fbpx
Conecte-se conosco

Esportes

Dia Internacional do Ciclista: RO ressalta Código de Trânsito

Publicado

em

As alterações no CTB em 2021 ficaram mais rígidas; ciclistas devem ficar atentos

Nesta quinta-feira (15), comemora-se o Dia Internacional do Ciclista e o Governo de Rondônia, por meio do Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran) aproveita o ensejo para destacar as alterações do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) que tratam do ciclismo, ressaltando as penalidades mais pesadas para os condutores que colocam a vida do ciclistas em risco.

O condutor que parar o veículo em ciclovia ou ciclofaixa será autuado por infração grave, sujeito a multa de R$ 195,23 e 5 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Comparado ao veículo automotor, o ciclista é a parte mais frágil na via, assim como o pedestre . “A ideia é que haja uma sensibilidade dos atores que compõem o uso da via, evitando acidentes e mortes no trânsito”, destacou o diretor geral do Detran Rondônia, coronel Neil Aldrin Faria Gonzaga.

O diretor geral explica também que “as alterações no CTB em 2021 ficaram mais rígidas. Quem deixar de reduzir a velocidade do veículo de forma compatível com a segurança do trânsito e ultrapassar o ciclista estará cometendo infração gravíssima, sujeito a multa no valor de R$ 293,47”.

NORMAS

Samara Mayra, praticante do ciclismo esportivo há um ano.

Os ciclistas também têm normas importantes a serem seguidas no trânsito. No artigo 58 do CTB, afirma que as bicicletas devem seguir sempre no mesmo sentido da via, nunca pela contramão. O ciclista também precisa realizar uma série de procedimentos para transitar com segurança na área urbana e nas rodovias.

Equipamentos obrigatórios devem ser instalados na bicicleta como campainha, sinalização noturna dianteira, traseira e lateral, além de espelho retrovisor do lado esquerdo. Existem outros itens de proteção que não são obrigatórios, mas que são muito importantes para proteção do ciclista: o uso de luvas e capacete.

O ciclista deve sinalizar com as mãos antes de realizar alguma mudança de sentido ou de via, fazendo com que os demais motoristas percebam seu deslocamento e evitem colisões, principalmente em cruzamentos. Os ciclistas devem respeitar a legislação de trânsito, com atenção especial aos semáforos e a faixa que deve ser atravessada empurrando a bicicleta.

No Brasil, existem duas datas que celebram o Dia do Ciclista. A outra é o dia 19 de agosto que passou a fazer parte do calendário oficial desde 2017, para homenagear o biólogo e ciclista brasiliense Pedro Davison, que foi vítima da violência no trânsito em 2006, no Distrito Federal.


Fonte
Texto: Eleni Caetano
Fotos: Samara Mayra
Secom – Governo de Rondônia

Clique para comentar

Deixe seu comentário

Esportes

Lei 4.985 torna a prática esportiva essencial em Rondônia

Publicado

em

Por

Atividades físicas devem seguir todas as recomendações sanitárias

Com a publicação da Lei nº 4985, de 3 de maio de 2021, o Governo do Estado de Rondônia estabelece a prática esportiva como atividade essencial para a população. A Lei foi de autoria do Poder Legislativo e sancionada pelo governador Marcos Rocha.

As atividades esportivas deverão ser praticadas em estabelecimentos prestadores de serviços destinados a essa finalidade, bem como em espaços públicos.

A Lei ainda cita que as atividades físicas, sejam em estabelecimentos ou espaços públicos, devem seguir às recomendações sanitárias, para que sejam evitadas possíveis penalidades.

No último dia 23 de abril, o Poder Executivo publicou o Decreto nº 26.038, que permitiu a realização de atividades desportivas, profissionais, independente da Fase do Plano Todos por Rondônia, em que o município esteja enquadrado. A medida foi autorizada desde que sejam obedecidos os protocolos sanitários das suas respectivas confederações, alinhados com as medidas adotadas pela Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa).


