fbpx
Conecte-se conosco

Internacional

Venda de carros elétricos dispara na Europa e derruba emissões de poluentes

Publicado

em

Dos 11,6 milhões de novos carros registrados na Europa no ano passado, 11% eram veículos totalmente elétricos ou híbridos elétricos

Um em cada nove carros novos vendidos na Europa é agora elétrico ou híbrido, segundo um relatório divulgado nesta terça-feira (29) pela Agência Europeia do Meio Ambiente (AEE). A tendência levou a uma queda de 12% nas emissões de CO2, atribuída aos novos registros de veículos.

A queda é a maior registrada desde que a União Europeia (UE) introduziu os padrões de emissão de poluentes para carros em 2010, uma época em que as emissões já estavam em alta durante três anos consecutivos.

A poluição atmosférica gerada por carros novos registrados na Europa foi em média de 107,8 gramas de CO2 por quilômetro em 2020, uma queda de 14,5 gramas em relação a 2019.

Dos 11,6 milhões de novos carros registrados na UE, na Islândia, Noruega e Grã-Bretanha no ano passado, 11% eram veículos totalmente elétricos ou híbridos elétricos, em comparação com uma taxa de 3,5% em 2019, de acordo com dados provisórios da AEE.

Medidas de restrições de emissões de CO2 mais rígidas para os carros entraram em vigor no ano passado, o que levou as montadoras a aumentarem seu investimento em veículos menos poluentes, ou na compra de créditos verdes de outras montadoras – correndo o risco de ter que pagar multas.

Países como França e Alemanha também ofereceram bônus para a compra de novos veículos elétricos em um mercado de carros em declínio geral na Europa, em um cenário de crise sanitária.

Um milhão de carros elétricos vendidos

Impulsionadas pela moda dos SUVs (veículos utilitários esportivos), que consomem mais combustível, a poluição aumentou sucessivamente em 2017, 2018 e 2019, interrompendo anos de declínio constante e colocando em dúvida as metas europeias de redução de emissões de CO2.

O patamar de 2020 passa a ser o melhor desempenho alcançado até agora: o recorde de 2016, que foi de 118,1 gramas por quilômetro, foi ultrapassado.

Mas isso ainda está aquém das metas estabelecidas pela União Europeia – de 95 gramas para o ano de 2020. A próxima etapa é chegar a 81 gramas em 2025, e cerca de 60 gramas em 2030, segundo a AEE.

No dia 14 de julho, a Comissão Europeia deve apresentar novas medidas destinadas a cumprir os objetivos climáticos mais ambiciosos do bloco, com uma nova revisão das normas de emissão, em particular para os automóveis a gasolina.

Para efeito de comparação, um carro novo na UE emitiu em média 172 gramas por quilômetro em 2000 e 140 gramas em 2010, de acordo com a AEE. A participação de veículos elétricos triplicou em um ano, saltando de 3,5% para 11% em 2019, de acordo com o órgão. A marca de 1 milhão de carros vendidos em um ano foi ultrapassada pela primeira vez.

Dos 30 países, a campeã mundial de carros elétricos, a Noruega, é a mais virtuosa (38,2 gramas por km), enquanto a Bulgária é a última (133g). A França está em 7º lugar, a Bélgica em 12º, a Itália em 13º, o Reino Unido em 14º, a Espanha em 16º. Maior mercado de automóveis da Europa, a Alemanha é o 18º com 113,6 gramas em média por km.

Fonte: (RFI)

Clique para comentar

Deixe seu comentário

Internacional

Robô encontra navio romano naufragado há 2.200 anos cheio de vinho

Publicado

em

Na costa de Palermo, na Itália, foi descoberto um antigo navio romano do século 2 a.C., com uma grande carga de jarras de vinho. (Crédito: Reprodução/Divulgação)

Na costa de Palermo, na Itália, foi descoberto um antigo navio romano do século 2 a.C., com uma grande carga de jarras de vinho. A descoberta foi feita por um robô submarino.

Para os responsáveis pela expedição, esta descoberta arqueológica acrescenta dados ao patrimônio preservado no fundo marinho. As primeiras imagens foram captadas por uma ROV (Veículo Operado Remoto em inglês), um robô comandado a partir do navio oceanográfico Calypso South, ao serviço da Agência Regional para a Proteção do Ambiente da Sicília, ARPA.

+ Designer cria olho robótico que permite que você ande digitando no celular sem cair

Um ROV é um veículo subaquático, controlado remotamente, que permite a observação remota do fundo do mar e estruturas submarinas. Segundo os arqueólogos, o conjunto de âncoras reveladas pelo Rov aponta para que sejam do formato conhecido por Dressel 1. Este tipo de contentores cerâmicos está documentado em outros naufrágios e é associado ao transporte de vinho.

Alberto Samonà, conselheiro para o Patrimônio Cultural e Identidade da Sicília, diz que “a identificação do navio romano no fundo do mar de Isola delle Femmine é talvez um dos achados mais importantes dos últimos meses” . No Tweet compartilhado é possível ver um vídeo da descoberta.

O somatório das descobertas permite fazer uma reconstituição da atividade comercial de Roma no Mediterrâneo e dos circuitos do vinho, azeitonas e preparados de peixe entre o norte da África, Península Ibérica, França e Médio Oriente.

Fonte: istoé

Continue lendo

Internacional

Casos de coronavírus nos EUA sobem e alimentam temores de novo pico

Publicado

em

© Reuters/MARIO ANZUONI Mulheres andam de máscaras em Los Angeles

NOVA YORK (Reuters) – Um aumento rápido no número de casos de coronavírus nos Estados Unidos e no exterior está alavancando os temores de uma ressurgência da pandemia e abalando o mercado financeiro, conforme a variante Delta, altamente contagiosa, toma conta do cenário e a vacinação patina em diversos Estados.

Por conta de surtos em partes dos EUA com baixas taxas de vacinação, o número de novos casos, hospitalizações e mortes por conta da Covid-19 tem aumentado nos últimos dias. 

As vacinas funcionam contra a variante Delta, mas os testes laboratoriais mostram que elas são menos eficientes do que eram contra a forma original do coronavírus.

Estudos também mostraram que duas doses da vacina da Pfizer/BioNTech e da AstraZeneca são muito mais eficientes do que uma contra a infecção pelo vírus, evidenciando a importância da imunização completa.

Preocupações de que novas altas possam desestabilizar a recuperação econômica derrubaram o índice Dow Jones em mais de 2% nesta segunda-feira.

Em um discurso sobre a economia norte-americana, o presidente Joe Biden afirmou que a retomada depende do controle da pandemia. Biden afirmou que quatro Estados com baixas taxas de vacinação representaram 40% do total de casos na semana passada. 

“Então, por favor se vacinem”, disse Biden. “Tomem a vacina agora.”

A média de novos casos da Covid-19 por dia triplicou nos últimos 30 dias nos Estados Unidos, de acordo com uma análise de dados da Reuters. No período de um mês desde 18 de junho até domingo, a marca subiu de 12.004 para 32.136.

Fonte: Reouter

Continue lendo

Coronavirus

Cientistas desenvolvem pan vacina eficaz contra todas as variantes do coronavírus

Publicado

em

Por

Pesquisadores da Universidade de Duke, nos Estados Unidos, estão desenvolvendo uma vacina que promete proteger contra todos os tipos de variantes do coronavírus (uma pan vacina).

Ela já foi testada em camundongos e macacos, se mostrando eficaz contra a síndrome respiratória aguda grave (Sars) e a síndrome respiratória do Oriente Médio (Mers), responsáveis por outras epidemias ao longo dos últimos anos, além de para as variantes do Reino Unido, África do Sul e Brasil. As informações são do jornal The Independent.

A vacina bloqueou a infecção de Covid-19 em 100% em todos os cinco macacos inoculados

O imunizante usa uma nanopartícula que exibe várias cópias de um local de domínio de ligação ao receptor (RBD) que está presente na proteína de pico de Sars-CoV-2, suas variantes e outros coronavírus animais relacionados a morcegos. O RBD é uma parte fundamental do vírus que permite que ele se encaixe e acesse células humanas e de primatas.

Publicada na revista Nature, a pesquisa foi liderada pelo professor Barton Haynes. “Começamos este trabalho com o entendimento de que, como todos os vírus, as mutações ocorreriam no vírus Sars-CoV-2″, disse Haynes à mídia estrangeira. “Essa abordagem não apenas forneceu proteção contra Sars-CoV-2, mas os anticorpos induzidos pela vacina também neutralizaram variantes preocupantes”, completa.

(O Tempo)

Continue lendo
--Publicidade--

Ultimas Notícias

--Publicidade--

Publicidades

Agronegócio

Policial

Internacional

Tendências

%d blogueiros gostam disto: