fbpx
Conecte-se conosco

Policial

Governo recebe reforço de mais 70 homens da Força Nacional

Publicado

em

Governo de Rondônia recebe reforço de mais 70 homens da Força Nacional para combater a criminalidade no campo

Com o reforço de mais 70 policiais que concluíram missão no Amazonas a “Operação Rondônia” dobra a capacidade de atuação da Força Nacional no Estado

O Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Segurança, Defesa e Cidadania do Estado de Rondônia (Sesdec) e da Polícia Militar (PMRO), recebeu nesta terça-feira (14) reforço de efetivo da Força Nacional de Segurança Pública para atuar na “Operação Rondônia”, que está em andamento desde junho. A recepção foi feita pelo secretário da Sesdec, José Hélio Cysneiros Pachá, e pelo comandante geral da PMRO, coronel Alexandre Luís de Freitas Almeida, na Escola estadual Major Guapindaia, em Porto Velho.

A permanência da Força Nacional em Rondônia foi autorizada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, através da Portaria 235, de 14 de junho, com ações de preservação da ordem pública pelo prazo de 90 dias, podendo ser prorrogado por mais 90.

Apesar da portaria permitir apoio amplo, o Governo do Estado tem na “Operação Rondônia” o foco voltado para a paz no campo, podendo, se necessário, empregar o efetivo federal em qualquer outra atividade de segurança pública que inclui o policiamento ostensivo, polícia judiciária e perícia forense.

O secretário da Sesdec, José Hélio Cysneiros Pachá agradeceu, em nome do governador Marcos Rocha, o reforço no efetivo da Força Nacional. “Agora com esses 70 policiais que concluíram missão no Amazonas, temos um total de 140 homens e mulheres que vão aumentar a capacidade de policiamento rural da nossa Polícia Militar e outras missões que forem necessárias”, reforçou o secretário.

As boas-vindas à tropa foram feitas, como de costume, demonstrando toda a força do efetivo da Força Nacional. Do comandante geral da PM, coronel Almeida, o grupo ouviu sobre as peculiaridades da região, principalmente em relação às áreas rurais, possibilitando a Polícia Militar cumprir missões de reintegração de posse. Na atuação específica em regiões de conflito, os resultados obtidos até o momento são positivos, principalmente no que diz respeito a apreensão de armas”, ressaltou o comandante geral.

Secretário da Sesdec e o comandante da PMRO destacaram o reforço da Força Nacional

O comandante da Força Nacional em Rondônia, o Major Inácio Delgado destacou que “a atuação da tropa é dinâmica e se desloca pelo país de acordo com a necessidade e as demandas repassadas pela Secretaria Nacional de Segurança Pública. A maior parte do efetivo que reforça a Operação Rondônia veio de Manaus e outras regiões no entorno de Rondônia. O objetivo é fortalecer as ações em apoio à Secretaria de Segurança do Estado para que a sensação de segurança esteja sempre a mais elevada possível”, enfatizou o comandante.

Com o apoio da Força Nacional no reforço para o enfrentamento à criminalidade no campo, é possível fortalecer equilíbrio para o combate aos demais crimes com o policiamento estadual. As áreas de atuação da “Operação Rondônia” continuam sob sigilo para que a forças empregadas possam surpreender os criminosos, mas o secretário da Sesdec pontuou que algumas regiões vão continuar a receber atenção especial como o Cone Sul, Região de Ponta do Abunã e no entorno da BR-429.

*Contém áudio para rádios nas palavras destacadas


Fonte
Texto: Andréia Fortini
Fotos: Frank Néry
Secom – Governo de Rondônia

Clique para comentar

Deixe seu comentário

Policial

PC deflagra “operação coquetel” em rolim de moura, após roubo em Alta Floresta

Publicado

em

Na manhã desta quarta-feira, 04/07/2021, a Polícia Civil deflagrou a “Operação Coquetel”, desenvolvida para dar cumprimento a 11 medidas cautelares determinadas pelo Poder Judiciário de Alta Floresta D´Oeste/RO. No todo foram expedidos 5 mandados de prisão e 6 mandados de busca.

A operação foi desencadeada após a prática do crime de roubo, ocorrido no município de Alta Floresta, no dia 1º/05/2021, quando, por volta das 23:00 horas, três indivíduos, cada um com uma arma em punho, chegaram no Auto Posto Mais, anunciaram o assalto e renderam os dois funcionários, os quais inicialmente foram mantidos na loja de conveniência, onde funciona também o caixa.

Os criminosos exigiram que fosse aberto o escritório e o cofre, entretanto os funcionários não tinham as chaves, sendo que a porta do escritório então foi arrombada, mas o cofre não chegou a ser aberto.

Enquanto os criminosos praticavam o assalto, chegaram no local quatro clientes, os quais foram dominados sob a ameaça de arma e feitos reféns. De um dos clientes, foi subtraído o telefone celular e a importância de R$ 4.000,00. Foram subtraídos ainda cerca de R$ 1.500,00 em dinheiro que estava no caixa, bebidas, cigarros, pacote com dinheiro para troco, que estava no escritório, bem como pertences pessoais dos demais clientes e dos funcionários.

Posteriormente, foi esclarecido que os infratores chegaram em um veículo Fiat uno, cor branca, sendo que desembarcaram nas proximidades e chegaram no posto à pé. Após o crime, os três indivíduos foram até o veículo, onde dois comparsas os aguardavam, e se evadiram.

A operação recebeu o nome de “Operação Coquetel”, porque após a prática do crime, os criminosos, ao invés de retornarem para Rolim de Moura, onde moram, foram tranquilamente até um bar em Alta Floresta, comemorar o feito criminoso, o que revelou o tamanho da ousadia e frieza dos criminosos.

O esclarecimento da autoria contou com o fundamental apoio da Polícia Militar, que ao terem acesso às imagens, reconheceu os infratores, que eram conhecidos no mundo do crime, por suspeita de praticarem roubos em Rolim de Moura e Região. O Delegado Eduardo Calixto ressalta a importância do trabalho em união entre a Policiai Civil e Policiai Militar, sendo que quando agem em união, quem ganha é a sociedade.

As diligências foram cumpridas em Rolim de Moura, onde contou com o apoio do Delegado Regional Mario Henrique e do Diretor do Departamento de Polícia do Interior – DPI, Delegado Thiago Flores.

“POLÍCIA CIVIL, NA DEFESA DOS INTERESSES DO CIDADÃO E DA SOCIEDADE”

Fonte: Policia Civil para o Floresta Notícias

Continue lendo

Policial

Governo sanciona lei que valoriza salario do profissional da SP a partir de 2022

Publicado

em

Reajuste garantido pelo Governo de Rondônia segua o Plano de Valorização dos Servidores da Segurança Pública

O Governo de Rondônia sancionou nessa quinta-feira (29) a Lei n° 5.074, de 29 de julho de 2021, que assegura o reajuste salarial aos integrantes da Polícia Militar de Rondônia (PM) e Corpo de Bombeiros Militar (CBM). O reajuste será efetivado partir de 2022 de maneira escalonada, sendo 8% (oito por cento) em janeiro; e, acrescentados em fevereiro 11,50% e em março 4%. A lei soma ao compromisso do Executivo Estadual para a Segurança Pública quanto ao investimento de novas estruturas, equipamentos modernos para o serviço ostensivo rotineiro e valorização profissional.

Conforme a lei de autoria do Poder Executivo, o militar do Estado da ativa também fará jus ao auxílio fardamento mensal, correspondente a 2,50% (dois e meio por cento) do valor do soldo do coronel PM/BM de último Posto, para custear as despesas com aquisição de seu fardamento básico.

Seguindo ao Plano de Valorização dos Servidores da Segurança Pública de Rondônia, que atua com presteza e dedicação para o bem estar da população rondoniense, o Governo de Rondônia estabelece ainda pela Lei nº 5.075, de 29 de julho de 2021, o reajuste nos vencimentos dos profissionais da Polícia Judiciária Civil e Polícia Técnico-Cientifica do Estado Rondônia (Politec), atendendo o compromisso assumido com a categoria, que foi possível devido a uma gestão eficiente, comprometida e, que não mede esforços em prol dos servidores públicos.

ACESSO HIERÁRQUICO

O Governo de Rondônia também destaca a alteração do provimento de acesso hierárquico dos militares do Estado, ocupantes da graduação de soldado para a graduação de cabo, que permitirá condições razoáveis de acesso à graduação e a relevante regulamentação, no âmbito do Estado de Rondônia.

Conforme a Lei nº 5.076, de 29 de julho de 2021, de autoria do Poder Executivo, o acesso na escala hierárquica do cabo PM/BM será gradual e sucessivo, por promoção, de acordo com o disposto nesta Lei e Regulamento de Promoção de Praças. Desta forma, os cabos PM/BM enquadrados nas condições estabelecidas na lei, após cursarem com aproveitamento o Curso de Formação de Sargento PM/BM, serão promovidos a graduação de sargentos (PM/BM), sendo que serão promovidos ao posto a partir da data da conclusão dos cursos, à graduação de terceiro sargento PM/BM, para preenchimento das vagas abertas, obedecendo à ordem de classificação intelectual obtida nos referidos cursos.

Novas viaturas garantiram melhor prestação do serviço policial à comunidade

A lei do Executivo Estadual foi apreciada e aprovada pela Assembleia Legislativa de Rondônia (ALE). Os deputados estaduais apresentaram uma emenda aditiva, dispondo que: o interstício exigido para as promoções a 2º sargento, 1º sargento e subtenente poderá, nos casos de renovação dos quadros, ser reduzido por Decreto do Chefe do Poder Executivo, até um terço do respectivo tempo.

As promoções de soldado PM/BM à graduação de cabo PM/BM serão realizadas exclusivamente pelo critério de antiguidade, respeitando-se os existentes nos Quadros de Praças das Corporações Militares, condicionadas à satisfação dos seguintes requisitos pelo respectivo militar, cumulativamente:

  • I – ter cumprido, no mínimo, cinco anos de efetivo serviço na respectiva Corporação, não sendo computado para este fim qualquer tempo de serviço averbado;
  • II – estar classificado, no mínimo, no comportamento bom; e III – não estar cumprindo pena privativa de liberdade.

Mesmo com a lei sancionada, o aumento de salário dos servidores da Segurança Pública, somente poderá entrar em vigor em janeiro de 2022, uma vez que, no momento todo o país mobiliza-se, por intermédio da Lei Complementar Federal 173 de 27 de maio de 2020, em uma causa humanitária, onde a prioridade é assegurar o combate à pandemia do coronavírus.

SEGURANÇA PÚBLICA MAIS FORTE

A valorização profissional comprova o compromisso do Governo do Estado quanto ao investimento em novas estruturas que vão ao encontro de melhores condições de trabalho para a Segurança Pública. A sanção da lei que garante o reajuste dos policiais militares, civis e bombeiros, vão ao encontro de outras medidas em prol das categorias já adotadas pela atual gestão em cumprimento ao Planejamento Estratégico do Executivo Estadual.

Desde o início da gestão do governador Marcos Rocha, foram vários os avanços para a área com a aquisição de armamento, munição e equipamentos balísticos; bem como novas viaturas com forte aparato tecnológico entregues para a Polícia Militar, Polícia Civil, e Politec; além de Unidades de Resgate e outros equipamentos para o Corpo de Bombeiros.

Na Polícia Militar, por exemplo, além do reforço de novos equipamentos, o Governo do  Estado investiu em aperfeiçoamento com cursos de formações internos que possibilitam aos policiais militares galgarem novas patentes dentro da Corporação.

Para se ter uma ideia, somente em 2020, o Governo de Rondônia investiu em Curso de Formação de Sargento; Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos (CAS); Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais (CAO).


Fonte
Texto: Paulo Ricardo Leal
Fotos: Daiane Mendonça, Ésio Mendes e Giliane Perin
Secom – Governo de Rondônia

Continue lendo

Policial

Alta Floresta : Adolescente de 16 anos é atingido por tiro acidental pelo irmão

Publicado

em

Imagem: Ilustrada

Um adolescente de 16 anos de idade foi atingido por um tiro de espingarda disparado acidentalmente pelo irmão mais velho, na LH 152 zona rural de Alta Floresta D´Oeste-RO. O caso aconteceu no último sábado (24).

Conforme o boletim de ocorrência, a mãe do adolescente contou à polícia que ele e seu irmão, saíram para caçar e que em dado momento a arma que estava em posse do mais velho, disparou acertando o adolescente na região das costas.

Do Hospital Municipal de Alta Floresta, o adolescente foi levado para o Hospital de Cacoal.

De acordo com funcionários do HPS Público, o pulmão direito do adolescente foi perfurado e o projétil encontrava-se alojado, a vítima deve passar por cirurgia.

Fonte: www.190online.com

Continue lendo
--Publicidade--

Ultimas Notícias

--Publicidade--

Publicidades

Agronegócio

Policial

Internacional

Tendências

%d blogueiros gostam disto: