fbpx
Conecte-se conosco

Educação

Governo anuncia execução do Plano de Retorno das Aulas Presenciais para o dia 9 de agosto

Publicado

em

Salas de aulas terão distanciamento de 1 metro entre as carteiras para o retorno gradual das aulas presenciais

O Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), anunciou nesta terça-feira (20), a execução do Plano de Retorno das Aulas Presenciais na rede pública estadual de ensino para o próximo dia 9 de agosto de 2021.

O Plano foi elaborado pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e contou com a cooperação dos órgãos de controle e outras entidades públicas e da sociedade, respeitando os protocolos sanitários, visando a segurança dos trabalhadores em educação, assim como dos estudantes. No próximo dia 27 de julho será feito o acolhimento do professores e servidores das escolas.

O retorno das aulas presenciais nas unidades públicas estaduais de ensino será de forma híbrida (presenciais e não presenciais para os estudantes) e gradual. Inicialmente retorna 25% da capacidade da sala de aula mantendo o distanciamento de 1 metro entre as carteiras. Serão priorizados os 2º, 5º, 6º e 9º ano do ensino fundamental e 3º ano do ensino médio. E os professores terão sua carga horária dividida entre atividades presenciais e não presenciais para que não haja sobrecarga de trabalho.

Cada família tem a opção de retornar às atividades dos estudantes nas escolas ou manter os estudos em casa, pois as unidades escolares permanecerão ofertando as aulas remotas e atividades impressas.

“Aqueles que retornam as rotinas presenciais nas escolas da rede pública estadual, vão encontrar um ambiente adaptado, com novos lavatórios, Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), álcool líquido e em gel, e tudo que for necessário para seguirmos bravamente esse período diferente da nossa história”, disse o governador Marcos Rocha.

Durante todo esse período em que as escolas estiveram fechadas, o Governo do Estado aproveitou para adaptar a escolas públicas estaduais para o novo normal, de acordo com as orientações exigidas pelos órgãos de controle de saúde sanitária para atender à comunidade escolar neste retorno com mais segurança, visando resguardar a saúde dos estudantes e profissionais da educação.

Assim como o Plano de Retorno, a Seduc já disponibilizou em seu site oficial o Plano de Operacionalização do Retorno às Aulas Presenciais, na área de Ações da Seduc voltadas à covid-19, menu de Planos e Protocolos, disponível para todos.


Fonte
Texto: Cléber Souza
Fotos: Cléber Souza
Secom – Governo de Rondônia

Clique para comentar

Deixe seu comentário

Educação

Empresários fazem doação de um pulverizador pro Colégio CTPM XI de Alta Floresta Ro

Publicado

em

O presidente da comissão de implantação do Colégio CTPM XI de Alta Floresta o senhor Alexsandro Rocha juntamente com o diretor major Marcos e a Diretora pedagógica claudiane vem a público agradecer a todos os empresários local pela doação de um pulverizador pro Colégio muito obrigado a todos.

Fonte: Florestanoticias.com

Continue lendo

Educação

Escritora brasileira divulga língua portuguesa mundo afora

Publicado

em

A jornalista e escritora Isa Colli é um exemplo de que é possível romper barreiras e até fronteiras com foco e determinação. Isso mesmo. A brasileira, negra, nascida em cidade do interior, que já morou em comunidade e trabalhou como cabeleireira e maquiadora, deu sua primeira guinada na vida quando se formou em jornalismo e passou a atuar na profissão.

A segunda guinada, há dez anos, foi quando Isa decidiu se lançar na carreira de escritora. Em 2014, foi morar na Bélgica e, em 2018, abriu a editora Colli Books. Estabelecida no exterior e com trabalho literário reconhecido pelo público e pela crítica, Isa começou a lutar pela realização de um sonho: usar seu próprio selo para divulgar a língua portuguesa no exterior.

Com trabalho de formiguinha, a escritora vem conquistando cada vez mais o coração dos leitores brasileiros que vivem fora do país, mas sentem saudade de estar próximos da língua nativa. Por meio da Colli Books, Isa passou a se engajar em projetos de vários brasileiros ao redor do mundo para valorizar o português como língua de herança.

Para facilitar o acesso aos seus livros e, dessa forma, colaborar para manter a cultura literária viva no dia a dia dos filhos de brasileiros mundo afora, ela buscou parceiros com a mesma linha de pensamento para desburocratizar e facilitar esse acesso. A empresa americana Buobooks faz exatamente esse trabalho. Toda a obra de Isa está disponível neste site.

Outra parceira é a com a Paixão Brasil Books, livraria virtual que oferece livros e dicas para ajudar crianças que vivem no exterior a falar português.

“Esse trabalho é muito gratificante. Eu moro há 8 anos na Bélgica e senti na pele essa dificuldade de adquirir livros brasileiros quando cheguei aqui. Era tudo muito caro devido aos custos de transporte. Quase não havia opção. Hoje, a realidade é bem diferente. Me sinto realizada em poder levar aos meus compatriotas o cheiro da literatura brasileira”, diz Isa.

Lançamento

 A autora está lançando no Brasil e na Europa seu novo livro “O Reino do Tempo”. É uma história que ensina às crianças a importância de manter o equilíbrio entre as estações do ano. O novo título traz essa consciência de maneira lúdica e divertida.

Fonte: Mônica Alves e Tais Faccioli  (Ascom)

Continue lendo

Educação

Governo vai entregar Unidades Móveis para a interiorização da Educação Profissional RO

Publicado

em

Escolas Móveis equipadas com laboratórios completos e tecnologia de ponta

Com investimento de quase R$ 9 milhões, o Governo de Rondônia vai entregar, na próxima segunda-feira (12), ao Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional (Idep), quatro unidades móveis que levarão educação profissional a diversos pontos do Estado através de cursos técnicos e de qualificação profissional. A ação possibilitará a interiorização da capacitação profissional com estruturas móveis fabricadas e equipadas especificamente para esse fim, através da “Educação sobre Rodas”.

O projeto faz parte do plano de expansão da educação profissional do Governo de Rondônia, dentro do Planejamento Estratégico 2019/2023, para contribuir na implementação da política de desenvolvimento do Estado, com proposta de ofertar mais de 15 cursos de habilitação técnica que serão desenvolvidos em aproximadamente 120 turmas em todo Estado, além do incremento de cursos de qualificação profissional e formação inicial em mais de 100 cursos diferentes de formação, nas diversas regiões do Estado.

UNIDADES MÓVEIS

As unidades atenderão os municípios de Ariquemes, Candeias do Jamari, Pimenta Bueno e Vilhena

Com 15 metros de comprimento cada, as escolas móveis foram montadas e  fábricas nas cidades de São Paulo (SP) e Curitiba (PR). As unidades estão equipadas com laboratórios completos e tecnologia de ponta, que contemplam os eixos de educação: Produção Alimentícia (que terá aulas sobre panificação e confeitaria); Processamento de Pescado (com curso de piscicultura e frigorífico); Ambiente e Saúde (com aulas de imagem pessoal); e Processos Industriais (com curso de manutenção de máquinas pesadas).

Inicialmente as unidades atenderão os municípios de Ariquemes, Candeias do Jamari, Pimenta Bueno e Vilhena.

“Atualmente, o Idep já chegou a todas as regiões do Estado com disponibilização de vagas em cursos de qualificação profissional e formação inicial em modalidade remota. Com a chegada das unidades móveis poderemos alcançar ainda mais localidades, onde há maior carência da profissionalização naqueles eixos de estudo ou onde há menor atendimento de políticas públicas”, explicou a presidente do Idep, Adir Josefa de Oliveira.

Para o governador Marcos Rocha, a educação profissional é uma das grandes prioridades no desenvolvimento do Estado, pois, por meio dela, é possível oferecer ferramentas à sociedade para contribuir com a transformação do indivíduo e do desenvolvimento econômico e social, com a geração de renda e crescimento profissional.

CURSOS DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL

Na mesma oportunidade, uma turma do Curso de Qualificação Profissional de Assistente de Recursos Humanos, do Eixo Tecnológico Gestão de Negócios, receberá o certificado de conclusão. Serão 40 alunos presentes à cerimônia.

O curso aconteceu de abril a junho de 2021, com carga horária de 160 horas, na modalidade remota.

 Fonte

Texto: Elis Ramos
Fotos: Elis Ramos / Marcus Vinicius e Luiz Gabriel Almeida
Secom – Governo de Rondônia

Continue lendo
--Publicidade--

Ultimas Notícias

--Publicidade--

Publicidades

Agronegócio

Policial

Internacional

Tendências

%d blogueiros gostam disto: