Conecte-se conosco




Agronegócio

Aprenda a cultivar uma horta dentro do apartamento

Publicado

em


Temperos e plantas aromáticas são oriundas de clima temperado e podem funcionar bem em apartamentos.

sobretudo

Transpor a estrutura de uma horta para dentro do apartamento, com área e luminosidade reduzidas, é viável, mas requer atenção redobrada. A seguir, Juliano Borin, curador botânico do Instituto Inhotim, dá orientações sobre como ter sucesso ao investir na horta própria.

O que
Temperos e plantas aromáticas são oriundas de clima temperado e podem funcionar bem em apartamentos. São exemplos: manjericão, tomilho, alecrim, lavanda, cebolinha, hortelã e menta.  Também conseguem se desenvolver nessas condições algumas espécies de Pancs (plantas alimentícias não convencionais), caso de ora-pro-nóbis, bertalha, beldroega e capuchinha.

Onde
O ideal é que a horta fique em um local que receba luminosidade direta por pelo menos algumas horas do dia. A melhor luz solar é a matinal, porque a intensidade não é muito forte. Mas o importante é experimentar e ir testando os níveis de luminosidade e qualidade da luz, sempre observando a resposta da planta. Também é melhor evitar locais onde há muito vento, porque isso pode causar desidratação.

Se o apartamento tem pouco espaço, uma boa opção é aproveitar o mesmo vaso para mais de uma espécie. É interessante misturar, por exemplo, hortaliças e ervas aromáticas, que ajudam a repelir insetos. Mas há também plantas que não podem ser cultivadas junto a outras, caso da salsinha, que é a integrante mais antissocial de uma horta.


DRT: 1908 /RO

Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ultimas Notícias

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

+ Acessadas da Semana