Conecte-se conosco


Mundo

Venda de carros elétricos dispara na Europa e derruba emissões de poluentes

Publicado

em


Dos 11,6 milhões de novos carros registrados na Europa no ano passado, 11% eram veículos totalmente elétricos ou híbridos elétricos

Um em cada nove carros novos vendidos na Europa é agora elétrico ou híbrido, segundo um relatório divulgado nesta terça-feira (29) pela Agência Europeia do Meio Ambiente (AEE). A tendência levou a uma queda de 12% nas emissões de CO2, atribuída aos novos registros de veículos.

A queda é a maior registrada desde que a União Europeia (UE) introduziu os padrões de emissão de poluentes para carros em 2010, uma época em que as emissões já estavam em alta durante três anos consecutivos.

A poluição atmosférica gerada por carros novos registrados na Europa foi em média de 107,8 gramas de CO2 por quilômetro em 2020, uma queda de 14,5 gramas em relação a 2019.

Dos 11,6 milhões de novos carros registrados na UE, na Islândia, Noruega e Grã-Bretanha no ano passado, 11% eram veículos totalmente elétricos ou híbridos elétricos, em comparação com uma taxa de 3,5% em 2019, de acordo com dados provisórios da AEE.

Medidas de restrições de emissões de CO2 mais rígidas para os carros entraram em vigor no ano passado, o que levou as montadoras a aumentarem seu investimento em veículos menos poluentes, ou na compra de créditos verdes de outras montadoras – correndo o risco de ter que pagar multas.

Países como França e Alemanha também ofereceram bônus para a compra de novos veículos elétricos em um mercado de carros em declínio geral na Europa, em um cenário de crise sanitária.

Um milhão de carros elétricos vendidos

Impulsionadas pela moda dos SUVs (veículos utilitários esportivos), que consomem mais combustível, a poluição aumentou sucessivamente em 2017, 2018 e 2019, interrompendo anos de declínio constante e colocando em dúvida as metas europeias de redução de emissões de CO2.

O patamar de 2020 passa a ser o melhor desempenho alcançado até agora: o recorde de 2016, que foi de 118,1 gramas por quilômetro, foi ultrapassado.

Mas isso ainda está aquém das metas estabelecidas pela União Europeia – de 95 gramas para o ano de 2020. A próxima etapa é chegar a 81 gramas em 2025, e cerca de 60 gramas em 2030, segundo a AEE.

No dia 14 de julho, a Comissão Europeia deve apresentar novas medidas destinadas a cumprir os objetivos climáticos mais ambiciosos do bloco, com uma nova revisão das normas de emissão, em particular para os automóveis a gasolina.

Para efeito de comparação, um carro novo na UE emitiu em média 172 gramas por quilômetro em 2000 e 140 gramas em 2010, de acordo com a AEE. A participação de veículos elétricos triplicou em um ano, saltando de 3,5% para 11% em 2019, de acordo com o órgão. A marca de 1 milhão de carros vendidos em um ano foi ultrapassada pela primeira vez.

Dos 30 países, a campeã mundial de carros elétricos, a Noruega, é a mais virtuosa (38,2 gramas por km), enquanto a Bulgária é a última (133g). A França está em 7º lugar, a Bélgica em 12º, a Itália em 13º, o Reino Unido em 14º, a Espanha em 16º. Maior mercado de automóveis da Europa, a Alemanha é o 18º com 113,6 gramas em média por km.

Fonte: (RFI)


Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ultimas Notícias

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

+ Acessadas da Semana