Conecte-se conosco


Agronegócio

Área de plantio da soja cresce 13,8% em Rondônia e chega a quase 400 mil hectares

Publicado

em


Área plantada no estado saiu de 348,4 mil para 396,5 mil hectares. — Foto: Divulgação/Agropecuária

A área de plantio da soja subiu 13,8% em Rondônia, de acordo com o 8º levantamento da safra 2020/2021 da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), divulgado nesta quarta-feira (12).

Segundo a Conab, a área plantada no estado saiu de 348,4 mil para 396,5 mil hectares. “Essa variação foi justificada pelo aumento dos cultivos da segunda safra de soja”, reitera a companhia.

Os números correspondem ao aumento da safra 2020/2021 em comparação com a 2019/2020

A Conab também aponta no boletim que o clima atípico desde o início do ano agrícola foi responsável por diminuir a janela para a segunda safra do milho.

“Como o preço da saca de soja estava, na ocasião, superior ao do milho, o ciclo da soja sendo mais curto ao utilizar cultivares/variedades precoces, o produtor optou por aumentar a área cultivada de soja segunda safra”, diz o 8° levantamento.

De acordo com apontamento da Conab, a semeadura da segunda safra da soja foi iniciada no mês de janeiro, quando os primeiros talhões da soja de primeira safra foram colhidos, estendendo-se até a primeira quinzena de março. A concentração da semeadura ocorreu no mês de fevereiro.

O boletim nacional indica que a primeira safra da soja em Rondônia foi totalmente colhida e 50% da segunda safra já está na fase de floração, tendo metade dela já com preenchimento dos grãos.

MILHO

O 8º levantamento de safra da Conab também indica crescimento de área cultivado para o milho, de 7,5%. A área plantada subiu de 186 mil hectares para 200 mil.

Atualmente, a lavoura está 100% plantada. “O nível tecnológico é alto, porque a maioria dos produtores plantam a soja e em seguida o milho”, afirma o boletim.

O clima foi favorável para o milho neste ano, pois as chuvas no fim de janeiro e em fevereiro cobriram toda a região produtiva.

Fonte: G1/RO


DRT: 1908 /RO

Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ultimas Notícias

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

+ Acessadas da Semana