Conecte-se conosco


Agronegócio

Pecuarista que fundou distrito de Izidolândia andava até 100 km a pé para fazer compras

Publicado

em


A história do pecuarista Luiz Conti, proprietário da Fazenda Nativa, localizada em Izidrolândia, distrito de Alta Floresta D’Oeste, foi destaque no Giro pelo Brasil no programa desta terça, dia 16.

O produtor, natural de Pitanga, no estado do Paraná, chegou em Rondônia nos anos 90 e foi um dos fundadores do distrito de Izidrolândia, onde mora até hoje há mais de 30 anos.

Conti recebeu recentemente a visita de Matheus Roz, originador da Friboi em Rolim de Moura, para o acompanhamento do embarque de um lote de novilhas para abate, e lembrou com orgulho dos desafios que superou desde sua chegada à região. Um deles era percorrer a pé uma distância de aproximadamente 100 quilômetros para o município mais próximo de sua propriedade, onde fazia a compra do mês.

“Ele reunia mais cinco ou seis pessoas, sempre andavam em conjunto para o caso de algo acontecer, algum imprevisto. E eles andavam até o município de Alta Floresta D’Oeste, faziam as compras e alugavam um trator para o retorno. Mas mesmo de trator, o trajeto não era fácil. Não só sentar no trator e ir embora, tinha ponte para passar, pinguela que caíatrator que atolava e era o dia inteiro para poder desatolar… Então não foi fácil”, disse Roz no programa desta terça, 16.

O esforço todo valeu a pena. Atualmente Conti tem uma fazenda produtiva de pecuária de corte. As novilhas embarcadas para o abate foram terminadas precocemente, com 0 e 2 dentes de maturidade e acabamento de gordura 2+ e 3 (veja foto em destaque abaixo). “O acabamento a pasto ‘deu muito bom’. […] Ele é merecedor desse toque do berrante”, disse Roz sobre o som que anuncia os bons exemplos de pecuária no Giro do Boi.

O originador revelou ainda que o pecuarista toca hoje a fazenda com a ajuda do filho, é grato por tudo que possui e que acompanharia feliz o quadro que contou brevemente sua história no programa desta terça.

Fonte: Do Canal Rural


DRT: 1908 /RO

Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ultimas Notícias

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

+ Acessadas da Semana