Conecte-se conosco




Meio Ambiente

Dia Internacional da Biodiversidade, atenção para espécies da Flora Amazônica

Publicado

em


Cinco das espécies ameaçadas são nativas da Flona Nacional do Jamari, localizada no interior de Rondônia, e fazem parte de projetos de reflorestamento

Diversidade biológica é o termo que descreve a variedade de elementos e formas de vida existentes no planeta. De plantas e animais até os microrganismos, todos fazem parte deste ecossistema que funciona de forma interdependente e fornece os recursos para a sobrevivência  na Terra.

Para difundir a importância da conservação da Biodiversidade em todos os ecossistemas, em 1992, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o dia 22 de maio como o Dia Internacional da Biodiversidade, data de aprovação do texto final da Convenção da Diversidade Biológica.

Neste cenário, o Brasil tem papel fundamental. Apenas no território que compõe a Floresta Amazônica estão cerca de 20% das espécies de plantas conhecidas em todo o mundo.

Ações em Rondônia

Na promoção de iniciativas que aliem a conservação da biodiversidade à modelos de uso sustentável dos recursos naturais, uma das atividades do Centro de Estudos Rioterra tem um papel estratégico: é a marcação e georreferenciamento de árvores matrizes porta sementes destinadas a produção de mudas para o reflorestamento.

O trabalho é realizado na Floresta Nacional do Jamari, localizada nos municípios de Itapuã D’ Oeste e Cujubim, em parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade  (ICMBio), gestor da Flona.

Ao todo, 101 espécies fazem parte do Banco de Sementes da Flona do Jamari e cinco estão ameaçadas de extinção, de acordo com o Livro Vermelho da Flona no Brasil, organizado pelos pesquisadores Gustavo Martinelli e Miguel Avila Moraes.

São elas: Mogno, Itaúba, Castanha, Cedro Fissilis e Cedro Odorata. Espécies florestais, ou seja, nativas de áreas de floresta, que possuem elevado valor comercial e significativa importância ecológica.

Desde 2010, a Rioterra já plantou em áreas desmatadas no entorno da Flona mais de 5,8 milhões de mudas produzidas nos Viveiros da organização provenientes de sementes coletadas de árvores matrizes. Mais de 20 mil são das espécies hoje ameaçadas de extinção.

Poluição, desmatamento e uso inadequado dos recursos naturais são exemplos de graves ameaças à biodiversidade do planeta e a exploração excessiva de algumas espécies pode causar a extinção das mesmas.

“É preciso abandonar o paradigma de que preservar o Meio Ambiente atrapalha o desenvolvimento  e entender que a gestão sustentável no uso dos recursos naturais pode ser um importante aliado para o desenvolvimento econômico e social, principalmente aqui na Amazônia”, alerta Alexis Bastos, coordenador de projetos do Centro de Estudos Rioterra.

Nos municípios do entorno da Flona há milhares de agricultores familiares que já foram beneficiados com mudas produzidas a partir de sementes dessas árvores através de projetos como o Plantar Rondônia, realizado por nós em cooperação com a Ação Ecológica Guaporé – Ecoporé e a Federação dos Trabalhadores Rurais de Rondônia, em parceria com a Secretaria Estadual do Desenvolvimento Ambiental (Sedam) e apoio financeiro do BNDES através do Fundo Amazônia.

Fonte: Malu Calixto

Assessoria de Comunicação

Centro de Estudos Rioterra


DRT: 1908 /RO

Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ultimas Notícias

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

+ Acessadas da Semana