climáticas e para a manutenção dos serviços ecossistêmicos, fundamentais na geração de oportunidades econômicas e de combate à vulnerabilidade social.

Inscreva-se e participe!

Tema: Recuperação da Cobertura Vegetal e sua importância para Conservação da Biodiversidade

Quando: terça-feira, 17 de agosto

Horário: 16h

Inscrição: https://bit.ly/inscrição-webinário-wa

Onde:

Youtube: CES Rioterra

facebook.com/cesrioterra


Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ultimas Notícias

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

+ Acessadas da Semana