Fonte
Texto: Richard Neves
Fotos: Daiane Mendonça e Paulo Sérgio
Secom – Governo de Rondônia

Continue lendo

Esportes

Governo autoriza prática atividades desportivas profissionais sem a presença de torcida

Publicado

em

Por

Ficam permitidas as atividades desportivas profissionais, independente da fase enquadrada, desde que obedecidos os protocolos sanitários

Na tarde desta sexta-feira (23), o Governo de Rondônia, por meio da Casa Civil, publicou o Decreto nº 26.038 que altera, acrescenta e revoga dispositivos do Decreto n° 25.859, de 6 de março de 2021. 

Na nova redação, ficam permitidas as atividades desportivas profissionais, independente da fase enquadrada, desde que obedecidos os protocolos sanitários da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), sendo expressamente vedado a presença do público.

Governo enfatiza a importância dos protocolos sanitários da CBF

Em reunião realizada na Casa Civil, a diretora-executiva, Gisele Santos, destacou que desde o primeiro encontro com a Comissão Federativa de Esportes Rondoniense, o governador Marcos Rocha vinha se sensibilizando com a classe e buscando formas efetivas de realizar a liberação das atividades, levando sempre em conta a situação atual da pandemia no Estado.

 “Depois de muito trabalho e avaliação técnica do Comitê Estadual de Enfrentamento ao coronavírus, o governador , coronel Marcos Rocha, ordenou a alteração do decreto, viabilizando assim as atividades desportivas de confronto a nível profissional. Isso é uma resposta às solicitações que a classe e a sociedade vem fazendo desde o início da pandemia. Hoje, com os números decrescentes e com a Federação seguindo todos os protocolos, conseguiremos dar andamento nas atividades de forma gradual”, destacou a diretora. 

Ellen Reis, diretora-executiva Legislativa (Ditel) também da Casa Civil, explicou que no primeiro momento serão liberadas as atividades desportivas profissionais e que o Governo de Rondônia está trabalhando para expandir a liberação para atividades amadoras. 

Como Ellen, o titular da pasta da Superintendência da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel), Jobson Bandeira, explicou que esse primeiro momento, mesmo com a liberação, exige todo um preparo e uma movimentação com os protocolos sanitários para que futuros jogos ocorram dentro das exigências. “Nesta alteração, conseguimos atender a categoria profissional, a qual temos maior controle sobre a fiscalização dos protocolos que precisam ser feitos antes das partidas, evitando a proliferação do vírus. Mesmo com a dificuldade de atender a classe amadora, continuaremos nos movimentando para que as atividades sejam liberadas totalmente. Esperamos a compreensão de todos. Mais uma vez não posso deixar de agradecer ao governador Marcos Rocha pelo empenho em atender nosso pedido”, esclareceu o superintendente. 

Quem também exaltou o trabalho do Governo do Estado foi o presidente do Sport Club Genus de Porto Velho, Francisco Evaldo que, junto com o Presidente da Federação de Futebol do Estado de Rondônia, Almir Belarmino, enfatizaram a importância da liberação das atividades profissionais que empregam direta e indiretamente cerca de 700 pessoas. Para Almir, este já é um grande passo para os profissionais e familiares dos mesmos que dependem totalmente do esporte para sobreviverem. 

Gisele Santos, concluiu a reunião reforçando a importância do cumprimento de todos os protocolos sanitários para evitar a proliferação do vírus e que as atividades sigam liberadas em todos o Estado.  

Também participaram da reunião representantes da Comissão Federativa de Esportes e membros do Comitê Estadual de Enfrentamento ao coronavírus do Governo.


Fonte
Texto: Cleiciano Galdino
Fotos: Arthur Amaral e Daiane Mendonça
Secom – Governo de Rondônia

Continue lendo

Esportes

Reportagem: Ciclistas de Alta Floresta pedal até Costa Marques confira…

Publicado

em

Por

Continue lendo
--Publicidade--

Ultimas Notícias

--Publicidade--

Publicidades

Agronegócio

Policial

Internacional

Tendências

Copyright © 2020 Portal de Notícias Floresta Notícias. Todos Direitos Reservados.

%d blogueiros gostam disto: